29 de mar. de 2017

RORAIMAROCKNROLL - UMA ANTOLOGIA 'MOVIE' DO ROCK DE RORAIMA


Por Victor Matheus – Blog Roraimarocknroll

O videoclipe tem antecedente histórico direto do cinema de vanguarda dos anos 1920, como as experimentações de Dziga Vertov, Gertrudet Leonarda Mescroc e Walther Ruttmann. Já naquela época, estes cineastas tentavam articular montagem, música e efeitos para criar um novo tipo de narrativa, própria do meio audiovisual.

Um dos primeiros videoclipes que se tem notícia é o da música Jailhouse Rock do cantor Elvis Presley. O videoclipe começou a ser amplamente utilizado a partir da anos 1960, pela banda The Beatles, pois não podiam ir a todos os lugares para que se apresentassem ao vivo, daí gravavam-nos cantando e então passavam a ser exibidos na televisão. Mais tarde, os vídeos da banda começaram a tomar forma similar aos de hoje.

O advento do videotape (fita de vídeo), nos anos 1970, e do videocassete doméstico (aparelho reprodutor de vídeo), nos anos 1980, permitiram reproduzir a experiência cinematográfica (até então coletiva, feita dentro de salas de exibição para centenas de pessoas) de forma íntima, privativa, residencial. Com isso, os produtores passaram aproximar a forma dos filmes às linguagens da televisão.

Os primeiros registros de vídeo clipes no rock roraimense na internet surgiram no início dos anos 2000. A principal fonte para encontrá-los é o youtube, site especializado em compartilhamento de vídeos. No youtube encontramos os primeiros videoclipes com boa qualidade produzidos em Roraima, feito por publicitários, jornalistas, e entusiastas do audiovisual e rock. 

Bandas veteranas da cena rock macuxi, entre elas Klethus, Somero, Iekuana e Veludo Branco, foram pioneiras em divulgar seu trabalho nesse formato, abrindo o caminho para as futuras gerações do rock levar adiante essa plataforma essencial na divulgação do seu trabalho.

A partir da década de 2010, o audiovisual roraimense evoluiu em qualidade e conteúdo e hoje diversas bandas locais já produzem e lançam seus próprios videoclipes e lyrics vídeo (vídeos com legenda) para divulgar seus trabalhos e conquistar mais público.

O Blog Roraimarocknroll reuniu nesta antologia os principais videoclipes que ganharam destaque na história recente do rock de Roraima. Embarque nessa sessão de cinema especial e relembre a história do rock roraimense nesta antologia ‘movie’ de bandas autorais. Confira:

KLETHUS
Clipe: Sobrenatural (2008)
Um dos grupos remanescentes do rock macuxi dos anos 90, a banda Klethus fez história no início dos anos 2000, sendo uma das pioneiras na produção audiovisual e também de conteúdo. O grupo fundou junto com outras bandas locais o Coletivo TomaRRock, e inaugurou em 2008 a era dos videoclipes de bandas de rock em Roraima.

Ficha Técnica:
Clipe: Sobrenatural (Klethus)
Lançamento: 03 de maio de 2008
Direção e Edição: Jx Maz

SOMERO
Clipe: Teu Sorriso (2010)
A banda Somero, pioneira do rock alternativo roraimense, foi um dos grupos mais produtivos e relevantes na história recente do rock do extremo norte do Brasil. O grupo foi um dos fundadores do Coletivo Tomarrock, e teve uma passagem breve no rock local suficiente para deixar seu legado à história. A Somero produziu singles, um EP, circulou por festivais como o Calango/MT e foi a segunda banda de rock em Roraima a lançar um videoclipe oficial a partir dos anos 2000.

Ficha Técnica:
Clipe: Teu Sorriso (Somero)
Lançamento: 14 de janeiro de 2010
Produção: Canoa Cultural/ Circuito Fora do Eixo
Direção: Alex Pizano
Direção de Fotografia: Orib Ziedson
Assistente de Direção: Farley Santos
Elenco: Ivan Andrade e Graziela Camilo (Cia do Lavrado)

IEKUANA
Clipe: Águas do Rio (2010)
Desde que surgiu há mais de uma década, a veterana banda Iekuana sempre esteve na vanguarda do rock macuxi, participando dos principais festivais de rock de Roraima, circulando pelo norte, organizando eventos e festivais e produzindo conteúdo, como o disco de estreia, ‘A Face do Executor’, participação em coletâneas como a Roraimarocknroll Vol.1 do Blog Roraimarocknroll e lançando videoclipes e singles. ‘Águas do Rio’ é o primeiro clipe da banda, ainda com a primeira formação, produzido pelo fotógrafo Orib Ziedson e dirigido pelo cineasta Alex Pizano.

Ficha Técnica:
Clipe: Águas do Rio (Iekuana)
Lançamento: 23 de novembro de 2010
Direção: Alex Pizano 
Produção e Fotografia: Orib Ziedson 
Produção musical: Bebeco Pujucam 
Música gravada e mixada no estudio Parixara

IEKUANA
Clipe: Mensaleiros Sangue Sugas (2012)
O segundo clipe oficial da banda Iekuana foi lançado em 2012, mostrando a evolução musical do grupo, com um som mais agressivo e bem produzido. O clipe ‘Mensaleiros sangue sugas’ retrata um dos maiores escândalos de corrupção da história da política, o caso Mensalão, que expôs a podridão do sistema político brasileiro fomentada pelo PT e os asseclas do ex presidente Lula.

Ficha Técnica:
Clipe: Mensaleiros Sangue Sugas (Iekuana)
Lançamento: 03 de setembro de 2012
Imagens: Orib Ziedson
Produção Musical: Bebeco Pujucan
Edição: JR
Direção: Geraldo Franvege

VELUDO BRANCO
Clipe: Maldita Ressaca (2013)
O power trio roraimense Veludo Branco sempre foi uma das maiores referências do rock roraimense em todos os tempos, permanecendo por muitos anos na vanguarda do rock local, produzindo diversos conteúdos e levando o nome de Roraima por todo o Brasil com participação em dezenas de festivais. Em abril de 2012 o grupo se reuniu no Estúdio Parixara e gravou ao vivo o EP ‘Sem Mentiras’, que deu origem ao primeiro clipe oficial da banda, o single ‘Maldita Ressaca’.

Ficha Técnica:
Clipe: Maldita Ressaca (Veludo Branco)
Lançamento: 01 de fevereiro de 2013
Produção Musical: Estúdio Parixara 
Edição/Finalização: Camera Pro Films 
Imagens: Saulo Oliveira

VELUDO BRANCO
Clipe: Sem Mentiras (2013)
O segundo clipe oficial do power trio roraimense Veludo Branco é do single ‘Sem Mentiras’, também produzido durante a gravação do EP ‘Sem Mentiras’ no Estúdio Parixara no dia 21 de abril de 2012.

Ficha Técnica:
Clipe: Sem Mentiras (Veludo Branco)
Lançamento: 10 de julho de 2013
Produção Musical: Estúdio Parixara 
Edição/Finalização: Camera Pro Films 
Imagens: Saulo Oliveira

DITAMBAH
Clipe: A saída (2014)
O cardume rocker Ditambah teve uma ascensão meteórica na cena rock de Roraima em 2013, ganhando destaque regional, vencendo prêmios, classificando músicas para festivais e lançando singles. Em 2014 o grupo fez shows pelo Amazonas, e lançou o webclipe do single ‘A Saída’, com produção da própria banda.

Ficha Técnica:
Clipe: A saída (Ditambah) 
Lançamento: 29 de abril de 2014
Imagens e Edição: Alexandre Horta
A Saída - Rodrigo Mebs/ Jorge Holanda/ Cesar Matuza/ Alexandre Horta
Participação Especial : Claudio Lavor - Teclados

SL16
Clipe: Mundo Escravo (2013)
A banda SL16 é um dos grupos do rock roraimense que mais produz conteúdo audiovisual. O clipe ‘Mundo Escravo’ é o primeiro lançamento oficial da banda lançado em 2013, apresentando um material de alta qualidade, produzido pela própria banda e imagens com locações em Boa Vista.

Ficha Técnica:
Clipe: Mundo Escravo (SL16)
Lançamento: 14 de outubro de 2013
Direção e Imagens: Igo Sena e Gleyson Vaz
Edição: Gleyson Vaz

SL16
Clipe: Não vou parar (2014)
O segundo clipe oficial da banda SL16 é ‘Não vou parar’, do álbum Mundo Escravo, com qualidade de imagens, edição e design maiores em relação ao clipe anterior da banda. ‘Não vou parar’ já contabiliza mais de três mil visualizações no youtube.

Ficha Técnica:
Clipe: Não vou parar (SL16)
Lançamento: 17 de março de 2014
Direção Geral: Gleyson Vaz
Diretor de Fotografia: Romeu Lima
Designer: Abraão Batista

SL16
Clipe: Loucura (2014)
‘Loucura’ é o terceiro clipe oficial da banda SL16, também extraído do álbum Mundo Escravo, colocando a banda de vez na vanguarda da produção audiovisual de músicas em Roraima. 

Ficha Técnica:
Clipe: Loucura (SL16)
Lançamento: 16 de maio de 2014
Edição e Imagens: Reslpandes Films
Direção: Gleyson Vaz

JAMROCK
Clipe: Segundo Sonho (2014)
Durante a turnê do Sesc Amazônia das Artes 2013, entre uma viagem e outra, no sobe e desce dos aviões, a Jamrock gravou o clipe da música "Segundo Sonho". Esse projeto do Sesc, permitiu ao grupo a experiência única de mostrar o seu trabalho para o público de 10 estados brasileiros (Roraima, Amazonas, Pará, Piaui, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Amapá, Acre e Rondônia). As imagens foram capturadas durante as apresentações e no decorrer das viagens.

Ficha Técnica:
Clipe Segundo Sonho (Jamrock)
Lançamento: 20 de setembro de 2014
Edição: Felipe Agner
Imagens: Ed Andrade Jr e Natasha Sarah

SL16
Clipe: Acreditar (2014)
O quarto clipe oficial da banda SL16 colocou o nome da banda em definitivo na história do rock roraimense sendo o grupo que mais lançou clipes oficiais até agora, seguindo na vanguarda do rock local com um videoclipe de excelente qualidade audiovisual.

Ficha Técnica:
Clipe: Loucura (SL16)
Lançamento: 12 de outubro de 2014
Direção e Edição: Gleyson Vaz
Imagens: Aldinei

PROJETO CHURRAS
Clipe: Bicicleta (2015)
‘Bicicleta’ é o único clipe oficial da extinta banda de folk rock Projeto Churras. Produzido pela própria banda, Bicicleta é um single extraído do EP ‘Nosso Canto’, produzido no Estúdio 14 Volume pelo produtor musical Fabrício Cadela.

Ficha Técnica:
Clipe: Bicicleta (Projeto Churras)
Lançamento: 20 de maio de 2015
Produção: Murilo Pommerening e Leila Miranda
Edição: Murilo Pommerening

RED ROOF
Clipe: Tenha dó de mim (2015)
‘Tenha dó de mim’ é o primeiro webclipe oficial da banda Red Roof. O clipe apresenta imagens da banda tocando ao vivo e cenas dos bastidores. O single ‘Tenha dó de mim’ faz parte do EP ‘Cheio da mesmice diária’.

Ficha Técnica:
Clipe: Tenha dó de mim (Red Roof)
Lançamento: 06 de junho de 2015
Produção: Matheus Gonçalves, Murilo Pommerening, V.B. e Led Johnson

BANDA DE UM
Clipe: Cantarolar (2016)
‘Cantarolar’ é o primeiro clipe oficial da banda folk roraimense De Um e um recordista de views dos clipes de bandas de rock de Roraima com mais de 13 mil visualizações. A qualidade da película é incrível e um deleite para os fãs de música folk.

Ficha Técnica:
Clipe: Cantarolar (De Um)
Lançamento: 31 de março de 2016
Produção | F5 Produções

MÍSSIL JAVALI
Clipe: Malabaristas e acrobatas (2016)
A banda Míssil Javali teve uma passagem breve na história do rock roraimense mas deixou seu registro para a história com o single e o videoclipe ‘Malabaristas e acrobatas’, produzido pela Coletivo Audiovisual Manga Rosa Produções.

Ficha Técnica:
Clipe: Malabaristas e acrobatas (Míssil Javali)
Lançamento: 09 de abril de 2016
Edição e filmagem: Fabrício Viana e Matheus Gonçalves
Produção: Manga Rosa Produções
Áudio: Estúdio Parixara

TRUPE DE MARTE
Clipe: Só quero ficar só (2016)
A banda Trupe de Marte é uma das revelações da nova geração do rock roraimense e está na vanguarda do rock pela produção constante de conteúdos. ‘Só quero ficar só’ é o primeiro videoclipe oficial da Trupe com uma produção de grande porte e imagens inspiradoras.

Ficha Técnica:
Clipe: Só quero ficar só (Trupe de Marte)
Lançamento: 11 de junho de 2016
Produção: Deniz Artes

MARAMBAYA
Clipe: Semana Santa (2016)
"Semana Santa", é o primeiro webclipe da banda Marambaya, gravado no LaBaina Sessions, com produção de Akurima Pro Videography e Platô Filmes.

Ficha Técnica:
Clipe: Semana Santa (Marambaya)
Lançamento: 04 de dezembro de 2016
Produção: Akurima Pro Videography e Platô Filmes

JOÃO 4:20
Clipe: Eu sou Livre (2016)
‘Eu sou Livre’ é o primeiro clipe oficial da banda João 4:20, uma das revelações do rock e reggae de 2016. A produção audiovisual é assinada por Levi Matos. Um excelente clipe que representa o melhor do audiovisual made in Roraima.

Ficha Técnica:
Eu sou Livre (João 4:20)
Lançamento: 15 de dezembro de 2016
Produção: Levi Matos Photo e Film

SL16
Clipe: Refém (2017)
A banda SL16 segue na vanguarda do rock roraimense lançando em 2017 o clipe ‘Refém’, também produzido pela banda. O clipe faz parte do álbum ‘A Luz’.

Ficha Técnica:
Clipe: Refém (SL16)
Lançamento: 04 de fevereiro de 2017
Produção: João Pedro Diniz

ANTIGO SOFÁ
Clipe: Andarilho (2017)
Andarilho é o primeiro webclipe oficial da banda Antigo Sofá, uma das revelações do rock alternativo de Roraima em 2016. O web clipe foi produzido, gravado e editado pela própria banda. O roteiro retrata cenas do cotidiano da banda e dos bastidores de ensaios e produções audiovisuais que o grupo participa, levando o telespectador a embarcar dentro do universo intimista da banda, e certamente agradará os fãs e quem acompanha o trabalho da Antigo Sofá.

Ficha Técnica:
Clipe: Andarilho (Antigo Sofá)
Lançamento: 03 de fevereiro de 2017
Produção: Antigo Sofá
Imagens: Lucas de Oliveira e Gabriel Carvalho 
Edição: Lucas Oliveira

ANTIGO SOFÁ
Clipe: Passo no Espaço (2017)
O clipe 'Passo no Espaço' foi produzido de forma independente pela banda Antigo Sofá, gravado e editado pelo baterista Lucas de Oliveira. A película, lançada no canal oficial da banda no youtube, foi editada no estilo lyric video com uma produção inovadora no audiovisual roraimense, um verdadeiro presente para os fãs da banda e entusiastas do rock made in Roraima.

Ficha Técnica:
Clipe: Passo no Espaço (Antigo Sofá)
Lançamento: 13 de fevereiro de 2017
Produção: Antigo Sofá
Imagens e Edição: Lucas de Oliveira

Há ainda no youtube diversos vídeos com performances ao vivo de bandas locais, lyrics videos, registros anteriores aos anos 2000 e também de bandas fazendo covers e versões ao vivo. O canal do Blog Roraimarocknroll com a WEBTV reúne uma boa fonte de vídeos que contam a história mais recente em vídeo do rock de Roraima.

O rock roraimense amadurece cada vez mais em qualidade e conteúdo, e o audiovisual é hoje uma das ferramentas necessárias para alavancar a cultura rock produzida no extremo norte do Brasil e arrebatar mais fãs para as bandas, conquistando novos mercados culturais.

Fecha a conta.



REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
 - Ana Luiza Laruret (23 de março de 2015). [analuiza brito lauret «canet»] Lehandro Pergucha. Consultado em 14 de outubro de 2004
 - Keazor, Henry; Wübbena, Thorsten (2010). Rewind, Play, Fast Forward: The Past, Present and Future of the Music Video. [S.l.]: transcript Verlag. p. 20. ISBN 383761185X
 - Buckley, David (2012). R.E.M. | Fiction: An Alternative Biography. [S.l.]: Random House. p. 146. ISBN 1448132460
 - Site: www.youtube.com

Nenhum comentário: