28 de mar. de 2016

EXCLUSIVO! VEM AÍ O SCHIN FEST ROCK 2016

por Victor Matheus - www.roraimarocknroll.blogspot.com

O maior festival de rock de Roraima está de volta, e com novo formato, o Schin Fest Rock. A 10ª edição do tradicional e mais importante festival do rock roraimense, o Fest Rock, acontece dias 23 e 24 de abril, a partir das 17h na Praça Velia Coutinho, com entrada franca.

O Schin Fest Rock foi contemplado pela de Lei Estadual de Incentivo a Cultura, e nesta edição contará com shows de 14 bandas locais, em 2 dias de evento, e a apresentação especial na abertura do festival da Orquestra de Ópera Rock do Instituto Boa Vista de Música.

O mais tradicional e relevante festival de rock de Roraima de todos os tempos, já contabiliza 10 edições oficiais. A primeira edição do Fest Rock aconteceu em 2001, na Praça Ayrton Senna, na quadra de futsal em frente ao COB e naquele ano contou com shows de 20 bandas covers e autorais de Roraima e também  a banda convidada de Manaus, João Pestana. 

Matéria da TV Roraima sobre o Fest Rock 2001

O sucesso do Fest Rock em 2001 inspirou na época, Kildo Albuquerque,  diretor Regional do Sesc Roraima (e Patrono do Rock Roraimense), Siddhartha Brasil (Garden) e Alexandre Horta (LN3), a criar anos depois, em 2004, o Espaço Rock do Sesc Roraima. Com o sucesso do projeto e o crescimento do rock macuxi através do fomento pelo Espaço Rock, em 2005 uma nova edição do Fest Rock foi realizada, concretizando o sonho dos idealizadores do primeiro Fest Rock.

O Fest Rock foi criado para ser uma grande festa de celebração do rock, vindo daí o seu nome "Fest" e o seu gênero "Rock". O encontro anual no Espaço Multicultural do Sesc Centro unia várias tribos e bandas do rock macuxi, que ao longo do ano se apresentavam no Espaço Rock do Sesc Centro, sendo o festival, realizado em julho, em homenagem ao Dia Mundial do Rock, a celebração máxima de todos os amantes do rock. 

O tempo do Rock Roraimense foi desativado 
para dar lugar a um novo prédio do Sesc Roraima

O Roraima Sesc Fest Rock teve em sua história 9 edições, sempre inovando na cena rock local, promovendo o  cover e autoral, a integração com as cenas de outros estados do Brasil e de países como Venezuela e Guyana, e teve em seus palcos grandes nomes do rock nacional, entre eles Marcelo Nova, Tony Platão, Dado Villa Lobos, Dr. Sin, Raimundos, Korzus, e Sepultura, além de bandas do Amazonas como Pink Rock, Hajnesh, Tetris, Dust Road, Madame Saatan (Pará), Filomedusa (Acre), Forgotten Boys (SP), Matanza (RJ), Carro Bomba,  Brutus (Guyana), Haboryn (Venezuela) e dezenas de bandas locais autorais, covers, e bandas tributo.

LN3 no I Roraima Sesc Fest Rock, em 2005

A última edição do Roraima Sesc Fest Rock aconteceu nos dias 13 e 14 de julho em 2013,  na área externa do Sesc Mecejana, e encerrou com o show antológico da maior banda de metal do Brasil, o SEPULTURA. O dia 14 de julho é celebrado pelo Blog Roraimarocknroll e entusiastas do rock macuxi, como o DIA DO ROCK RORAIMENSE, pelo momento histórico que representa pro rock do extremo norte do Brasil. 

Segundo um dos organizadores do Festival, o jornalista e guitarrista Rodrigo Baraúna, "o Fest Rock propõe resgatar o espírito de união e celebração do rock macuxi, o motivo que deu origem há 15 anos deste festival, que representa a história viva do rock roraimense".

Pink Rock de Manaus foi uma das bandas primeiras bandas 
de Manaus a tocar no Fest Rock, participando da segunda edição em 2006

A estrutura do Schin Fest Rock promete ser a maior que o público já viu, na Praça Velia Coutinho, com um palco e telão de LED de última geração, e contará com dois dias shows de 14 bandas veteranas da cena e da nova geração, todas autorais, entre elas:

A Coisa 
Arroto do Sapo 
Ben Charles 
Ditambah 
Estado de Coma 
Garden 
GuyBras 
Iekuana 
Jamrock 
Johnny Manero 
Mr Jungle 
Ponto 40 
Projeto Churras 
Veludo Branco 

Público insano na edição 2013 do Roraima Sesc Fest Rock

O Fest Rock promete ser o maior evento de rock do ano em Roraima, e ao que tudo indica, também pavimentar um novo ciclo para a cena rock autoral macuxi, unindo várias gerações do rock e celebrando a sua história, da melhor maneira possível, com muito som, festa e riffs pesados. A contagem regressiva já começou.


Serviço 
SCHIN FEST ROCK 2016 
14 bandas de Roraima 
23 e 24 de abril de 2016 
Praça Velia Coutinho | 17 horas | Entrada Franca 
Patrocínio Cultural | Cerveja Schin 
Apoio | Shop Som & Blog Roraimarocknroll

Nenhum comentário: