22 de nov. de 2013

PROGRAMA ESTILO ROCK - 42ª EDIÇÃO – O QUE VAI ROLAR?


O programa de rádio Estilo Rock se diferencia dos demais programas do gênero no rádio roraimense por inovar no seu formato dinâmico, sempre trazendo novidades para os ouvintes e programa especiais. Neste sábado, 23 de novembro, a 42ª Edição do programa ESTILO ROCK, traz no seu roteiro musical o melhor do rock n’roll independentes do Brasil. Confira as bandas que fazem parte do set list do programa ESTILO ROCK deste sábado:

BLACK DRAWING CHALKS 
Black Drawing Chalks é um quarteto stoner rock de Goiânia. A ideia de formar a banda surgiu na faculdade de Design Gráfico. Victor Rocha e Douglas Castro fazem parte do estúdio Bicicleta sem Freio (responsável pela identidade visual de vários shows e festivais de Goiânia) e decidiram chamar Denis de Castro, irmão de Douglas e estudante de arquitetura, para fundar o Black Drawing Chalks. Na época, Victor dividia os acordes e vocais com Marco Bauer. No início de 2007, Marco decide sair da banda e Renato Cunha é convidado a integrar o quarteto. O nome da banda, que significa "carvões pretos para desenhar", vem de uma marca alemã de material para desenho, influência constante na vida dos garotos. Em 2007, lançaram o elogiado disco de estréia, Big Deal, pela gravadora Monstro Discos. Após o lançamento do álbum, a banda tocou pelo Brasil inteiro. No mesmo ano, abriram para os ídolos americanos do Nashville Pussy, tradição que se tornaria frequente. A banda já fez shows ao lado de nomes como The Datsuns, Motörhead,Eagles Of Death Metal e Black Label Society. 

BRANCO OU TINTO 
ranco Ou Tinto é uma banda de rock’n’roll formada no inverno brasileiro de 2007, em meio ao escaldante calor Cuiabano. Foram indicados ao Prêmio Dynamite em 2008 como banda revelação e ganharam o Prêmio Hell City como banda revelação de Cuiabá. Lançaram 2 videoclipes, sendo que “Confissão Sem Culpa” ganhou prêmio de melhor videoclipe no Festival de Cinema e Video de MT em 2009 e “Presente de Grego” estreou na MTV Brasil, MTV Reino Unido e VH1 Brasil em 2010. Em 2011 ganharam o Prêmio Factóide como melhor banda local, segundo o público. Recentemente abriram o show da banda Velhas Virgens no Festival Março Grosso em Cuiabá (MT). No momento se preparam para lançar seu primeiro disco, intitulado “50 segundos”, que é uma referência ao tempo que nosso coração leva aproximadamente para bombear o sangue por todo o corpo, numa alusão à vida. É justamente esta mensagem que o grupo pretende passar nas músicas que compõem esse trabalho. O disco tem produção musical de Tchucka Júnior. Integrantes: Thiago Araújo (contra-baixo) • Welliton Moraes (vocal/guitarra) • Marcus Tubarão (bateria) 

THE BAUDELAIRES 
Power Pop é um estilo musical, uma categoria que circula bem entre jovens norte-americanos, ingleses e, curiosamente, na capital da Espanha, Madrid. Uma música com vocalizações, melodias, harmonias e tudo o que compõe a métrica de uma ótima canção pop. Mas aqui essa fórmula ganha força com guitarras mais acidas, mais altas que o normal e com a mesma facilidade de se instalar no chip da memória e fazer com que a melodia grude por horas e horas. Essa é a função do Power Pop e de bandas que consagraram o estilo, como The Replacements, Big Star, The Romantics, Teenage Fanclub, Fountains of Wayne e The Posies. E sabendo de tudo isso, entra The Baudelaires, quarteto surgido na fervorosa e ritmada Belém, em plena Amazônia, que entende o que é Power Pop e que venera todas essas grandes bandas e suas melodias inesquecíveis. Para quem sempre escutou rock e não se ligou exatamente no que é o estilo, a banda pode parecer apenas mais uma. Mas aos ouvidos mais atentos e treinados por grupos como The Zombies, Beatles e Beach Boys, sabe que existe algo mais verdadeiro ali, de gente que realmente consumiu as vocalizações dos 60s e as guitarras em acordes abertos e cheias de overdrive venenoso dos anos 90. E o idioma para todas essas referências? Sim, em inglês. Simplesmente porque soa melhor, não é necessariamente uma obrigação ou a ansiedade em pegar estrada. 

COYOTES VOADORES 
Os Coyotes Voadores surgiram depois da dissolução da banda Tetris, que ganhou visibilidade no circuito alternativo de rock manauara por ter tocado em diversos festivais da Região Norte em 2007 e 2008 (Varadouro no Acre, Casarão em Rondônia, Grito Rock no Pará e Sesc Rock em Roraima). Em 2010, o grupo se formou com a proposta de tocar um estilo similar ao stoner rock, gênero com mistura de sons graves e muitos solos de guitarra com alta distorção, geralmente associado ao Queens of The Stone Age. A banda, no entanto, incorpora as influências de cada um de seus integrantes, desde clássicos do rock como Led Zeppelin até bandas da atual geração como Alice in Chains, Nine Inch Nails e Foo Fighters. 

MALBEC 
Formada por Ian Fonseca, Zé Cardoso, Silvio Romano, Leo Garcia e Natan Fonseca, Malbec é o tipo de banda que surpreende quem ouve. Que insere solos de teclado no meio da música, que tem músicas completamente diferentes dentro da mesma música. Quando começa calma, mas logo depois o som sobe, o ritmo esquenta, de dar vontade de levantar pra dançar, mas depois volta ao normal. (...) Paranormal Songs o disco mais novo, de 2012, tem músicas em português e algumas em inglês. Dá pra perceber a evolução criativa e musical da banda, em relação ao Primeira Marcha, EP de 2009, inteiro em português. As composições da banda são muito interessantes e prendem o ouvinte. ”Consanguíneo” do Paranormal Songs traz uma letra tão doce e tão bonita, que faz querer ouvir no repeat. É aquela música que você envia pro seu amigo quando ele está passando por um momento difícil e que o faz lembrar que você está ali pra ajudá-lo, não importa o que aconteça. Já ”18h” como nome diz, mostra aquela correria do dia a dia às 18h, tanto que o canto é acelerado e melodia se entrelaça com essa velocidade. 

LUNETA MÁGICA 
Luneta Mágica é uma banda de rock alternativo amazonense surgida em 2008. Formada atualmente por Pablo Araújo (guitarra e voz), Diego Souza (baixo), Erick Omena (guitarras, voz) e Eron Oliveira (bateria), lançou em 2011 o demo Remédio pra Gripe. No ano passado,gravou em Manaus o CD Amanhã Vai Ser o Melhor Dia da Sua Vida, mixado e masterizado na Argentina. O álbum entrou em diversas listas dos melhores do ano pela mídia especializada em Manaus (melhor banda amazonense de 2012 na votação do público pelo site Manifesto Norte) e em outras regiões do Brasil (melhor disco brasileiro de 2012 pelo blog Zap'n'Roll, do jornalista Humberto Finatti, e "grande estreia de 2012" pelo blog Miojo Indie), um destaque pouco comum para bandas autorais no Amazonas. 

SHEEP 
A banda Sheep está na estrada do rock desde 2002, sendo hoje um dos grupos de rock mais relevantes de todos os tempos do rock roraimense. O estilo da banda transita entre o grunge e rock alternativo, com riffs marcantes, distorções em contraste com dedilhados melódicos e letras com temáticas sentimentais e do cotodiano. A essência da banda Sheep é a produção de material autoral, para todos os públicos sem distinção. A Sheep também busca exercer o sentido literal do verbo “entreter”, reproduzindo canções de bandas internacionais conhecidas, muitas delas das que serviram de influência para o gênero da banda. As letras das canções da banda, de fácil compreensão, despertam a identificação imediata com seu público, com temas que vão desde desilusões amorosas à problemas psicológicos ou cenas do cotidiano. Tem como principais influências as bandas Nirvana, Silverchair, Alice In Chains, Foo Fighters, Stone Temple Pilots e a Reação em Cadeia. 

EPÍSTULA 
Originalmente chamada de Impactu’s, a banda Epístula surgiu em 2006 na cena rock roraimense. Após uma mudança de formação, a banda consolidou sua formação em 2010. Com o lançamento do primeiro single "Tudo se fez novo", em setembro de 2012, a banda ganhou prestigio e reconhecimento no meio gospel e secular, com a música tocando nas principais emissoras de Boa Vista e em radios webs, e Rádio Boas Novas de Manaus. Com o lançamento da primeira música, a banda preferiu mudar de nome, pois o nome Impactu´s já existia em mais de 4 bandas de estilos diferentes pelo o Brasil e nunca houve a preocupação do registro do nome desde o seu começo, daí o motivo da mudança e até mesmo evitar problemas autorais no futuro. A banda no momento ensaia novo repertorio e novas músicas próprias e se prepara para entrar em estúdio para gravar o novo single que se chama ‘Quer Saber’, com previsão de lançamento até fim de setembro. O primeiro cd da banda é um sonho dos integrantes e pode acontecer até o fim do ano. Epístula que do grego antigo significa “ordem, mensagem”, e do latim que significa “carta, mensagem escrita e não assinada” e que na grafia utilizada pela banda, teve a alteração do O pelo U, por ser diferente e ter mais cara de rock and roll, define bem qual mensagem esses 4 rapazes desejam passar através de suas letras e do rock gospel, "que é o incondicional e incomparável amor de Deus". Ouça sem preconceito. 

GARDEN 
Desde 1996 na ativa, a banda GARDEN é hoje um dos grupos mais importantes de todos os tempos do rock roraimense. Considerada por crítica e público uma das melhores bandas de rock de Roraima em atividade, senão a melhor em termos técnicos e harmônicos, a Garden chega em 2013 com o 2º disco autoral saindo do forno, um currículo invejável de shows e participações nos principais festivais de rock de Roraima e a alcunha de dinossauros do rock roraimense. No Amazonas são reverenciados sempre que tocam por lá, na já tradicional casa de shows Porão do Alemão. Além de um repertório cover extenso, a banda Garden apresenta também um som autoral inspirado no grunge, com linhas de bateria forjadas na sombra de bandas como Incubus e U2, somado a letras poéticas para as massas com pitadas interessantes de power pop rock. 

KLETHUS 
A Klethus é uma banda roraimense de 'crossover rock', termo americano que significa a capacidade da música de passar de um ambiente para outro, sem alteração. No caso da Klethus, um rock que aborda em suas músicas letras com temáticas sociais, políticas, idealistas e pesados riffs de guitarra que pode agradar qualquer público. A Klethus foi formada em Roraima, em 1993 sendo a primeira banda a lançar um álbum virtual no Estado de Roraima. O CD "Direção" garantiu grande acesso no site oficial e mais de 40 mil acessos pelo mundo afora. A banda lançou, também, diversos singles, entre eles o "1976-2001", produzido por Frank Lima, do Gruta Studio/RR, tocado em rádios nacionais como Jovem Pan/SP. Ao longo de sua carreira, a banda tocou em diversas cidades do país, incluindo festivais nacionais, centros culturais e eventos populares. Atualmente a Klethus está em estúdio produzindo seu mais novo CD, ainda sem título definitivo e está em fase de pré-produção do seu primeiro videoclipe profissional, contemplado pela Lei de Incentivo Cultural do Estado de Roraima. 

ARROTO DO SAPO 
Mais de uma década de estrada, um espaço enorme no coração e nas cabeças balançantes dos HeadBangers de Boa Vista e ótimas histórias pra contar. Do Punk Rock de Roraima, a banda Arroto do Sapo foi criada no ano 2000, depois que Zé, quem ainda não era ‘do Arroto’, foi expulso de outra banda, isso no Rio Grande do Sul. Ele e a baixista Annapunk decidiram criar um novo grupo. O nome nasceu inspirado em um arroto no acontecido no meio do mato e de autor desconhecido. Conta-se que o som emitido lembrava um arroto de sapo (!?), segundo o vocalista Zé. Fórum Social Mundial, no RS, Encontro Internacional Anarcopunk, na Bahia, foram alguns dos locais onde os Punks se apresentaram pelo Brasil. Na terra de Macunaima a banda destaca os shows nos três primeiros Roraima SESC Fest Rock, realizados de 2005 a 2007. "Inesquecíveis", assim Zé do Arroto definiu a participação nos eventos. O trio tem cerca de 20 composições, algumas registradas em demos antigas, outras em vídeo. O single ‘Há um mês eu estou preso’ está disponível na internet desde 2005. A música já fez parte de uma coletânea, chamada ‘1 minuto, 60 bandas mostrando seu ódio em forma de música’, da Dinno Discos. 

RECLIVE 
Uma mistura de tendências, de vertentes, de visões, de personalidades e características. Prazer, RECLIVE. Passeando pelo mais autêntico sondagem jovem, caindo em um buraco cheio de hardcore nova-iorquino, ressuscitando e se inserindo em um cenário de Alternativo , vendo no fim do túnel uma luz que indica o propalado som moderno. Ouça sem preconceitos, especialmente aqueles relativos a rótulos. O rock comanda as ações da Reclive, com seu início em 2011. Porém, trata-se de um rock diferente; talvez um rock que não se feche a influências externas, tais qual o puro pop, jazz e blues, dentre outros. Reclive é Reclive. Desista, você não irá denominar o tipo de som da banda. A banda esta em seu “Ponto de partida”, Com a construção de suas músicas autorais, a banda tenta inserir-se por completo no cenário atual do rock roraimense. Cenário este formado, em sua maioria, por bandas cada vez mais semelhantes e similares, com poucos atrativos que as diferenciem. É este o ponto principal: Reclive quer ser o diferencial, em qualidade, sonoridade e postura. É ver para crer. Com intenso trabalho de marketing e divulgação, a banda vai, aos poucos, se colocando em posição de destaque perante o público e pessoal especializado. Já que partimos de um cenário onde quase não tem influencias de Rock mais de outros estilos e culturas, o que dificulta o trabalho mais o torna um desafio emocionante. Os quatro jovens roraimenses convidam você a embarcar nessa viagem de som e arte. Reclive te chama para passear conosco, tal qual o início desde texto já fizera.

Nenhum comentário: