12 de jan. de 2015

OUÇA INSTIGA, O PRIMEIRO EP DA BANDA O SÓSIA


Por Fábio Gomes | www.somdonorte.blogspot.com

Quando eu trabalhava em loja de discos, no final dos anos 1980, em janeiro sempre ficávamos na expectativa de quando chegaria o primeiro disco produzido naquele ano (em 1988, o primeiro LP do ano foi o Bahiano fala cantando, de Moraes Moreira, do sucesso "Por que parou, parou por quê?", que creio que recebemos já em fevereiro).

Com a internet, era natural que diminuísse esse hiato entre o começo do ano e o lançamento de som produzido no próprio ano, e com efeito, a região Norte já marca presença em 2015 com o primeiro EP da banda O Sósia, de Macapá, lançado ontem à noite no Soundcloud. 

O Sósia surgiu em 2012, com o duplo objetivo de resgatar músicas da época da Jovem Guarda e veicular composições autorais. Por algum tempo, as duas coisas caminharam meio que juntas - a estética sessentista estava presente no visual da banda, no arranjo das músicas próprias (como em "A canção de amor de um viajante das estrelas", o primeiro clipe, lançado em abril de 2013) e ainda no set list dos shows (onde conviviam clássicos da Jovem Guarda com releituras de sucessos dos anos 80, com toques sessentistas na interpretação). No presente EP, a influência da Jovem Guarda coexiste com diversas outras - em texto que me enviaram, os integrantes da banda comentam que "As influências para esse primeiro trabalho da banda são inúmeras, uma vez que muita coisa foi absorvida nesse período longo de gravação, o resultado está presente nas canções."

"Longo período de gravação"? Sim, o EP foi gravado no próprio estúdio da banda, o Red Head Estúdio, de 2012 pra cá, num processo que a própria banda define como "árduo"de procura do som ideal, deixando claro porém que "todo o processo foi muito prazeroso e divertido, foi depositado muito amor na produção das faixas".

Destaco a instrumental de abertura, "Vestidos Coloridos", tema mais contemplativo que o restante do álbum, com toques espaciais. O teclado com som de órgão no final de "Ontem à noite, ela sumiu" é, para mim, o momento mais "Jovem Guarda" do disco (seguido de perto pela introdução de "Dose de Tristeza"). Falando em introdução: as várias longas introduções nas faixas lembram um pouco o que faz outra banda de Macapá, a Stereovitrola. 

O show de lançamento do EP deve acontecer na primeira quinzena de fevereiro, em local a confirmar.


Primeiro Ep da Banda O Sósia Lançado em Janeiro de 2015.
Arte da capa: Jack Danrley.
Partipações especiais:
Bateria: André Felipe
Guitarras: Raoni Melo

Nenhum comentário: