10 de fev. de 2014

O ROCK NACIONAL QUE NASCE ACIMA DA LINHA DO EQUADOR


* Publicado originalmente em lizt.com.br

O estado de Roraima é a primeira fronteira do Brasil para quem chega do hemisfério norte vindo da Venezuela ou Guyana Inglesa, e sua capital – Boa Vista – a única de um estado brasileiro localizada acima da linha do equador. Chamado em língua indígena de “Mãe dos Ventos”, Roraima também é o berço de uma das cenas musicais mais prolíferas do Brasil, onde diamantes brutos brotam do lavrado e lapidam seu som no abraço do Rio Branco, no beijo da Cruviana e na guitarra amazônica que não se ouve em nenhum outro lugar do planeta… Bem vindos à cena rock roraimense!

“Roraima, a Mãe dos ventos, é o berço de uma das cenas rock mais prolíferas do Brasil, e brevemente a nova meca do rock independente do norte do país”

A musica do extremo norte do Brasil tem seu primeiro registro ainda nos anos 60, com a banda Golden Star, cujo single Candy remete ao som da jovem guarda. Entre as décadas de 70 e 90, porém, pouco foi produzido no rock n’roll autoral no estado, mas ainda assim uma cena latente se fez presente, principalmente inundada de bandas covers que reverenciavam o rock que vinha sendo feito pelo mundo. Foi a partir da década do ano 2000, com o surgimento da banda autoral LN3 e o Espaço Rock, promovido pelo SESC Roraima, que aconteceu um verdadeiro boom no rock roraimense… Dezenas de bandas surgiram desde então, com algumas ativas até os dias atuais e construindo carreiras sólidas, levando o nome do rock roraimense aos quatro cantos do país e mostrando que acima da linha do equador o rock n’roll pulsa fortemente, embebido de influências do caribe, música indígena, punk rock, distorções e uma identidade única, reconhecida e aplaudida nos palcos de todo o Brasil.

BEN CHARLES – referência máxima do rock roraimense

O músico Ben Charles é reconhecido hoje como um dos grandes pioneiros do rock roraimense. Desde o início de sua carreira ainda na década de oitenta, Ben contabiliza em sua discografia 7 discos, sendo o mais recente lançado em 2013, considerado uma obra prima não só do rock, mas da música roraimense de todos os tempos, o aclamado Carimbó Electro Seco ou O Amor E A Esperança em Tempos de Aqucimento Global. A música de Ben Charles transcende o rock n’roll, e sua guitarra, de timbres únicos, imprime a personalidade certeira e palpável de um dos músicos mais talentosos não só de Roraima, mas do Brasil. Embarcar no som de Ben Charles é viajar pelas planícies amazônicas, também conhecida por lavrados, montado no lombo de uma onça pintada, ouvindo o vento soprando no pé do ouvido, e elevando nossa mente e espírito a outros níveis de consciência… É difícil definir o indefinível e admirável, mas se pudermos fazer para o som da guitarra de Ben Charles, evocamos a psicodelia da Amazônia, em seu grau máximo, transcendental e único.

VELUDO BRANCO – power trio psicodélico amazônico

Há nove anos surgiu em Roraima um dos power-trios mais sólidos e experimentais que o rock do norte já viu nascer. A banda Veludo Branco é hoje um dos grupos de rock mais relevantes de todos os tempos do rock roraimense, levando o nome de sua terra a vários extremos do Brasil ao longo de sua carreira, sendo a banda de Roraima que por mais vezes tocou fora do seu estado, lançou discos e clipes. Formado por Cesar Matuza (bateria), Paulo Veludo (baixo) e Mr. Gonzo (voz, guitarra), a Veludo Branco começou sua carreira fazendo um rock autoral fortemente influenciado pelo blues e classic rock. Já lançaram oficialmente 4 discos, sendo o mais recente o EP Sem Mentiras (2012), o primeiro lançamento do rock roraimense gravado ao vivo em um único take, mostrando todo o poder de fogo do power trio roraimense. A banda faz hoje um rock psicodélico voltado para as raízes musicais da sua terra natal, bebendo da fonte inesgotável e mutante do experimentalismo e agregando a personalidade única do seu som, elementos amazônicos, influenciados principalmente pelos estudos do etnologista Theoder Koch-Grunberg, da obra do filósofo e poeta roraimense Eliakin Rufino e da maior referência do rock roraimense, Ben Charles.

IEKUANA – rock pesado e agressivo inigualável no extremo norte do Brasil

O povo Iekuana é uma etnia brasileira indigena que habita o noroeste do estado de Roraima, na terra indígena Yanomami, e também batiza o nome de uma das bandas mais pesadas, agressivas e originais de Roraima: a Iekuana. O som da tribo rocker de Roraima transita entre o metal, hip hop, punk e hardcore. Suas letras, em português claro e popular, enfiam o dedo na ferida das mazelas sociais do nosso país além de jogar no ventilador, toda a angústia do povo do norte do Brasil que sofre com preconceitos e o descaso do poder público, na sua grande maioria. Formado por Stallyn Buckley (voz), Rímolo Pina (bateria) Raider Abensuor (guitarra), Avinash (guitarra) e Dante baixo), a Iekuana representa a massa headbanguer do rock roraimense. Chegando a uma década de história, lançam este ano o seu primeiro disco que promete estremecer as bases do rock pesado do norte do Brasil. Ouvir e ver a Iekuana é vivenciar uma experiência única de luta pela liberdade de expressão, direitos iguais e respeito ao cidadão através da sua música pesada e original. Não há nada parecido no rock brasileiro para compará-los, e uma constatação é certa: O rock pesado roraimense já tem seu maior ícone de todos os tempos.

O poeta curitibano Rodrigo Mebs, vocalista da banda Ditambah, uma das promessas da nova geração do rock roraimense disse certa vez que “muito em breve Roraima colocará mais um “R” no rock do Brasil…” Profético? Utópico? Audacioso? Jamais! Quem já bebeu da água do Rio Branco e ouviu a guitarra amazônica do extremo norte do Brasil sabe que suas palavras são um prefácio para a nova era do rock independente do Brasil, e disso não há dúvidas! O horizonte da redescoberta do Eldorado aponta para Roraima, e seus tesouros estão aguardando para ser descobertos pelo novo-velho mundo… Enquanto isso nós presenciamos a chegada de um futuro próximo, onde nossos diamantes brilharão por terras mais distantes da sua mãe dos ventos do norte do Brasil, o extremo, rocker, amazônico e iluminado Roraima.

Por Victor Matheus do www.roraimarocknroll.blogspot.com

Mais sobre o rock roraimense? 

Ben Charles 

Veludo Branco 

Iekuana 

*crédito das fotos: Ascom Sesc Roraima

Nenhum comentário: