29 de nov de 2013

PROGRAMA ESTILO ROCK - 43ª EDIÇÃO - O QUE VAI ROLAR?


Programa de rádio ESTILO ROCK, vai ao ar todos os sábados, das 11h as 12h na rádio Monte Roraima FM 107,9 e também online no www.monteroraimafm.com.br . O programa de rádio Estilo Rock se diferencia dos demais programas do gênero no rádio roraimense por inovar no seu formato dinâmico, sempre trazendo novidades para os ouvintes e programa especiais. Neste sábado, 30 de outubro, a 43ª Edição do programa ESTILO ROCK, recebe o músico e personalidade do rock roraimense DIEGO “MOITA”, para uma entrevista exclusiva. DIEGO MOITA também é o responsável pelo roteiro musical especial para o ouvinte com músicas e bandas que influenciam sua carreira. Confira as bandas que fazem parte do roteiro musical do ESTILO ROCK deste sábado:

DIEGO MOITA
Diego "Moita" é o entrevistado do programa Estilo Rock
e também responsável pelo roteiro musical

JIMI HENDRIX
James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 19421 – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o melhor guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais.Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia.9 Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica. Foi influenciado por artistas de blues como T-Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz.

BOB DYLAN
Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman; Duluth, 24 de maio de 1941), é um cantor e compositor norte-americano. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961. Em 2004, foi eleito pela renomada revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles, e uma de suas principais canções, "Like a Rolling Stone", foi escolhida como a melhor de todos os tempos.1 Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

LED ZEPPELIN
Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em Londres em setembro de 1968. A banda consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Com o seu som pesado de guitarra, e o som de blues rock de seus dois primeiros álbuns, o Led Zeppelin é frequentemente reconhecido como um dos progenitores do hard rock e heavy metal. O estilo único da banda criou uma grande variedade de influências, e eles são amplamente considerados um dos grupos de rock de maior sucesso, inovação e influência na história. Led Zeppelin é amplamente considerado como um dos grupos de rock mais bem sucedidos, inovadores e influentes da história. Eles são um dos artistas que mais venderam na história da música, várias fontes estimam recordes de vendas do grupo entre 800 a 950 milhões de unidades em todo o mundo. Com 111,5 milhões de unidades certificadas pela RIAA, eles são a segunda banda de maior recorde de vendas de discos nos Estados Unidos.1 Cada um de seus nove álbuns de estúdio foram colocados no Billboard Top 10 e seis deles atingiram o número um.2 A revista Rolling Stone descreveu como "a banda mais pesada de todos os tempos", "a maior banda dos anos 70"4 e "sem dúvida, uma das bandas mais marcantes da história do rock".5 Eles foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1995, sua biografia no museu demonstra que a banda era "tão influente na década dos anos 1970, como os Beatles na década anterior".

NIRVANA
Nirvana foi uma banda americana de rock formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen em 19871 . Vários bateristas passaram pelo Nirvana, sendo o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl, que entrou em 1990. No final da década de 1980 o Nirvana se estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, lançando seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop em 1989. A banda eventualmente chegou a desenvolver um som que se baseava em contrastes dinâmicos, muitas vezes entre versos calmos e barulhentos, e refrões pesados. Depois de assinar com a gravadora DGC Records, o grupo encontrou o sucesso inesperado com "Smells Like Teen Spirit", o primeiro single do segundo álbum da banda, Nevermind (1991). O sucesso repentino da banda amplamente popularizou o rock alternativo como um todo, e como o vocalista da banda, Cobain se encontrou referido na mídia como o "porta-voz de uma geração", com o Nirvana sendo considerado a "principal banda" da Geração X.2 O terceiro álbum de estúdio do Nirvana, In Utero (1993), desafiou a audiência do grupo, apresentando um som abrasivo, menos mainstream. A breve duração do Nirvana terminou após o suicídio de Cobain em 1994, mas vários lançamentos póstumos têm sido emitidos desde então, supervisionados por Novoselic, Grohl e pela viúva de Cobain, Courtney Love. Desde a sua estreia, a banda já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo que 25 milhões foram vendidos só no Estados Unidos (dados até 2002).

ALICE IN CHAINS
Alice in Chains é uma banda norte-americana de rock formada no ano de 1987 em Seattle, Washington, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell.2 3 Apesar de vastamente associada ao grunge, o som da banda incorpora elementos do heavy metal e hard rock,4 produzindo também um som mais acústico e pós-punk.5 A banda alcançou fama internacional como parte do movimento grunge no início dos anos 90, ao lado de bandas como Pearl Jam, Soundgarden e Nirvana. É uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 90, tendo vendido aproximadamente 18 milhões de álbuns ao redor do mundo,6 além de ter dois álbuns na primeira posição da Billboard 200 (Jar of Flies e Alice in Chains), onze singles nas dez primeiras posições na parada Mainstream Rock Tracks e oito indicações ao Prêmio Grammy. A banda nunca se separou oficialmente, mas ficou por muitos anos inativa devido aos problemas de Layne Staley com drogas, os quais culminaram em sua morte, em 2002.8 Os integrantes remanescentes reuniram-se novamente em 2005, e em 2009 terminaram a gravação de seu primeiro álbum de estúdio em quatorze anos, com William DuVall como o novo vocalista e também guitarrista. O álbum, intitulado Black Gives Way to Blue,9 foi lançado em setembro de 2009 pela Virgin/EMI.10 Em 28 de maio desse ano, a banda lançou o seu segundo álbum com DuVall, The Devil Put Dinosaurs Here.

PEARL JAM
Pearl Jam é uma banda norte-americana de rock alternativo, formada no ano de 1990 em Seattle, Washington. Desde sua origem, sua formação incluiu Eddie Vedder (vocais, guitarra rítmica), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra rítmica) e Mike McCready (guitarra solo), passando por mudanças na bateria, sendo Matt Cameron, que também compõe o Soundgarden,2 o atual baterista da banda. Formada após a dissolução da Mother Love Bone,1 banda anterior de Ament e Gossard, o Pearl Jam estourou no mainstream com seu primeiro álbum, Ten. Uma das bandas-chave do movimento grunge dos anos 90,3 o Pearl Jam foi criticado em seu início, sendo estereotipado como um grupo com propósitos somente comerciais. Todavia, através da carreira da banda, seus membros se tornaram notados pela sua recusa por aderir às tradicionais práticas da indústria musical, incluindo a recusa em produzirem videoclipes e o engajamento em um boicote contra a Ticketmaster. Em 2006, a Rolling Stone descreveu a banda como tendo "gastado muito da última década deliberadamente tentando destruir sua própria fama." Desde sua formação, a banda já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo.5 6 7 O Pearl Jam já superou diversos de seus contemporâneos do rock alternativo do começo dos anos 90, sendo considerada uma das bandas mais influentes da década.8 O Allmusic se refere ao Pearl Jam como "a banda americana de rock & roll mais popular dos anos 90.

SOUNDGARDEN
Soundgarden é uma banda de rock norte-americana formada em 1984 , em Seattle, Washington e que, ao lado de Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam, constituiu-se como um dos principais representantes do movimento grunge, incorporando, no entanto, uma maior variedade musical que as restantes bandas. Tal como Alice in Chains, Soundgarden exibe uma componente mais pesada, principalmente na primeira metade da sua carreira, sendo muitas vezes considerada uma banda de heavy metal, o que os diferencia de outras de sua época e origem como Nirvana e Pearl Jam.2 3 Soundgarden foi a primeira banda a assinar com uma grande editora, mas só atingiu sucesso comercial no começo dos anos 90, devido à popularização do estilo. A partir de 2010, Soundgarden tinha vendido mais de 9 milhões de registros nos Estados Unidos, e um número estimado de 21 milhões em todo o mundo. A banda atingiu seu maior sucesso com o álbum de 1994 Superunknown, que estreou na primeira posição da Billboard e gerou os singles vencedores do Grammy, "Black Hole Sun" e "Spoonman".4 O grupo foi colocado como 14º na lista de 100 Maiores Artistas do Hard Rock, da VH1.5 Terminaram em 9 de abril de 19971 devido a brigas internas pela direção criativa da banda. Em 31 de dezembro de 2009 o site oficial da banda anunciou a reunião dos integrantes e sua volta, a notícia foi confirmada por Chris Cornell no Twitter, estando já em estúdio a trabalhar num novo álbum.

SEPULTURA
Sepultura é uma banda brasileira de metal surgida em 1984, criada pelos irmãos Max Cavalera e Igor Cavalera em Belo Horizonte, Minas Gerais5 . É considerada a banda brasileira de maior repercussão no mundo6 . O Sepultura possui influências diversificadas, que vão desde o black metal e death metal, passando pelo thrash metal, até inspirações externas ao metal, como hardcore, música tribal africana e japonesa, música indígena, entre outros diversos estilos musicais. O nome Sepultura (em inglês, grave) foi escolhido quando Max Cavalera traduzia uma canção do Motörhead chamada "Dancing on Your Grave"8 . Originalmente tinha a formação de Paulo Jr. (baixista), Igor Cavalera (baterista), Max Cavalera (somente guitarrista) e Wagner Lamounier (guitarrista e vocalista). Em 1985, sai Wagner, que formaria o Sarcófago, e Max assume os vocais, Jairo Guedez entra como segundo guitarrista. No ano seguinte sai Jairo e, em 1987, entra na banda Andreas Kisser em seu lugar, estabelecendo a formação clássica que duraria dez anos. Agora em sua formação atual, o vocal é feito pelo americano Derrick Green e a bateria por Eloy Casagrande, ficando Andreas como guitarrista único. Sepultura já vendeu aproximadamente 20 milhões de unidades mundialmente , ganhando múltiplos discos de ouro e platina em todo o mundo, inclusive em países como França , Austrália , Indonésia, Estados Unidos, e sua terra natal Brasil .

RAIMUNDOS
Raimundos é uma banda de rock brasileira formada em Brasília em 1987. O nome é derivado de uma de suas maiores influências, a banda Ramones. Com 8 discos autorais, 20 anos de estrada e mais de 3.000.000 de cópias vendidas o Raimundos está marcado na historia como uma das principais bandas de rock do Brasil. Após sofrerem uma baixa de popularidade após a saída do vocalista Rodolfo Abrantes em 2001, a banda decidiu continuar sem seu vocalista original.

28 de nov de 2013

AGENDA - RED ROOF APRESENTA RED GARAGE

A banda RED ROOF, umas das indicadas ao prêmio MELHORES DO ANO DO BLOG RORAIMAROCKNROLL na categoria BANDA REVELAÇÃO, apresenta o evento RED GARAGE, em comemoração ao aniversário de Vitor. Participam da festa as bandas THE JOY, ROTAÇÃO PERFEITA, PRAYER e a própria RED ROOF. O evento tem entrada franca.

SOBRE A RED ROOF
A banda REDROOF estreou recentemente na cena rock roraimense, no 2º Indie ao Extremo. a RED ROOF é influenciada por grandes nomes do Indie Rock, como: Arctic Monkeys, The Strokes, Franz Ferdinand e nacionalmente os baianos da Vivendo do Ócio. Formada por jovens rockers, a RED ROOF trilha o caminho do rock ainda de forma tímida, mas com grandes pretensões para 2014. 

Serviço

RED ROOF APRESENTA RED GARAGE
com RED ROOF, THE JOY, ROTAÇÃO PERFEITA, PRAYER

Sábado, 30 de novembro de 2013
Ao lado da Confraria, próximo a Prefeitura Velha - Centro

27 de nov de 2013

AGENDA - II CONCERTO BATERAS BEAT BOA VISTA


por SHIRLEIA RIOS | Editoria de Cultura - Folha de Boa Vista | shirleiarios@folhabv.com.br

Uma noite regada a muita música acontecerá no dia quatro de dezembro, no Antique Pub, a partir das 20h30, quando a escola de música Bateras Beat, comemora cinco anos de franquia em Boa Vista, e realiza a II edição do “Concerto Bateras Beat Boa Vista”. Nesta noite alunos e professores farão uma super apresentação para o público presente. 

O evento é comum nas franquias, uma forma de os alunos mostrarem seu talento e o conhecimento adquirido ao longo das aulas. A entrada está sendo comercializada no próprio local do evento ao preço de R$ 20,00. 

Nesta noite alunos e professores farão uma super apresentação para o público presente. Haverá ainda entrega de certificados para os alunos que concluíram nível nos cursos

Haverá ainda a entrega de certificados para os alunos que concluíram nível nos cursos de bateria, contrabaixo, guitarra, teclado, canto e violão. “A ideia é festejar, cinco anos fazendo historia em Boa Vista não poderiam passar em branco. Também mostrar a evolução dos alunos, além da experiência de banda que eles vão adquirir. Um encontro de músicos amigos no palco”, disse o organizador do evento, Franklin Lima, coordenador e professor da Escola de Música Bateras Beat em Boa Vista. 

Power trio VELUDO BRANCO 
realizará um pocket show no II Concerto Bateras Beat

Para movimentar a festa, a banda Carta Pedrada fará um especial da banda Foo Fighters, com a participação de músicos convidados das bandas Klethus, Mr. Jungle e Garden. A banda Veludo Branco também fará uma participação com um pocket show. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (95) 9134- 1143/ 3224-6909. 

Serviço 
O que: II Concerto Bateras Beat Boa Vista 
Onde: Antique Pub, a partir das 20h30 
Quando: Dia 4 de dezembro de 2013 
Quanto: Entrada R$ 20,00 
Informação: (95) 9134-1143 e 3224-6909

SERRA DO TEPEQUÉM - COMEÇA HOJE A II SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE RORAIMA


por SHIRLEIA RIOS | Editoria de Cultura e Variedades | Folha de Boa Vista | shirleiarios@folhabv.com.br

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Roraima (Iphan/RR), realiza de hoje (27) até o dia 29 de novembro, “II Semana do Patrimônio Cultural de Roraima” com o tema “Serra do Tepequém”, que acontece no Espaço Cultura e Arte União Operária, localizado na avenida Nossa Senhora da Consolata, Centro, a partir das 18h. Podem participar estudantes e acadêmicos em geral, e toda a sociedade com interesse pelo tema. A entrada é franca.

O objetivo do evento é discutir a Serra do Tepequém como patrimônio cultural do Estado de Roraima, quais as potencialidades dentro desse campo e de que forma pode ser aplicado algum instrumento de proteção naquele local.

“Pretendemos abrir o tema para discussão em mesas redondas com temas como aspectos naturais, culturais, legais e o turismo, com a participação de professores com estudos na área, UFRR [Universidade Federal de Roraima], IFRR [Instituto Federal de Roraima], ICMBIO [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] e MPE [Ministério Público Estadual]”, disse a superintendente do Iphan em Roraima, Monica Padilha.

Ben Charles é uma das atrações que encerrará a 
II Semana do Patrimônio Cultural de Roraima

Ela explica que o tema foi escolhido devido a importância de se discutir a“Serra do Tepequém” como patrimônio cultural do Estado de Roraima, no âmbito da sociedade acadêmica e sociedade civil como um todo.

Haverá ainda exposição de fotográfica “Filhos do Ouro”, exposição de artesanato da Serra do Tepequém e de algumas comunidades do município do Amajari.Na sexta feira (29) o encerramento será com show da banda Guy Bras e Ben Charles e banda. “Convidamos a todos para prestigiar a II Semana do Patrimônio Cultural de Roraima”, ressaltou a superintendente.

Um pouco da História

O Dia do Patrimônio é comemorado em todo o Brasil no dia 17 de agosto, data do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade. Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

Em Roraima o Iphan realiza o evento em parceria com a Universidade Federal de Roraima, dentro da programação da Semana da Consciência Negra e Ministério da Cultura.

Serviço
O que:II Semana do Patrimônio Cultural de Roraima
Onde:Espaço Cultura e Arte União Operária
Quando: Dias 27,28 e 29 de novembro de 2013
Quando: Entrada franca

26 de nov de 2013

COLUNA RORAIMAROCKRNOLL - 28ª EDIÇÃO - ANO 3

Semanalmente o Blog Roraimarocknroll publica a Coluna RORAIMAROCKNROLL no Jornal Folha de Boa Vista. Os leitores que não puderam conferir a versão escrita podem apreciar agora a versão on line desse espaço dedicado ao rock n'roll do Extremo Norte do Brasil. Confira a Edição 28 - ANO 3, publicada nesta terça feira (26/11/2013). Boa Leitura. 

NESTA EDIÇÃO: BEN CHARLES, HEALED, FORTÚNIA, JJ VILELA, SYSTEM OF A DOWN, QUEEN, FREDDIE MERCURY, JIMI HENDRIX, INSTITUTO BATERAS BEAT, BLACK APPLE URBAN SHOP.

ABRE A CONTA 
Bom dia rocker! Chegamos ao final de novembro, o penúltimo mês de um ano que ficará marcado para sempre na história do rock roraimense... Quem acompanha a coluna sabe do que escrevemos e pode acompanhar em primeira mão tudo que rolou e ainda vai rolar no final deste ano... Por conta disso, o blog da coluna, o Roraimarocknroll lançou o 1º PRÊMIO RORAIMAROCKNROLL, que visa valorizar e reconhecer os artistas do rock acima da linha do Equador e vai além, pois também é uma forma do Blog e Coluna Roraimarocknroll retribuírem à cena rock tudo que ela já proporcionou a ambos, muitas alegrias, informações, novidades, surpresas e momentos inesquecíveis para guardar na memória... Chegamos à reta final de 2013, e por isso vamos celebrar com muita festa e claro, também muito rock n’roll o melhor ano da história do rock Roraimense! Bem vindo ao espaço rocker da Folha de Boa Vista! A história do rock roraimense você lê aqui! Boa Leitura e ótima terça feira! Let’s go! - Victor Matheus.

MELHORES DO ANO RORAIMAROCKNROLL 
O blog da coluna, o RoraimaRocknroll abriu na terça-feira (19) a votação no 1º prêmio Melhores do Ano RoraimaRocknroll, iniciativa que visa valorizar e reconhecer os artistas, bandas locais, eventos e produtores culturais de Roraima que fazem parte da cadeia produtiva da música em Roraima. A votação vai até 20 de dezembro, exclusivamente no Blog RoraimaRocknroll. O prêmio está dividido nas categorias Artista do ano, Banda revelação, Banda autoral, Banda cover, Festival/evento, Show autoral, Show regional, Show nacional, Single, EP/CD e Pub/bar. A premiação acontecerá em janeiro de 2014.

PUBLICIDADE 

BEN CHARLES 
BEN CHARLES é um dos indicados a ARTISTA DO ANO 
do Prêmio RORAIMAROCKNROLL
O músico multi-instrumentista e cantor BEN CHARLES já contabiliza mais de 25 anos de estrada e vários discos lançados. O artista roraimense é um dos indicados do Prêmio Roraimarocknroll nas categorias ARTISTA DO ANO, pela sua carreira e serviços prestados a história do rock de Roraima, SHOW REGIONAL, pela performance no ALDEIA CRUVIANA e CD DO ANO pela obra prima CARIMBÓ ELECTRO SECO OU O AMOR E A ESPERANÇA EM TEMPOS DE AQUECIMENTO GLOBAL. Para votar em Ben Charles e outros artistas acesse o www.roraimarocknroll.blogspot.com #votejá 

HEALED 
HEALED é uma das bandas REVELAÇÃO DO ANO 
indicadas no Prêmio RORAIMAROCKNROLL
Som pesado, pescoços doídos e cabelos voando é o que se pode esperar ao ver e ouvir a novata banda HEALED, uma das promessas do rock “gospel” de Roraima. Em 2013 a banda HEALED ganhou destaque participando das prévias seletivas do Roraima Sesc Fest Rock, vencendo e participando do maior festival de Rock de Roraima, provando que mulheres também tem vez no rock. A banda HEALED é uma das indicadas ao Prêmio Roraimarocknroll na categoria REVELAÇÃO DO ANO. Para votar na Healed e outros artistas acesse o www.roraimarocknroll.blogspot.com #votejá 

MOMENTO POLAROID 
Pelas lentes de JJVILELA a história do rock roraimense é contada. O registro é da banda FORTÚNIA durante show no 6º Festival Yamix, promovido pela UERR que aconteceu na cidade de Pacaraima entre os dias 15 e 16 de novembro de 2013... Uma bela imagem que merece uma polaroid! \o/ 

PUBLICIDADE


SEPARADOS NO NASCIMENTO 
Quem disse que humor e rock n’ roll não combinam? Qualquer semelhança é mera intenção troll (risos). Separados no nascimento os “irmãos” Daron Malakian (SOAD) e Bel Marques (Chiclete com Banana) ou seria o contrário? 

QUEM FOI FREDDIE MERCURY? 
Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara (Stone Town, 5 de setembro de 1946 — Londres, 24 de novembro de1991), foi um músico, cantor e compositor britânico, mais conhecido por ter sido vocalista da banda britânica de rock Queen. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares como um dos melhores cantores de todos os tempos e uma das vozes mais conhecidas do mundo. Além de seu trabalho com o Queen, Freddie lançou alguns trabalhos em carreira solo, e também, ocasionalmente, atuou como produtor e músico convidado (piano ou voz) para outros artistas. Ele faleceu de broncopneumonia, causada pela AIDS, em 24 de novembro de 1991, apenas um dia depois de reconhecer publicamente que tinha a doença.


JÁ DIZIA JIMI HENDRIX 

PUBLICIDADE


FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com
Siga-nos no twitter @roraimarock
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com

PUBLICAÇÃO
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 3
28ª EDIÇÃO | 26/11/2013

CLIQUE AQUI E LEIA TODAS AS PUBLICAÇÕES DA COLUNA RORAIMAROCKNROLL
Curta nossa página no Facebook CLICANDO AQUI
Siga-nos no twitter @roraimarock e acompanhe as atualizações do Blog Roraimarockrnoll

22 de nov de 2013

PROGRAMA ESTILO ROCK - 42ª EDIÇÃO – O QUE VAI ROLAR?

Programa de rádio ESTILO ROCK, vai ao ar todos os sábados, das 11h as 12h na rádio Monte Roraima FM 107,9 e também online no endereço www.monteroraimafm.com.br . 

O programa de rádio Estilo Rock se diferencia dos demais programas do gênero no rádio roraimense por inovar no seu formato dinâmico, sempre trazendo novidades para os ouvintes e programa especiais. Neste sábado, 23 de novembro, a 42ª Edição do programa ESTILO ROCK, traz no seu roteiro musical o melhor do rock n’roll independentes do Brasil. Confira as bandas que fazem parte do set list do programa ESTILO ROCK deste sábado: 

BLACK DRAWING CHALKS 
Black Drawing Chalks é um quarteto stoner rock de Goiânia. A ideia de formar a banda surgiu na faculdade de Design Gráfico. Victor Rocha e Douglas Castro fazem parte do estúdio Bicicleta sem Freio (responsável pela identidade visual de vários shows e festivais de Goiânia) e decidiram chamar Denis de Castro, irmão de Douglas e estudante de arquitetura, para fundar o Black Drawing Chalks. Na época, Victor dividia os acordes e vocais com Marco Bauer. No início de 2007, Marco decide sair da banda e Renato Cunha é convidado a integrar o quarteto. O nome da banda, que significa "carvões pretos para desenhar", vem de uma marca alemã de material para desenho, influência constante na vida dos garotos. Em 2007, lançaram o elogiado disco de estréia, Big Deal, pela gravadora Monstro Discos. Após o lançamento do álbum, a banda tocou pelo Brasil inteiro. No mesmo ano, abriram para os ídolos americanos do Nashville Pussy, tradição que se tornaria frequente. A banda já fez shows ao lado de nomes como The Datsuns, Motörhead,Eagles Of Death Metal e Black Label Society. 

BRANCO OU TINTO 
ranco Ou Tinto é uma banda de rock’n’roll formada no inverno brasileiro de 2007, em meio ao escaldante calor Cuiabano. Foram indicados ao Prêmio Dynamite em 2008 como banda revelação e ganharam o Prêmio Hell City como banda revelação de Cuiabá. Lançaram 2 videoclipes, sendo que “Confissão Sem Culpa” ganhou prêmio de melhor videoclipe no Festival de Cinema e Video de MT em 2009 e “Presente de Grego” estreou na MTV Brasil, MTV Reino Unido e VH1 Brasil em 2010. Em 2011 ganharam o Prêmio Factóide como melhor banda local, segundo o público. Recentemente abriram o show da banda Velhas Virgens no Festival Março Grosso em Cuiabá (MT). No momento se preparam para lançar seu primeiro disco, intitulado “50 segundos”, que é uma referência ao tempo que nosso coração leva aproximadamente para bombear o sangue por todo o corpo, numa alusão à vida. É justamente esta mensagem que o grupo pretende passar nas músicas que compõem esse trabalho. O disco tem produção musical de Tchucka Júnior. Integrantes: Thiago Araújo (contra-baixo) • Welliton Moraes (vocal/guitarra) • Marcus Tubarão (bateria) 

THE BAUDELAIRES 
Power Pop é um estilo musical, uma categoria que circula bem entre jovens norte-americanos, ingleses e, curiosamente, na capital da Espanha, Madrid. Uma música com vocalizações, melodias, harmonias e tudo o que compõe a métrica de uma ótima canção pop. Mas aqui essa fórmula ganha força com guitarras mais acidas, mais altas que o normal e com a mesma facilidade de se instalar no chip da memória e fazer com que a melodia grude por horas e horas. Essa é a função do Power Pop e de bandas que consagraram o estilo, como The Replacements, Big Star, The Romantics, Teenage Fanclub, Fountains of Wayne e The Posies. E sabendo de tudo isso, entra The Baudelaires, quarteto surgido na fervorosa e ritmada Belém, em plena Amazônia, que entende o que é Power Pop e que venera todas essas grandes bandas e suas melodias inesquecíveis. Para quem sempre escutou rock e não se ligou exatamente no que é o estilo, a banda pode parecer apenas mais uma. Mas aos ouvidos mais atentos e treinados por grupos como The Zombies, Beatles e Beach Boys, sabe que existe algo mais verdadeiro ali, de gente que realmente consumiu as vocalizações dos 60s e as guitarras em acordes abertos e cheias de overdrive venenoso dos anos 90. E o idioma para todas essas referências? Sim, em inglês. Simplesmente porque soa melhor, não é necessariamente uma obrigação ou a ansiedade em pegar estrada. 

COYOTES VOADORES 
Os Coyotes Voadores surgiram depois da dissolução da banda Tetris, que ganhou visibilidade no circuito alternativo de rock manauara por ter tocado em diversos festivais da Região Norte em 2007 e 2008 (Varadouro no Acre, Casarão em Rondônia, Grito Rock no Pará e Sesc Rock em Roraima). Em 2010, o grupo se formou com a proposta de tocar um estilo similar ao stoner rock, gênero com mistura de sons graves e muitos solos de guitarra com alta distorção, geralmente associado ao Queens of The Stone Age. A banda, no entanto, incorpora as influências de cada um de seus integrantes, desde clássicos do rock como Led Zeppelin até bandas da atual geração como Alice in Chains, Nine Inch Nails e Foo Fighters. 

MALBEC 
Formada por Ian Fonseca, Zé Cardoso, Silvio Romano, Leo Garcia e Natan Fonseca, Malbec é o tipo de banda que surpreende quem ouve. Que insere solos de teclado no meio da música, que tem músicas completamente diferentes dentro da mesma música. Quando começa calma, mas logo depois o som sobe, o ritmo esquenta, de dar vontade de levantar pra dançar, mas depois volta ao normal. (...) Paranormal Songs o disco mais novo, de 2012, tem músicas em português e algumas em inglês. Dá pra perceber a evolução criativa e musical da banda, em relação ao Primeira Marcha, EP de 2009, inteiro em português. As composições da banda são muito interessantes e prendem o ouvinte. ”Consanguíneo” do Paranormal Songs traz uma letra tão doce e tão bonita, que faz querer ouvir no repeat. É aquela música que você envia pro seu amigo quando ele está passando por um momento difícil e que o faz lembrar que você está ali pra ajudá-lo, não importa o que aconteça. Já ”18h” como nome diz, mostra aquela correria do dia a dia às 18h, tanto que o canto é acelerado e melodia se entrelaça com essa velocidade. 

LUNETA MÁGICA 
Luneta Mágica é uma banda de rock alternativo amazonense surgida em 2008. Formada atualmente por Pablo Araújo (guitarra e voz), Diego Souza (baixo), Erick Omena (guitarras, voz) e Eron Oliveira (bateria), lançou em 2011 o demo Remédio pra Gripe. No ano passado,gravou em Manaus o CD Amanhã Vai Ser o Melhor Dia da Sua Vida, mixado e masterizado na Argentina. O álbum entrou em diversas listas dos melhores do ano pela mídia especializada em Manaus (melhor banda amazonense de 2012 na votação do público pelo site Manifesto Norte) e em outras regiões do Brasil (melhor disco brasileiro de 2012 pelo blog Zap'n'Roll, do jornalista Humberto Finatti, e "grande estreia de 2012" pelo blog Miojo Indie), um destaque pouco comum para bandas autorais no Amazonas. 

SHEEP 
A banda Sheep está na estrada do rock desde 2002, sendo hoje um dos grupos de rock mais relevantes de todos os tempos do rock roraimense. O estilo da banda transita entre o grunge e rock alternativo, com riffs marcantes, distorções em contraste com dedilhados melódicos e letras com temáticas sentimentais e do cotodiano. A essência da banda Sheep é a produção de material autoral, para todos os públicos sem distinção. A Sheep também busca exercer o sentido literal do verbo “entreter”, reproduzindo canções de bandas internacionais conhecidas, muitas delas das que serviram de influência para o gênero da banda. As letras das canções da banda, de fácil compreensão, despertam a identificação imediata com seu público, com temas que vão desde desilusões amorosas à problemas psicológicos ou cenas do cotidiano. Tem como principais influências as bandas Nirvana, Silverchair, Alice In Chains, Foo Fighters, Stone Temple Pilots e a Reação em Cadeia. 

EPÍSTULA 
Originalmente chamada de Impactu’s, a banda Epístula surgiu em 2006 na cena rock roraimense. Após uma mudança de formação, a banda consolidou sua formação em 2010. Com o lançamento do primeiro single "Tudo se fez novo", em setembro de 2012, a banda ganhou prestigio e reconhecimento no meio gospel e secular, com a música tocando nas principais emissoras de Boa Vista e em radios webs, e Rádio Boas Novas de Manaus. Com o lançamento da primeira música, a banda preferiu mudar de nome, pois o nome Impactu´s já existia em mais de 4 bandas de estilos diferentes pelo o Brasil e nunca houve a preocupação do registro do nome desde o seu começo, daí o motivo da mudança e até mesmo evitar problemas autorais no futuro. A banda no momento ensaia novo repertorio e novas músicas próprias e se prepara para entrar em estúdio para gravar o novo single que se chama ‘Quer Saber’, com previsão de lançamento até fim de setembro. O primeiro cd da banda é um sonho dos integrantes e pode acontecer até o fim do ano. Epístula que do grego antigo significa “ordem, mensagem”, e do latim que significa “carta, mensagem escrita e não assinada” e que na grafia utilizada pela banda, teve a alteração do O pelo U, por ser diferente e ter mais cara de rock and roll, define bem qual mensagem esses 4 rapazes desejam passar através de suas letras e do rock gospel, "que é o incondicional e incomparável amor de Deus". Ouça sem preconceito. 

GARDEN 
Desde 1996 na ativa, a banda GARDEN é hoje um dos grupos mais importantes de todos os tempos do rock roraimense. Considerada por crítica e público uma das melhores bandas de rock de Roraima em atividade, senão a melhor em termos técnicos e harmônicos, a Garden chega em 2013 com o 2º disco autoral saindo do forno, um currículo invejável de shows e participações nos principais festivais de rock de Roraima e a alcunha de dinossauros do rock roraimense. No Amazonas são reverenciados sempre que tocam por lá, na já tradicional casa de shows Porão do Alemão. Além de um repertório cover extenso, a banda Garden apresenta também um som autoral inspirado no grunge, com linhas de bateria forjadas na sombra de bandas como Incubus e U2, somado a letras poéticas para as massas com pitadas interessantes de power pop rock. 

KLETHUS 
A Klethus é uma banda roraimense de 'crossover rock', termo americano que significa a capacidade da música de passar de um ambiente para outro, sem alteração. No caso da Klethus, um rock que aborda em suas músicas letras com temáticas sociais, políticas, idealistas e pesados riffs de guitarra que pode agradar qualquer público. A Klethus foi formada em Roraima, em 1993 sendo a primeira banda a lançar um álbum virtual no Estado de Roraima. O CD "Direção" garantiu grande acesso no site oficial e mais de 40 mil acessos pelo mundo afora. A banda lançou, também, diversos singles, entre eles o "1976-2001", produzido por Frank Lima, do Gruta Studio/RR, tocado em rádios nacionais como Jovem Pan/SP. Ao longo de sua carreira, a banda tocou em diversas cidades do país, incluindo festivais nacionais, centros culturais e eventos populares. Atualmente a Klethus está em estúdio produzindo seu mais novo CD, ainda sem título definitivo e está em fase de pré-produção do seu primeiro videoclipe profissional, contemplado pela Lei de Incentivo Cultural do Estado de Roraima. 

ARROTO DO SAPO 
Mais de uma década de estrada, um espaço enorme no coração e nas cabeças balançantes dos HeadBangers de Boa Vista e ótimas histórias pra contar. Do Punk Rock de Roraima, a banda Arroto do Sapo foi criada no ano 2000, depois que Zé, quem ainda não era ‘do Arroto’, foi expulso de outra banda, isso no Rio Grande do Sul. Ele e a baixista Annapunk decidiram criar um novo grupo. O nome nasceu inspirado em um arroto no acontecido no meio do mato e de autor desconhecido. Conta-se que o som emitido lembrava um arroto de sapo (!?), segundo o vocalista Zé. Fórum Social Mundial, no RS, Encontro Internacional Anarcopunk, na Bahia, foram alguns dos locais onde os Punks se apresentaram pelo Brasil. Na terra de Macunaima a banda destaca os shows nos três primeiros Roraima SESC Fest Rock, realizados de 2005 a 2007. "Inesquecíveis", assim Zé do Arroto definiu a participação nos eventos. O trio tem cerca de 20 composições, algumas registradas em demos antigas, outras em vídeo. O single ‘Há um mês eu estou preso’ está disponível na internet desde 2005. A música já fez parte de uma coletânea, chamada ‘1 minuto, 60 bandas mostrando seu ódio em forma de música’, da Dinno Discos. 

RECLIVE 
Uma mistura de tendências, de vertentes, de visões, de personalidades e características. Prazer, RECLIVE. Passeando pelo mais autêntico sondagem jovem, caindo em um buraco cheio de hardcore nova-iorquino, ressuscitando e se inserindo em um cenário de Alternativo , vendo no fim do túnel uma luz que indica o propalado som moderno. Ouça sem preconceitos, especialmente aqueles relativos a rótulos. O rock comanda as ações da Reclive, com seu início em 2011. Porém, trata-se de um rock diferente; talvez um rock que não se feche a influências externas, tais qual o puro pop, jazz e blues, dentre outros. Reclive é Reclive. Desista, você não irá denominar o tipo de som da banda. A banda esta em seu “Ponto de partida”, Com a construção de suas músicas autorais, a banda tenta inserir-se por completo no cenário atual do rock roraimense. Cenário este formado, em sua maioria, por bandas cada vez mais semelhantes e similares, com poucos atrativos que as diferenciem. É este o ponto principal: Reclive quer ser o diferencial, em qualidade, sonoridade e postura. É ver para crer. Com intenso trabalho de marketing e divulgação, a banda vai, aos poucos, se colocando em posição de destaque perante o público e pessoal especializado. Já que partimos de um cenário onde quase não tem influencias de Rock mais de outros estilos e culturas, o que dificulta o trabalho mais o torna um desafio emocionante. Os quatro jovens roraimenses convidam você a embarcar nessa viagem de som e arte. Reclive te chama para passear conosco, tal qual o início desde texto já fizera.

20 de nov de 2013

MELHORES DO ANO RORAIMAROCKNROLL – CONHEÇA OS INDICADOS DA CATEGORIA “BANDA REVELAÇÃO”


O BLOG RORAIMAROCKNROLL surgiu em 2010 com a proposta de divulgar, fomentar e apoiar a cena rock roraimense. Desde então o RORAIMAROCKNROLL tornou-se a referência em informação e produção cultural relacionado ao rock no extremo norte do Brasil, fazendo dele hoje o maior portal de rock de Roraima. Com o intuito de continuar fomentando a cena rock roraimense e apoiar as bandas locais, o BLOG RORAIMAROCKNROLL lança o 1º PRÊMIO MELHORES DO ANO – RORAIMAROCKNROLL.

O prêmio MELHORES DO ANO – RORAIMAROCKNROLL visa valorizar e reconhecer os artistas, bandas locais, eventos e produtores culturais de Roraima que fazem parte da cadeia produtiva da música em Roraima. 

A Votação acontece entre os dias 19 de novembro de 2013 e 20 de dezembro de 2013 exclusivamente no Blog Roraimarocknroll através de enquete, divido nas seguintes categorias: ARTISTA DO ANO, BANDA REVELAÇÃO, BANDA AUTORAL, BANDA COVER, FESTIVAL/EVENTO, SHOW AUTORAL, SHOW REGIONAL, SHOW NACIONAL, SINGLE, EP/CD, PUB/BAR. 

A premiação acontece em janeiro de 2014, com uma grande festa promovida pelo Blog Roraimarocknroll para celebrar os grandes vencedores do ano de 2013. Conheça agora os indicados para o 1º PRÊMIO MELHORES DO ANO RORAIMAROCKNROLL 2013, na categoria BANDA REVELAÇÃO: 

DITAMBAH 
A banda DITAMBAH surgiu em meados de 2012, com a proposta de fazer um som autoral influenciado principalmente pelo rock brasileiro dos anos oitenta, em especial Titãs e bandas punks desse período. O cardume rocker, como também é conhecido, fez sua estreia nos palcos de Roraima no início de 2013, e de lá pra cá já contabilizou muitos feitos para uma banda estreante de rock, entre eles a participação no Festival competitivo Canto Forte, e nos principais festivais e eventos de rock da cidade, além de lançar o single BEIRAL, participar de duas coletâneas e costurar parcerias artísticas, entre elas com o poeta maranhense FERREIRA GULLAR. A banda DITAMBAH é uma das bandas revelações de 2013 do rock roraimense,e certamente já escreveu seu nome na história do rock acima da linha do Equador. 

EPÍSTULA 
Contrariando o rótulo de que bandas “gospel” não tem espaço na cena rock, a banda EPÍSTULA surgiu há alguns anos de forma tímida, consolidando sua formação em 2013 e escrevendo sua história definitivamente no rock local. Lançou o single QUER SABER (um rock nervoso, embebido de riffs carregados e vocal matador de Jeremias Nascimento) e também participou da coletânea Roraimarocknroll, além de apresentar shows sólidos e surpreendentes em eventos gospel e também de rock na cidade. A EPÍSTULA faz um hard rock pesado, influenciado pela sonoridade oitentista, mas com atitude, personalidade e peito aberto, levando mensagens positivas em suas letras em cima de boas harmonias para fã nenhum de rock pesado contestar, mostrando que rock é rock, desprendido de rótulos ou de preconceitos. 

FORTÚNIA 
A banda FORTÚNIA surgiu no início de 2013 sendo aclamada pelo Fora do Eixo como uma das grandes apostas da cena musical de Boa Vista. O estilo da banda segue a cartilha dos novos grupos de destaque da cena, como Jamrock e Reclive, mas se diferencia pela sua formação e pela entrega nos shows, principalmente do vocalista Luis Fernando. Lançaram o single COMPREENSÃO, mas infelizmente a banda encerrou sua breve carreira, realizando apenas shows esporádicos para cumprir sua agenda na reta final de 2013. Os integrantes remanescentes já lideram novos projetos, e ao que tudo indica em 2014 teremos boas surpresas das sementes espalhadas da banda FORTÚNIA. Apesar do pouco tempo de história, a banda fez relativo barulho na cena, chamando a atenção de críticos e formando um público considerável, e por tudo isso é uma das revelações do rock de 2013. 

HEALED 
Som pesado, pescoços doídos e cabelos voando é o que se pode esperar ao ver e ouvir a novata banda HEALED, uma das promessas do rock “gospel” de Roraima. Em 2013 a banda HEALED ganhou destaque participando das prévias seletivas do Roraima Sesc Fest Rock, vencendo e participando do maior festival de Rock de Roraima, provando que mulheres também tem vez no rock. A banda HEALED tem em sua essência o que falta a muitas bandas de rock em Roraima, atitude, persistência e competência. Fãs de rock pesado podem esperar boas surpresas de uma das bandas que promete fazer mais barulho ainda em 2014. 

RED ROOF 
A banda REDROOF estreou recentemente na cena rock roraimense, no 2º Indie ao Extremo. a RED ROOF é influenciada por grandes nomes do Indie Rock, como: Arctic Monkeys, The Strokes, Franz Ferdinand e nacionalmente os baianos da Vivendo do Ócio. Formada por jovens rockers, a RED ROOF trilha o caminho do rock ainda de forma tímida, mas com grandes pretensões para 2014. Também participaram recentemente do Encontro de Motos de Altas Cilindradas, agradando a nova geração de fãs do rock local, e certamente, se tiverem persistência e profissionalismo ocuparão um lugar de destaque no indie rock roraimense em 2014. 

* Para votar nos MELHORES DO ANO DO BLOG RORAIMAROCKNROLL basta selecionar as opções na barra de layout disponível do lado esquerdo da tela.