31 de dez. de 2013

SENTA A PÚA - RORAIMAROCKNROLL – 2013 – O QUE FICA?


O Blog Roraimarocknroll chega a sua última publicação do ano de 2013 fazendo uma retrospectiva sobre o que aconteceu de melhor no rock do extremo norte do Brasil neste ano, o balanço sobre as atividades desenvolvidas pelo Blog ao longo de 2013, e apresenta para os leitores os novos projetos do Roraimarocknroll para 2014. Se liga que a seguir o Roraimarocknroll Senta a Púa no rock roraimense, no melhor estilo (é claro) Roraimarocknroll. Confira:

por Victor Matheus – www.roraimarocknroll.blogspot.com

ATIVANDO O FLASH BACK

Em 2011, o Blog Roraimarocknroll chutou a bunda da então estagnada, enfadonha, diluída, mesquinha, polarizada e monopolizada cena rock roraimense com a polêmica resenha do GRITO ROCK BOA VISTA daquele ano, dando o start para a maior revolução até então na emergente cena rock do extremo norte do Brasil. A partir daí o Roraimarocknroll entrou em evidência no cenário cultural e de entretenimento de Roraima, sendo inclusive objeto de debates acalorados nos mais diversos ambientes, desde o espaço virtual até as mesas de bares, entre outros... Alguém se lembra disso?

Foi também em 2011 que surgiu um dos projetos mais ousados do Roraimarockrnoll até então: o 1º SKINNI ROCK FESTIVAL, o último grande festival de rock autoral realizado no hoje já saudoso ESPAÇO MULTICULTURAL DO SESC CENTRO, e o primeiro festival de rock de Roraima com cobertura nacional da mídia, através do PORTAL DYNAMITE, BLOG'S ZAPNROLL e SOM DO NORTE, E O JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, além do pagamento de cachê para bandas autorais, mais de 6 semanas de programação e o desenvolvimento de fato da palavra SUSTENTABILIDADE. Certamente uma das maiores revoluções em termos de produção cultural, em especial no rock, de Roraima de todos os tempos.

Em 2011 o Roraimarocknroll realizou o SKINNI ROCK FESTIVAL
último grande festival de rock autoral realizado 
no ESPAÇO MULTICULTURAL DO SESC CENTRO

Com o sucesso do SKINNI ROCK FESTIVAL, o Blog ousou mais um vez, criando o primeiro selo independente de Roraima, o RORAIMAROCK DISCOS, que produziu naquele ano as bandas GARDEN, JAMROCK e VELUDO BRANCO. Além disso, também criou outro festival que já faz parte do calendário anual de eventos de rock de Roraima: o HEY HO! LET'S GO!. Ainda em 2011, o Roraimarockrnoll celebrou outra conquista: Passou a fazer parte da editoria de Cultura do maior jornal impresso de Roraima – a FOLHA DE BOA VISTA - com a COLUNA RORAIMAROCKNROLL, a primeira coluna de jornal em Roraima a falar exclusivamente sobre rock n'roll. Parece pouco, mas ao relembrar a caminhada de 2011, o Roraimarocknroll fez muito pela cena rock roraimense, ainda mais por se tratar um blog de verve cultural, e como prova do que foi dito, o Blog teve pouco mais de 70 mil acessos naquele ano.

O jornalista FABIO GOMES e VICTOR MATHEUS
parceria do portal SOM DO NORTE & BLOG RORAIMAROCKNROLL
fomentam a música do extremo norte do Brasil

Em 2012, o Blog Roraimarocknroll fincou por definitivo seu nome na história do rock n'roll roraimense como referência e o principal portal virtual de informações sobre o que acontece em termos de rock n'roll no extremo norte do Brasil, chegando próximo da marca dos 100 mil acessos, 1.452 comentários, totalizando 115 publicações naquele ano sobre diversos assuntos relacionados a cena rock roraimense, expandido suas parcerias (a principal delas com o portal SOM DO NORTE, do jornalista FÁBIO GOMES), ampliando sua editoria com novas sessões (hoje contabiliza 20), aumentando a frequência de publicações, e apresentando para o leitor assuntos pertinentes a cena rock local, além de promover muitos eventos locais... Em outras palavras, o Roraimarocknroll saiu por definitivo do underground jornalístico/cultural para fazer frente e ser referência quando o assunto é rock n'roll roraimense. Quando se fala hoje em rock de Roraima, se fala do Blog Roraimarocknroll, nos dando muito orgulho e mais responsabilidades também.

Em 2012 o Selo Roraimarock Discos lançou seus primeiros produtos fonográficos
entre eles o disco ANTES QUE O MUNDO ACABE VELUDO BRANCO AO VIVO
do power trio roraimense VELUDO BRANCO

O Roraimarocknroll também lançou em 2012, através do seu selo – o RORAIMAROCK DISCOS – os primeiros produtos fonográficos, o EP SEM MENTIRAS e o disco ANTES QUE O MUNDO ACABE... VELUDO BRANCO AO VIVO, ambos do power trio roraimense VELUDO BRANCO, além de promover mais eventos de rock que qualquer outra produtora local (em especial o rock autoral) e fortaleceu as parcerias com a cena rock do norte do Brasil, promovendo o show da banda punk amazonense ANTIGA ROLL, e da banda rondoniense KALI & OS KALHORDAS, experiência que permitiu ao Blog poder ousar nos projetos vindouros de 2013... Ainda em 2012, vivenciamos muitos momentos dolorosos para o rock local, como o acidente que quase ceifou a vida de um dos mais talentosos guitarristas de Roraima – THIAGO MOREIRA. Felizmente Thiago sobreviveu ao maior desafio de sua vida sem maiores sequelas e pudemos presenciar o renascimento de um dos maiores talentos de todos os tempos das 6 cordas de Roraima. O ano de 2012 acabou sendo para o Roraimarocknroll o ano de CONSOLIDAÇÃO e abriu caminho para novos sonhos que acabaram se tornando reais em 2013.

2013 - O ROCK DO EXTREMO NORTE DO BRASIL EM ASCENSÃO

O ano de 2013 marca por definitivo um ciclo inesquecível dentro da história do rock roraimense, e também para o RORAIMAROCKNROLL. Ao longo do ano, o BLOG contabilizou 437 publicações (média de 1,2 publicações diárias – a maior do blog desde sua criação em março de 2010), totalizando mais de 161 mil acessos, fazendo de 2013 o ano da ASCENSÃO do Blog Roraimarocknroll em termos de credibilidade, produção, fomento e apoio a cena rock roraimense e o mercado cultural local, sendo definitivamente o ano mais importante até agora para o RORAIMAROCKNROLL.


Coletânea Roraimarocknroll Vol.1
Projeto do Roraimarocknroll realizado em 2013

O primeiro semestre do ano foi bem agitado para o rock made in Roraima, em especial para o Blog que lançou mais um produto fonográfico do seu selo e anunciado como um dos projetos a serem desenvolvidos no ano - a COLETÂNEA RORAIMAROCKNROLL VOL.1 – com participação de 7 bandas locais, entre elas SHEEP, GARDEN, VELUDO BRANCO, IEKUANA, KLETHUS e as estreantes DITAMBAH e EPÍSTULA. O lançamento foi um sucesso e teve grande repercussão da mídia local, regional e nacional, colocando novamente o rock roraimense no mapa das produções fonográficas independentes do norte do Brasil. O Blog também lançou uma das maiores revelações do rock roraimense desde o surgimento da lendária banda LN3, a banda DITAMBAH, com o seu single BEIRAL, premiado também como o single de 2013 do rock roraimense. 

Ainda no primeiro semestre do ano, o RORAIMAROCKNROLL em parceria com o PORTAL SOM DO NORTE deu a partida para mais um projeto anunciado em 2012: AS NOITES SOM DO NORTE – BOA VISTA, projeto do jornalista FABIO GOMES que agora também é desenvolvido em Roraima em parceria com o Blog. Neste ano aconteceram duas edições, com as bandas amazonense LUNETA MÁGICA e MALBEC (duas das principais revelações do rock independente brasileiro de 2013), a banda local JAMROCK e o músico BEN CHARLES. 

O primeiro semestre do ano ainda deu mais alegria para o rock acima da linha do Equador, em especial ao Roraimarocknroll que apoio e lançou juntamente com o portal Som do Norte um dos mais importantes discos da música de Roraima de todos os tempos e na humilde opinião do blogger uma verdadeira obra prima da música de Roraima, o aclamado CARIMBÓ ELECTRO SECO OU O AMOR E A ESPERANÇA EM TEMPOS DE AQUECIMENTO GLOBAL do músico BEN CHARLES. A partir daí a carreira de Ben Charles, já consagrada, tomou novos rumos e hoje o gênio da música de Roraima enfim conquistou o reconhecimento artístico de sua terra natal e da mídia nacional especializada em som independente com este trabalho, deixando o RORAIMAROCKNROLL orgulhoso do seu trabalho em termos de assessoria de imprensa artística.

O aclamado CARIMBÓ ELECTRO SECO... de BEN CHARLES
disco do ano de 2013 do RORAIMAROCKNROLL

Infelizmente nem só de alegrias foi o primeiro semestre de 2013 para o rock roraimense. Também presenciamos o fim definitivo de um dos lugares mais icônicos e importantes na história do rock acima da linha do Equador: o ESPAÇO MULTICULTURAL DO SESC CENTRO, também reconhecido como o TEMPLO DO ROCK, que foi demolido para dar lugar a um novo prédio do SESC RR, mais moderno e que também contará com um espaço cultural mais amplo e estruturado... Ainda assim lamentamos o fim de um dos ambientes que mais colaborou para o desenvolvimento do rock roraimense e que ficará eternizado para sempre em nossa memória através da coluna FATOS E FOTOS , assinada por CESAR MATUZA que contou durante todo o ano com maestria e sinceridade toda a história do ESPAÇO ROCK, o RORAIMA SESC FEST ROCK e shows importantes que lá aconteceram até seu fim derradeiro.

O ano de 2013 marcou o adeus ao TEMPLO DO ROCK RORAIMENSE
o ESPAÇO MULTICULTURAL DO SESC CENTRO

Consolidando definitivamente o primeiro semestre do ano, o RORAIMAROCKNROLL ousou mais uma vez e trouxe de volta a vida o programa de rádio ESTILO ROCK, que entre 2004 e 2008 agitou o rádio roraimense sendo um dos programas radiofônicos pioneiros em tocar rock independente e bandas de Roraima, retornando definitivamente em fevereiro deste ano na mesma rádio que o consagrou, a MONTE RORAIMA FM 107,9. De lá pra cá o ESTILO ROCK já contabiliza 47 edições inesquecíveis, sempre trazendo novidades para o ouvinte e programas especiais, além de entrevistas exclusivas e muito, mas muito rock n'roll independente, clássico, e principalmente das bandas de Roraima.

Programa de rádio ESTILO ROCK
projeto do Roraimarocknroll realizado em 2013

O primeiro semestre encerrou a todo vapor em termos de rock n'roll em Roraima, e para o Roraiamrocknroll não foi diferente, com a realização de mais uma FESTA RORAIMAROCKNROLL, a realização do 3º HEY HO LETS GO!, festival em homenagem ao dia mundial do rock promovido pelo Blog e que contou pela primeira vez este ano com a participação de bandas convidadas do norte, as amazonenses SENTAPÚA e RHODES e a cobertura em tempo real do maior festival de rock de Roraima, o RORAIMA SESC FEST ROCK, que neste ano colocou definitivamente Roraima no mapa dos grandes festivais independentes do Brasil, com a participação da maior banda de metal do Brasil e uma das maiores do mundo, o SEPULTURA, um antigo sonho de seu idealizador, o pai do rock roraimense KILDO ALBUQUERQUE, que se materializou num domingo chuvoso de 14 de julho de 2013, considerado a partir de então pelo Roraimarocknroll, o DIA DO ROCK RORAIMENSE.

KILDO ALBUQUERQUE
definitivamente o verdadeiro PAI DO ROCK RORAIMENSE

O segundo semestre continuou agitado para o rock roraimense. O Roraimarocknroll continuou divulgando e lançando bandas não só de Roraima, mas também de todo o norte junto com o portal SOM DO NORTE. O Roraimarocknroll também divulgou em tempo real e fez a cobertura completa do 7º ENCONTRO INTERNACIONAL DE MOTOS DE ALTAS CILINDRADAS, promovido pelo RORAIMA MOTO CLUBE, e ainda teve o privilégio de realizar uma entrevista exclusiva (a primeira de relevância nacional) com a banda PLEBE RUDE, um dos momentos inesquecíveis para o Blog neste ano.

Encerrando o ano, o último projeto do RORAIMAROCKNROLL enfim saiu do papel e se tornou realidade: o prêmio MELHORES DO ANO RORAIMAROCKNROLL, o primeiro a premiar e reconhecer artistas desse gênero em Roraima, foi um grande sucesso em sua primeira fase, com um total de 3.258 votos em 20 dias de votação, tornando-se a última celebração do ano para o rock roraimense. O prêmio MELHORES DO ANO RORAIMAROCKNROLL terá sua festa de premiação e entrega dos troféus para os vencedores previsto para janeiro de 2014, e para a sua segunda edição já promete mais novidades, novas categorias e uma festa ainda maior para celebrar e homenagear o rock roraimense.

O ano de 2013 não foi apenas de consolidação para o Roraimarocknroll, mas também de ascensão em muitos aspectos, principalmente relacionado as parcerias estabelecidas desde 2011 e outras que surgiram ao longo do ano, com destaque para o trabalho conjunto com o PORTAL SOM DO NORTE, os eventos em parceria com a ASSOCIAÇÃO DE HEADBANGUERS DE RORAIMA, e mais recentemente a notícia que agora o BLOG RORAIMAROCKNROLL será correspondente oficial do grupo de telecomunicações AMAZONAS EM TEMPO, através do programa de rádio EM TEMPO DE ROCK, do agitador cultural e radialista EMIR FADUL, que vai ao ar todos os sábados, das 18h as 20h, com um bloco especial dedicado ao rock roraimense, onde o blogger compartilha com os ouvintes todas as novidades do rock acima da linha do Equador, uma conquista imensa não só para o Blog, mas para toda a cena rock roraimense, que terá mais uma semente sendo cultivada na cena amazonense, principal mercado para as bandas de Roraima.

OS PROJETOS DO RORAIMAROCKNROLL PARA 2014

Em pouco mais de 3 anos de trabalho, o Blog RORAIMAROCKNROLL já conquistou muito para um blog de verve cultural. Hoje a marca RORAIMAROCKNROLL está nas REDES SOCIAIS (através do blog, da página oficial no facebook, no twitter, no soundclound com a webradio roraimarocknroll que lança os produtos fonográficos do Selo Roraimarock Discos, no youtube, através do canal e webtv do Blog), e na imprensa tradicional de Roraima, através da COLUNA RORAIMAROCKNROLL DO JORNAL FOLHA DE BOA VISTA e do programa ESTILO ROCK na rádio MONTE RORAIMA FM 107,9, ou seja, hoje o RORAIMAROCKNROLL está na internet (seu berço e eterno lar), no jornal impresso e no rádio, conquistas estas que devemos muito ao nosso público, os leitores, e principalmente as bandas de rock de Roraima, que fazem a cena rock acontecer de verdade. Sem elas não existira nada do que foi dito nestas linhas rockers e muito menos o RORAIMAROCKNROLL.

Para 2014 já estão previstos também mais 4 edições das NOITES SOM DO NORTE – BOA VISTA, com a intenção de expandir também para o Amazonas, tornando o projeto do PORTAL SOM DO NORTE de fato itinerante e abraçando grande parte do norte do Brasil. Uma conquista para o Roraimarocknroll e principalmente para o portal referência em cultura do norte do Brasil, o SOM DO NORTE, o braço direito do Blog Roraimarocknroll hoje.

Outros projetos do RORAIMAROCKNROLL continuarão sendo desenvolvidos, entre eles a COLETÂNEA RORAIMAROCKNROLL – Vol.2, a 2ª Edição do Prêmio MELHORES DO ANO RORAIMAROCKNROLL, as já citadas NOITES SOM DO NORTE – BOA VISTA, a FESTA RORAIMAROCKNROLL VOL. 3 (em homenagem ao aniversário do Blog, da Coluna Roraimarocknroll e do programa Estilo Rock), a 4ª Edição do festival HEY! HO” LET'S GO!, o lançamento de produtos fonográficos de bandas locais através do Selo RORAIMAROCK DISCOS, além de continuar apoiando, divulgando e promovendo a cena rock roraimense com estes projetos e outros vindouros que brevemente poderemos compartilhar com os leitores, simpatizantes do nosso trabalho e fãs do rock n'roll do norte do Brasil.

O QUE FICA?

Já escrevi sobre isso uma vez mas não hesito em repetir: Não sou Eu, ou qualquer outra pessoa ou organização que comanda a cena rock local. Ela é um organismo vivo, mutável, evolutivo... Somos apenas uma parte desse processo de construção, desse grande quadro artístico e desejamos apenas pintar a mais bela obra de arte com aquilo que temos em mãos... Comecei o esboço do que considero ainda ser um dos maiores sonhos que tenho nessa vida há pouco mais de 13 anos atrás, quando decidi fazer rock n'roll pelo resto dos meus dias de existência nesse planeta, e há pouco mais de 3 anos quando abracei esse sonho (chamado BLOG RORAIMAROCKNROLL) de vez, e me joguei no abismo do futuro e do que ainda nem sei que irá acontecer no dia de amanhã...


O que fica em 2013 é uma das lições que aprendi em 2011 e ainda levo comigo nos dias de hoje: a certeza que nada é impossível para quem acredita nos sonhos... Se você tiver paciência, persistência, foco, não temer os tropeços e as provações que a vida lhe der, tudo ao seu tempo acontece... Não duvide! Um dia eu sonhei em ter apenas uma guitarra modelo Les Paul Standard para imitar o meu ídolo Slash, ter uma banda de rock e cantar meus sentimentos... Hoje, tenho isso e muito mais do que cabe nas minhas mãos, e por tudo isso sou eternamente grato a Vida, a Luz, ao Universo, e principalmente ao rock n'roll, a razão por eu estar aqui hoje fazendo o que amo e me proporcionando experiências incríveis que guardo e guardarei por toda a minha existência nesse Universo... 

A história não termina aqui. Encerramos mais um capítulo e começamos um novo amanhã, promissor e indiscutivelmente melhor que do que o anterior, disso eu não duvido. Sempre caminharemos para frente, sem medo do futuro e nos orgulhando de nosso passado, afinal “se ninguém faz, fazemos”...

Feliz 2014, 
e que esse seja o melhor ano de nossas vidas.

Fecha a conta.

Leia mais:

Nenhum comentário: