15 de dez. de 2017

RETROSPECTIVA RORAIMAROCKNROLL 2017 – MARÇO


Nesta Edição: Michel Sales, Rock Amazonense, Tucumanus, Sid Sheldowt, Luneta Mágica, Guy-Bras, Isah Carvalho, Trupe de Marte, Studio 631, Geração Roots, Arlan Salgado, Official 80, Estado de Coma, Iekuana, Awaken, Edição de Papelão, Veludo Branco, Stallyn Buckley

Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

No mês de aniversário do Blog, a cena continuou a todo vapor. Iniciamos março com a publicação  'O Rock caboclo da banda Tucumanus', assinada por Sid Sheldowt e compartilhado no dia 02 do Blog Rock Amazonense, parceiro de conteúdos do Roraimarocknroll.

Em 03 de março, foi a vez do artigo 'O Conjunto dos sons', assinado pelo jornalista e colaborador de longa data Michel Sales, ser publicado no Blog. O artigo é uma reflexão pessoal do autor sobre a relação da música com a consciência do ser humano. Vale a leitura.

Ainda no dia 03, publicados uma matéria sobre a banda amazonense Luneta Mágica, que lançou um disco de remixes cheio de participações especiais. O grupo amazonenese Luneta Mágica lançou em 2015 o seu segundo álbum, No Meu Peito. O disco colocou a banda de vez no circuito independente nacional e ainda foi destaque em várias listas de melhores, como do site Miojo Indie e do cineasta Luiz Fernando Carvalho, que deu suas dicas no jornal O Globo.

Luneta Mágica, banda do Amazonas foi destaque de março no Blog Roraimarocknroll

Em Roraima, é comum bandas de reggae dividirem o mesmo palco com bandas de rock. As duas cenas se misturam com harmonia, e no Blog também damos voz e vez para o ritmo consagrado na voz e poesia do mestre Bob Marley. Boa Vista é casa de uma das mais importantes, se não a mais importante, banda de reggae de Roraima, a Guy-Bras.

No dia 09 de março, compartilhamos a publicação 'Guy-Bras - Banda comemora 18 anos com show', da Folha de Boa Vista. A matéria foi assinada pela jornalista Isah Carvalho, colaboradora do Blog. A Guy-Bras possui dois discos lançados: “To Zion” e “The Best Of Guy-Bras”. Atualmente a banda está na produção do terceiro álbum, ainda sem data pra ser lançado.

O Blog Roraimarocknroll comemorou 7 anos com um artigo especial

Celebramos 7 anos de história publicando mais um artigo deste blogger, intitulado 'Blog Roraimarocknroll - 7 anos contando a história do rock roraimense'. Com o artigo deixamos os seguinte recado:


"O combustível que move uma ideia, um sonho, as vezes percorre caminhos de espinho, conflitos, altos e baixos, mas não se acaba quando é feito com honestidade e permanece vivo para as futuras gerações. Bandas de rock, eventos, casas noturnas, festivais, produtores culturais, coletivos, e ideias passam, mas a história fica, e o Blog Roraimarocknroll também ficará."
Trupe de Marte, a banda do ano de 2016 do rock roraimense, manteve o trabalho em evidência lançando mais um single.Planejando a produção e lançamento do primeiro disco, a Trupe de Marte lançou o primeiro single de 2017, a canção 'Amor Invisível'. Segundo a banda, o single "É uma canção que deu início a muita coisa boa na trupe. A mensagem ao público tem que ir da mesma forma. E o resto tá vindo aí atrás."

Trupe de Marte lançou mais um single em março de 2017

No dia 23 de março, o canal do Studio631 publicou a 5ª Edição do seu projeto. A edição #05 apresentou a banda roraimense de reggae Geração Roots, tocando duas músicas autorais e ainda o depoimento de seus integrantes falando sobre a história da banda e os projetos para 2017.

O baterista Arlan Salgado, da banda Estado de Coma, foi o entrevistado de março da Sessão 'Papo Reto'. A entrevista intitulada 'Arlan Salgado - Combatendo o fascismo cultural com o metal roraimense', jogou uma verdadeira bomba nuclear na cena. 

Arlan 'Pezão': descendo a letra nos pilantras do rock macuxi

Arlan, vulgo Pezão, não tem papas na língua, e desceu a letra sobre o que muitos músicos e bandas pensam de alguns produtores oportunistas e pilantras da cena rock local ao responder a seguinte pergunta: Recentemente um produtor cultural local comentou em uma rede social que bandas de metal não tocam em seus eventos porque supostamente votariam no polêmico político Jair Messias Bolsonaro. O que você acha dessa atitude fascista e preconceituosa com as bandas de metal local?


"Lamentável! Se tiver uma coisa que meu padrinho me ensinou e sempre me diz até hoje é a seguinte frase: "meu filho você pode discordar, mas você tem por obrigação respeitar". Eu respeito sim e espero que esse cidadão respeite a minha opinião, apenas acho de uma leviandade retratar dessa forma generalizada e preconceituosa, achando que todas as bandas de metal apoiam Bolsonaro. Primeiramente que o verdadeiro metal underground não levanta bandeira partidária ou de classe política nenhuma. O metal underground brasileiro tá pouco se importando para o que acontece no congresso, mas sim preocupado com o povo brasileiro que a cada dia mais vem sofrendo com tantos escândalos e mais escândalos de lava-jatos, operações carne fraca, caixa dois e por ai vai... Essa roubalheira toda sem fim e inescrupulosa na calada da madrugada enquanto o povo "dorme" ou assiste ufc, bbb, novelas, etc, essas porras todas que não dou a mínima para assistir, projetos e mais projetos estão sendo aprovado, para beneficiar quem? A mídia é manipuladora e digo mais, não quer que de forma alguma saibamos do que acontece na "corte das corujas"... Então é isso, o metal brasileiro tem um enorme poder de dar esse choque de realidade em suas letras, de fazer a população brasileira cobrar seus direitos sim, na educação, saúde, cultura, lazer, esporte e o principal de tudo saber o que realmente eles andam fazendo com o dinheiro público. De certo, a cultura brasileira deve estar como uma bandeira no mais alto mastro, independente de partidos políticos, de classe social, de diversidades religiosas, de diferenças sexuais, de opiniões divergentes, entre outros... Só tenho a lamentar e discordar desse comentário generalizado, desnecessário e preconceituoso... Tenho a minha opinião política formada, pessoal e moralizada fora do contexto no que esse cidadão se refere a "bandas de metal", e creio que outros integrantes de outras bandas também tenham. Agora o que eu não consigo entender nesse comentário todo do cidadão é o seguinte: porque que uma das bandas do "metal" roraimense irá tocar nesse evento se ele disse que bandas de metal não tocam em seu evento porque votam no Bolsonaro?"

A entrevista com Arlan "Pezão" foi um verdadeiro manifesto e soco no cu da hipocrisia que reina em certos setores da cena do rock macuxi, sobretudo aos grupelhos e panelinhas de bandas ligadas aos  supostos "grupos culturais" que na verdade nada mais são que braços politico-culturais de partidos da esquerda, militantes travestidos de "artistas" usurpadores do capital cultural alheio.

Em memória aos quatro anos sem Chorão, líder da banda Charlie Brow Jr, uma das bandas de rock mais conhecidas de Manaus, a Official 80 fez um show tributo especial em Boa Vista. A notícia foi publicada no Blog dia 24 de março, assinada pela jornalista Isah Carvalho. 

Veludo Branco - Destaque da Antologia Movie do Rock Macuxi

Após alguns anos de letargia, a cena do metal roraimense ganhou força no início do ano. Aproveitando a boa fase do metal local, o blog publicou uma matéria especial, intitulada 'Metal Roraima - Conheça três bandas que definem o estilo no extremo norte do Brasil'. As bandas de destaque da matéria foram Iekuana, Estado de Coma e Awaken.

Roraimarocknrollroll - Uma Antologia Movie do Rock Roraima, extraído do livro que o blogger aqui está escrevendo, foi uma das publicações que mais repercutiu entre os leitores do Blog. Publicada dia 29 de março, a matéria fez um apanhado histórico por ordem cronológica dos principais clipes lançados pelas bandas do rock macuxi. Vale a pena a leitura.

Edição de Papelão estreou a nova sessão do Blog, Dissecando a Bolacha

O Blog estreou em março a nova sessão 'Dissecando a Bolacha', com o EP 'Devaneios' da banda Edição de Papelão. A resenha da bolacha assinada por este blogger também foi muito bem recebida pelos leitores.

Já no final de março, publicamos um artigo especial sobre um dos ícones da cena rock local. A publicação 'Stallyn Buckley - Uma referência no Rock de Roraima' prestou uma homenagem ao roqueiro que no dia 30 de março completou 40 anos de estrada, e ainda compartilhou um depoimento emocionante do vocalista da banda Iekuana, publicado em sua rede social.

Stallyn Buckley - Roqueiro celebrou 40 anos 
com emocionante depoimento publicado no Blog

Março encerrou com o anúncio do encerramento das atividades da banda Crônica, na publicação 'Banda Crônica anuncia seu fim'. Crônica foi um dos grupos de rock da nova geração que não durou tempo o suficiente para deixar seu legado na história do rock made in Roraima.

Continua...

Nenhum comentário: