12 de dez. de 2011

A HISTÓRIA DO ROCK EM RORAIMA - ESPAÇO ROCK



Cesar Matuza resolveu abrir seu baú pessoal de memórias relacionado a história do rock roraimense e compartilhar com os leitores do Blog Roraimarocknroll um pouco da história da nossa emergente cena. Através de fatos e fotos, embarcaremos numa viagem saudosa ao passado recente do rock local, para relembrar como surgiu um dos movimentos alternativos mais interessante e peculiar do extremo norte do Brasil.


Por Cesar Matuza

Há algum tempo já estava pensando em fazer essa coluna pra compartilhar algumas coisas com a galera. Como eu acompanho e participo há muito tempo de todos os eventos de rock em Boa Vista (exceto aqueles que somos banidos ou não convidados por algumas regras estranhas criadas convenientemente em cima da hora por alguns) – risos, mesmo assim acompanho seja como público ou tocando, de tudo que vem acontecendo nos últimos 10 anos em BV, tenho muito material de vários eventos da história do Rock em Boa Vista, e vou começar a dedicar um tempo pra fazer essa coluna, quem sabe, semanal.

Fuçando em algumas coisa achei muitas fotos histórica,s outras engraçadas, então para compartilhar isso com a galera, vou começar a escrever semanalmente quem sabe, uma coluna “História do Rock BV – Fatos e fotos!” .. contar algumas historias e ver as fotos dos shows que marcaram e deixaram saudades, para aqueles que estavam lá relembrar e pra quem não esteve, conhecer a história.

Nesta publicação de estréia vamos relembrar o Espaço Rock, evento que deu origem e começou toda a história do Fest Rock do SESC Roraima.

Atualmente todos conhecem o SESC Fest Rock, que este ano esteve em sua 7ª edição. Uma brilhante marca garantida pelo apoio incondicional do Diretor Geral do SESC, o Kildo Albuquerque, lutando contra muitas forças que com certeza já teriam derrubado o festival se não fosse ele segurando as pontas por trás do Fest Rock.

LN3 – "Olho por olho" Esasabanda tinha culhões e arrebentava. 
Será que um dia vai rolar um reunion? 

Pois bem, anos atrás, mais precisamente em 2004, uma turma de bandas e agitadores resolveram sugerir ao Kildo, abrir o espaço multicultural do SESC para convidar as bandas de rock da cidade pra uma grande festa, para comemorar o dia Mundial do Rock. Naquela época, a proposta surgiu da banda Garden, com a LN3, e a idéia foi colocada em prática. Como seria feito no Espaço Multicultural do SESC, o evento então foi batizado de Espaço Rock. 

Foi também o ponto de partida para o SESC colocar a disposição das bandas locais, uma data por mês, reservada a shows de rock, naquele espaço do SESC centro. Sem dúvida, tudo que existe de rock em Boa Vista hoje, deve-se muito ao que foi conquistado naquela época, e ao apoio do SESC. Eram as primeiras portas se abrindo para uma estrutura decente pras bandas se apresentarem, sem precisar ser com caixas amplificadas fudidas, ligadas numa tomada em uma praça ou no aniversário de alguém. Mas isso fica pra uma outra história.

Sancthus – Metal melódico, SESC lotado e a logo do Espaço Rock 

Naquela noite, no SESC, tocaram 11 bandas – Sancthus, Garden, Mr Jungle, Rockolatras, LN3, Lepthospirose, Pandora, Estado de Coma, Filhos da Revolução e Mercedes Band. Dessas, todas bandas covers, exceto a LN3 que já vinha com musicas próprias e arrebentavam, de certo a banda mais Cult de Roraima, sem duvidas.

A 11ª banda era a banda que o Renato tocava bateria, que eu não me lembro o nome (alguém ajude ai nos comentários) Nota do editor: A banda se chama Enigma

O lance foi tão legal, sucesso de publico, shows muito bons, em uma época que a união era o principal ponto entre as bandas, que com o apoio da equipe do SESC, na época liderada pela Rosana, com o Enos, Alex, Karla e outros, e com a tutela do Kildo, no ano seguinte, criou-se o que viria a ser o SESC Fest Rock.

Pra relembrar mais daquela noite em fatos e fotos:

SESC Lotado – onde será que está essa galera toda hoje em dia? 

Você está nessa foto? 

E nesta? 

Enos e Rosana – Os pioneiros na organização dos eventos de Rock no SESC 

Jonelson tudo junto, 
na época tocava na Rockólatras e Mr.Jungle – não mudou nada 

Pandora: Limbert, Pezão, Jander 
(que receberia seu famoso apelido no ano seguinte) e Haroldo 

Mauricinho Tayler (Rockólatras) e um SESC Centro lotado 

Karen dos Teclados: 
Ex MrJungle, Filhos da Revolução, Banda Echoes, Sophia não foi a escola, 
etc, etc... hehehe 

Bons tempos hein? Boas lembranças? Tem muito mais de onde saíram estas preciosidades da história do rock em Boa Vista. Aguardem os próximos episódios.

Sugestões e pedidos, usem os comentários.

Abraços a todos \m/

12 comentários:

Ellen Carmaine disse...

Caraca! Fotos exclusivas!! Q saudade dessa epoca! A gente bem q poderia fazer uma campanha: #voltaRosana&EnosSESCRR

Victor Matheus disse...

Apoiado Ellen!
e digo mais. vamos expandir a campanha:
#voltaRosana&EnosSESCRR
#foracanoacultural

\m/

Anônimo disse...

Parabéns tio! Grande iniciativa contar a história do rock local.

K'

Anônimo disse...

Muito massa a coluna nova do blog, me lembrou tempos que ia no sesc ainda curumim. esse blog eh mesmo o mais legal de rock de roraima. não deixem de atualizar.

Anônimo disse...

Bons tempos eram esses, e que não voltam, principalmente pela forma que a cena se encaminha. A exemplo temos a vergonha de festival neste final de semana, a começar pela sexta vergonhosa e mal divulgada do tal evento, sem público, e uma banda super foda(Dr. Sin) que não teve divulgação alguma. No sábado foi aquela coisa, o dia foi o que mais divulgaram, mas em compensação não tinha aquele público todo, enfim, os eventos de boa vista não são mais os mesmos. Valores de ingressos absurdos. Você pagaria 80,00 reais para ver Forfun? Falta de divulgação. Má escolha das bandas que farão parte da programação. É uma série de coisas que levam a esses transtornos. Falta mesmo é a gerência de alguém maduro para levar a coisa a frente. Hoje a cena rock de Roraima é uma decadência.

Victor Matheus disse...

Muito bacana o comentário do Anônimo ae. só faltou assinar pra dar mais credibilidade. muito bem ponderado. E complementando seu comentario, só vai melhorar a gerencia na hora que tirar o presidente incompetente afetado desse grupo xiita e colocar alguém que realmente pense e execute de verdade a palavra coletividade.

\m/

rimolo pina disse...

quero parabenizar pela iniciativa mas so pra lembrar que o rock em boa vista naum começou nessa epoca mas sim no ano de 1986 com as bandas NAJA, GRANDE CAPITAL, CLASSE MEDIA,ECLIPSE, e mais umas duas q no momento me falha a memoria , mas se vcs quiserem escrever a historia do rock em roraima e so me comunicar que faremos um apanhado de todos esse anos que tem material pra issso !!! grande abraço

Victor Matheus disse...

"...de tudo que vem acontecendo nos últimos 10 anos em BV.."

tá precisando de óculos Rimolo Pina, seu velhinho... hahahah

brincadeiras a parte, todos que conhecem a história do rock roraimense sabe que tudo começou nos anos 80, inclusive muitas bandas nacionais grandes do passado já tocaram aqui nessa época, e vc mr PF Pina (risos) como é da velha-prelazia-guarda (mais risos) do rock sabe e viveu in loco tudo isso... de 2000 pra cá eu mesmo costumo definir como o boom do rock roraimense e onde inclusive me insiro como parte da história.

vamos botar esse teu arquivo pra publicar também.

\m/

Anônimo disse...

"Você pagaria R$80,00 para ver Forfun?" Boa! Tem que tá muito desesperado pra fazer uma besteira dessa.
Nunca fui ver Forfun nem de graça, pagando caro então, passo bem longe. xP
Pra quem gosta, ótimo! Mas seja inteligente e exija um preço justo, porque os cara não tocam a R$80,00 o ingresso lá fora, não!
BV tá indo pro mesmo caminho que Manaus, shows nacionais superfaturados e a galera matando pai e mãe pra conseguir ir ver.

K' (aquela que esqueceu o nome e a senha da sua conta google xD).

Cesar... disse...

Na verdade, eu como autor da coluna, não quis dizer que foi aí que começou o rock em RR.. foi a primeira coluna que publiquei e resolvi contar a história do Espaço Rock que deu origem ao Fest Rock. Não é parte 1 de inicio, o editor errou no titulo.. kkkk.. mas acertou no nome da banda Enigma.. solucionou o enigma do ultimo nome.. (hein! hein! aã! ã!) kkkk..

Não sei pq o pessoal descascou sobre o festival aqui, o post do dito era o outro. kkk..

Abraços a todos e aguardem as próximas edições

Tássio disse...

época boa!!! sesc lotava! galera curtia! LN3!!!!!!

Anônimo disse...

podecré. tempos bons esses. depois qe um tal de coletivo apareceu nunca mais foi o mesmo coisa