21 de mar. de 2014

DIÁRIO DE BAR – VELUDO BRANCO – VINIL ROCK LIVE

Na “Detroit” Amazônica, o power trio roraimense VELUDO BRANCO escreve um dos capítulos mais inesquecíveis da parceria entre as cenas rockers do Amazonas e Roraima, mostrando para o público amazonense que no extremo norte do Brasil a chama etílica do rock n'roll pulsa vibrante, embebida de guitarras distorcidas, suor, cerveja e muita diversão. 

Por Victor Matheus – www.roraimarocknroll.blogspot.com

Em quase uma década de estrada, o power trio VELUDO BRANCO tem o privilégio de ser uma das bandas de Roraima que por mais vezes tocou no Amazonas, dividindo o palco com lendas do rock mundial – BLAZE BAYLEY - medalhões do rock nacional – RAIMUNDOS - ícones da cena rock independente do Brasil – VELHAS VIRGENS e ROCK ROCKET – e referências do rock baré – ALAÍDE NEGÃO, ROODIE, SENTAPUA, SODABILLY, DUST ROAD, ANTIGA ROLL e CHÁ DE FLORES

Com uma média de 2 shows por ano em Manaus e parceria com diversas bandas manauaras e produtores locais, hoje a VELUDO BRANCO é uma das principais bandas roraimense a levar a música de Roraima para além de suas fronteiras com um retorno impressionante de audiência e público. Grande parte desse reconhecimento deve-se a insistência do power trio em sempre aproximar as duas cenas, seja por intermédio de shows, ou promovendo eventos para bandas do Amazonas se apresentarem em Roraima. 
VELUDO BRANCO ROCK N'ROLL
*Créditos: Marina Mar
O VINIL ROCK LIVE, evento independente promovido pela produtora PUSH PLAY em parceria com o BAR DO BRAGA é hoje a grande referência e vitrine do que há de melhor sendo produzido no rock autoral baré. O VRL já contabiliza 2 anos de história e 16 edições, com participação de dezenas de bandas autorais do Amazonas. 

O maior mérito do VRL é agregar a cena rock amazonense várias vertentes de bandas e público, uma impressionante articulação com a mídia local e união de bandas do underground manaura. A proposta de ser um evento aberto, com entrada franca, realizado no BAR DO BRAGA (um dos picos mais legais de rock do norte do Brasil) transporta público e bandas para uma atmosfera diferente, digna de orgulho para qualquer cena rocker do Brasil. 

A 16ª edição do VRL recebeu pela primeira vez uma banda de outro estado, um novo passo e também desafio para o evento, que agora toma nova proporções. A banda escolhida para dar o pontapé inicial em parceria com outras cenas foi o power trio roraimense VELUDO BRANCO. 

O power trio de Roraima foi recebido pela lendária e icônica banda local SENTAPÚA, formada por medalhões do rock amazonense dos anos noventa, entre eles WILSON (V), LAURO HENRRIQUE (Bt), FRANK ROOSEVELT (B), e o virtuoso guitarrista GUSTAVO KAWATI. 

Com uma produção articulada e parcerias sólidas com a mídia local, o VRL têm espaço aberto nos grandes veículos de comunicação do Amazonas. Durante a tarde que antecedia o evento, a VELUDO BRANCO participou de vários compromissos de divulgação do show no VRL, entre eles uma entrevista para o programa ALTA FREQUÊNCIA, da rádio AMAZONAS FM 101,5. 
VELUDO BRANCO em entrevista no programa ALTA FREQUÊNCIA
da rádio AMAZONAS FM 101,5
No bate papo pra lá de descontraído o power trio roraimense contou um pouco de sua história, interpretou as músicas MALDITA RESSACA e AMOR BANDIDO ao vivo no estúdio e ainda revelou a inspiração de uma de suas músicas: a casa de shows RÊMULUS DRINK'S. 

No caminho para mais um compromisso, a VELUDO BRANCO ainda concedeu uma entrevista por telefone para o amigo de longa data, radialista e produtor local EMIR FADUL, do programa de rádio EM TEMPO DE ROCK. 

Seguindo a agenda de compromissos, foi a vez da VELUDO BRANCO participar do programa COMETA ROCK, da webrádio WWW.RADIOTEOPAE.COM onde também divulgou o seu show no VRL e descobriu que a música AMOR BANDIDO, em homenagem ao RÊMULUS DRINKS, já se tornou hino dos boêmios barés. 
VELUDO BRANCO no programa COMETA ROCK
da webradio TEOPAE
No retorno ao hotel para se preparar para o show que aconteceria a noite, o power trio roraimense ainda teve o prazer de reencontrar o ídolo e amigo WANDERLEY ANDRADE, com quem dividiu o palco em 2013 na cidade de PACARAIMA, fronteira do BRASIL com a VENEZUELA no Festival YAMIX. Bate papo rocker, lembranças daquele show memorável no extremo do extremo norte brasileiro e novos compromissos firmados quando o rei do brega retornar a Roraima fizeram parte da conversa em frente ao hotel. 
VELUDO  BRANCO & WANDERLEY ANDRADE
Encontro Brega Rock em Manaus
Por volta das 20:40h o BAR DO BRAGA recebia o punk rock nervoso da banda local PROTESTANTES HC, fazendo do pequeno e efervescente palco do VRL um caos punk rock, com direito a roda punk, cabelos voandos e cabeças bangueando. O rock ao vivo começava na Detroit Amazônica. 

O público, alimentado pelo calor típico da Amazônia, tratou de se refrescar entornando vorazmente litros e mais litros de cerveja, sempre geladíssimas fornecidas no Bar. Aos poucos, a rua do bairro de Adrianópolis foi sendo tomada por rockers de todas as tribos, chegando até a “incomodar” o transito. 
BAR DO BRAGA
um dos picos de rock mais insanos do norte do Brasil
Em seguida foi a vez do rock sujo e visceral da banda TRAPOS VELHOS comandar a roda punk no VRL, mantendo a temperatura elevada, e consequentemente o teor etílico do público. Na sequência, pela primeira vez no VRL, a lendária banda SENTAPUA se apresentou, tocando hinos do rock baré, entre eles DO LADO ESCURO DA NOSSA LUA, uma bela balada blueseira. 
SENTAPUA - lendária banda do rock baré no VINIL ROCK LIVE
A frente do BAR DO BRAGA já estava tomada de rockers quando próximo das 00h o power trio VELUDO BRANCO tocava os primeiros acordes de AMOR COM TRÊS, música que abre seu disco de estréia de 2010 – VELUDO BRANCO ROCK N'ROLL. O público, já nitidamente a vontade respondeu com gritos e urros quando indagado pela banda “alguém aqui gosta de cerveja e rock n'roll?”. 

O show, batizado pela VELUDO BRANCO de ROLO COMPRESSOR, apresentou 12 petardos do power trio roraimense. O ápice da noite ficou por conta da música AMOR BANDIDO. Quando a VELUDO indagou “alguém aqui conhece o Remulus Drinks? Alguém nessa porra já subiu naquelas escadas maravilhosas que levam ao paraíso? Alguém aqui gosta de cerveja e mulher, porra?” o público, já insano, respondeu aos gritos que sim!! 

O show da VELUDO BRANCO encerrou com a música SEM MENTIRAS, uma homenagem “a todas as garotas dos tempos de escolas que roqueiros feios, magros, narigudos e pobres não comeram mas que depois de tocarem numa banda de rock comeram todas...”. 
VELUDO BRANCO - 1º banda de RORAIMA
no VINIL ROCK LIVE
Ao final do show, o público ainda pediu o bis que foi prontamente atendido pelo power trio roraimense que fez uma homenagem ao maior guitarrista de todos os tempos, JIMI HENDRIX, tocando uma versão envenenada de PURPLE HAZE. 

O relógio marcava pouco mais de 1:40h da madrugada de domingo quando a VELUDO BRANCO literalmente quebrava o palco, revirando a bateria, quebrando cordas de guitarra e deixando a microfonia invadir o ambiente. A missão estava cumprida, a alma lavada de cerveja e uma certeza única: Aquele sem dúvida foi o melhor show (até agora) da VELUDO BRANCO no Amazonas! 



É indescritível em palavras o que foi vivenciado neste fim de semana rocker em Manaus... Ser uma banda independente de Roraima, extremo norte do Brasil, é viver uma carreira cheia de desafios diariamente, por conta de várias dificuldades, sejam elas financeiras, geográficas ou mesmo de disponibilidade de tempo, afinal, viver de música ainda é um sonho para quem faz rock em Roraima! 

Ainda assim, não há dinheiro no mundo que pague, muito menos o cansaço de uma viagem de quase mil quilometros entre Boa Vista/RR e Manaus/AM para fazer um show de rock, poder experimentar sentimentos tão intensos e únicos vividos pela VELUDO BRANCO no VRL. Ser a primeira banda de outro estado a tocar no evento foi uma responsabilidade imensa, uma honra sem igual para a banda, e melhor ainda, foi reencontrar amigos de estradas, bandas e pessoas que realmente curtem o som e se importam com o trabalho da VELUDO BRANCO. 

O VRL e BAR DO BRAGA tem uma mística palpável que só pertence aos grandes feitos na história do rock, como o CBGB, WHISKEY A GO GO, CAVERN CLUB, entre tantos outros picos de rock mundo afora que escrevem a história do rock mundial e apresentam bandas que hoje são lendas. 

Encontro rocker no BAR DO BRAGA:
COMETAROCK, TUDO PELOS ARES, HUMANOS, SENTAPUA e VELUDO BRANCO
Outra grande diferença do VRL e da própria cena amazonense em relação a outras que a VELUDO BRANCO já conheceu é o sentimento nítido de união e parceria que há entre as bandas locais. Mesmo que muitas delas não tocassem naquela noite, ou ainda que nunca tocaram no VRL ou em edições anteriores, muitos estavam lá para prestigiar, para fortalecer e para mostrar para quem quiser ver que para fazer uma cena forte e realmente relevante é preciso antes de tudo união entre todos que fazem esta engrenagem girar, público, produtoras, patrocinadores e bandas. ANTIGA ROLL, DPEIDS, PLAYMOBILS, TUDO PELOS ARES, EVYL SINDICATE, THE MONES, HUMANOS são algumas das bandas locais que estiveram prestigiando o VRL. 

O VRL entrou definitivamente na história da VELUDO BRANCO como um dos momentos mais inesquecíveis até agora na carreira do power trio roraimense, por tudo que proporcionou a banda num dos fim de semanas mais rockers vividos em Manaus. Fica o sentimento de dever cumprido e uma gratidão imensa pela oportunidade de retornar mais uma vez a Detroit Amazônica, reencontrar amigos e poder fazer o que mais se ama nesse mundo: Rock N'Roll! 

Enquanto houver bebedores de cerveja, amantes do rock autoral produzido no norte do Brasil, ou simplesmente pessoas que acreditam no poder da música de mudar o mundo, a VELUDO BRANCO continuará na trilha do asfalto, e sempre disposta e feliz de retornar ao Amazonas, o berço de uma das cenas mais efervecentes do “novo” rock independente brasileiro. 

Fecha a conta. 

AGRADECIMENTOS 

A banda VELUDO BRANCO agradece imensamente a todos que de alguma forma colaboraram para a participação da banda no VINIL ROCK LIVE 16, em especial ao LAURO HENRIQUE e FRANK ROOSEVELT, da banda SENTAPUA, pela amizade, o atendimento dado a banda durante sua passagem por Manaus, ao BAR DO BRAGA, pela cerveja gelada e apoiar o rock autoral baré, a PUSH PLAY por organizar um dos eventos mais legais que a VELUDO BRANCO já participou e por acreditar que o rock autoral do norte do Brasil merece ser ouvido mundo afora, as rádios AMAZONAS FM 101,5, WEBRADIO TEOPAE.COM, EMIR FADUL do programa EM TEMPO DE ROCK pelo espaço cedido a VELUDO BRANCO para divulgar o show, aos amigos do Amazonas, bandas do Amazonas, fãs, e o público insano e mais rocker que a VELUDO BRANCO já conheceu e foi prestigiar o VRL 16. Vinil Rock Live foi insano bicho! #lastro


Nenhum comentário: