21 de mar. de 2017

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 6 - 41ª EDIÇÃO - ESPECIAL CHUCK BERRY

ESPECIAL CHUCK BERRY

ABRE A CONTA
Bom dia rocker! Hoje prestamos nossa homenagem nessa edição especial ao homem que definiu a história do rock n’roll e influenciou todas as gerações seguintes na história do rock e da música mundial. Hoje homenageamos Charles Edward Anderson Berry, ou simplesmente Chuck Berry. A cada palavra que escrevo nesta coluna de hoje, sinto uma mistura de emoções... Lágrimas, tristeza, alegria, excitação, tesão pelo rock... Quando ouvimos pela primeira vez o riff de Johnny B. Goode é como se um choque elétrico de um relâmpago atingisse nosso corpo por inteiro! Chuck Berry é a referência máxima de 10 em cada 10 guitarristas que amam o rock e amam tocar guitarra rock n’roll. Sem Chuck não haveria Beatles, Rolling Stones, AC/DC e tantos outros grupos de rock que o reverenciam como a maior influência de suas carreiras. O mundo certamente ficará mais chato e careta com a partida do criador do passo de pato do rock n’roll, que influenciou do cinema a arte contemporânea, que embalou muitas gerações, e que ainda influenciará por muito tempo garotos que buscam no rock n’ roll a razão de sua existência, um caminho para fugir do tédio, e fazer a história acontecer. Que os deuses do rock recebam nosso herói com honras e muito rock n’roll. Chuck Berry, obrigado por tudo. Você é a lenda. É a história viva do rock! R.I.P Chuck. A lenda vive eternamente! Boa Leitura, e ótima terça-feira! Let’s go!
________________________________________________________________________

QUEM FOI CHUCK BERRY?
*Créditos: divulgação / Chuck Berry
Chuck Berry, nome artístico de Charles Edward Anderson Berry (Saint Louis, 18 de outubro de 1926 - St. Charles, 18 de março de 2017), foi um compositor, cantor e guitarrista estadunidense. É um dos pioneiros do rock and roll, embora não se possa garantir que criou o rock and roll sozinho, já que o estilo foi produto de um contexto do pós-guerra nos Estados Unidos e da mistura de jump blues e R&B que era feita por vários músicos afro-americanos até durante a época. Chuck Berry é considerado um dos pioneiros do estilo justamente por ter feito a mistura funcionar. De uma forma geral se pode afirmar que o rock and roll foi criado pelos seus pioneiros, o que inclui vários músicos. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos, e foi considerado o sétimo melhor guitarrista do mundo pela mesma revista. No dia em que completou 90 anos, Chuck Berry anunciou um novo álbum para 2017, intitulado Chuck, o primeiro com gravações inéditas desde 1979. MORTE - A polícia e os paramédicos do condado de St. Charles, no Missouri, atenderam a um chamado para a casa de Chuck Berry, onde o encontraram inconsciente. Os paramédicos não conseguiram reanimá-lo e ele foi declarado morto, em 18 de março de 2017, às 13:26. 
________________________________________________________________________

HALL DA FAMA DO ROCK AND ROLL 
*Créditos: Divulgação
Em 1986, Chuck Berry fez parte do primeiro grupo de artistas a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll. Berry foi apresentado pelo guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards. 
________________________________________________________________________

JOHNNY B. GOODE 
*Créditos:Universal Pictures
Um dos maiores clássicos da história do rock, a faixa foi composta e gravada por Chuck Berry, que a lançou em 1958. Chegou ao 5º lugar na parada de R&B da "Billboard" e ao 2º na parada de pop. Marcou as gerações mais jovens por ter servido de trilha a uma cena que se tornou clássica do cinema, no filme "De volta para o futuro" (1985). No filme, Marty McFly, personagem de Michael J. Fox, volta no tempo e toca "Johnny B. Goode" em um bailde dos anos 1950 para uma plateia estarrecida e ainda desacostumada ao rock, então um ritmo desconhecido. 
________________________________________________________________________

O LEGADO 
*Créditos: Reprodução / Virgula.Uol
Chuck Berry influenciou os músicos mais importantes do rock em geral. Beatles, Rolling Stones e Beach Boys, três dos maiores nomes surgidos na década de 1960, foram alguns dos grupos que beberam da fonte de Berry. A influência de Chuck Berry ainda é notável na música de artistas surgidos posteriormente. Não dá para imaginar nomes como AC/DC e Ted Nugent construindo suas carreiras sem a pegada de Berry. Tudo começou com Chuck Berry, e ele continuará a ser lembrado por muito tempo. No dia 18 de março de 2017, Charles Edward Anderson Berry se foi, mas esta foi a data em que sua obra ganhou, em definitivo, o selo de "lendária". O resto é história. 
________________________________________________________________________

DISCO EM 2017 
*Créditos: Dualtone Records 
Capa do Disco de Chuck Berry que seria lançado em 2017
No ano passado, Chuck Berry havia anunciado que lançaria um novo disco em 2017. A informação foi publicada em seu site oficial, no dia em que completou 90 anos - 18 de outubro de 2016. O disco se chamaria "Chuck" e seria lançado por meio da Dualtone Records, selo que faz parte da Entertainment One Company. A formação que seria responsável por gravar o disco era composta por seus filhos Charles Berry Jr. (guitarra) e Ingrid Berry (gaita), além de Jimmy Marsala (baixo), Robert Lohr (piano) e Keith Robinson (bateria). Ele dedicou o disco à sua esposa, Themetta "Toddy" Suggs, com quem viveu durante os últimos 68 anos. "Querida, estou ficando velho! Trabalhei durante muito tempo neste disco. Agora posso pendurar as chuteiras", disse a lenda. 
________________________________________________________________________

SHOWS NO BRASIL
*Créditos: Gazeta do Povo
Ao longo dos anos, Berry realizou algumas apresentações no Brasil. Ele participou do Free Jazz Festival, em 1993, no Rio. O guitarrista voltou em 2002 para show em Jaguariúna (SP), e em 2008, para apresentações em SP, RS e PR. 
________________________________________________________________________

ROCKLIST 
*Créditos: Reprodução / Virgula.Uol
Sem Chuck Berry, o rock não seria o que é. Ídolo dos Beatles e dos Rolling Stones, o pioneiro gravou alguns dos maiores clássicos do gênero. Não por acaso, tornou-se famosa uma frase do beatle John Lennon: "Se você tentasse dar um outro nome para o rock and roll, você deveria chamá-lo de 'Chuck Berry'". Confira um “Rocklist com 10 clássicos da lenda do rock n’ roll: 

1. Maybellene (1955) 
2. Roll over Beethoven (1956) 
3. Rock and roll music (1957) 
4. School day (1957) 
5. Johnny B. Goode (1958) 
6. Sweet Little Sixteen (1958) 
7. No Particular Place To Go (1964) 
8. You Can Never Tell (1964) 
9. Nadine (Is It You?) (1964) 
10. My Ding-A-Ling (1972)
________________________________________________________________________

INSTAROCK
A semana de homenagens a Lenda do Rock N’ Roll no Instagram 

#Slash 
Siga @slash 

#AC/DC 
Siga @acdc 

#Keith Richards 
Siga @officialkeef 

#Paul McCartney 
Siga @paulmccartney 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll @roraimarock 
________________________________________________________________________

RORAIMAROCK INDICA
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#Chuck Berry

________________________________________________________________________

PUBLICIDADE
________________________________________________________________________

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com 
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll 
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com 

PUBLICAÇÃO
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B 
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 6 
41ª EDIÇÃO | ESPECIAL CHUCK BERRY - 21/03/17

Nenhum comentário: