30 de out. de 2013

PAPO RETO – FRANKLIN LIMA – EMPREENDEDORISMO CULTURAL EM PROL DA MÚSICA RORAIMENSE


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll trocou uma ideia rápida e direta com o músico e professor FRANKLIN LIMA, representante e gestor do INSTITUTO BATERAS BEAT em Boa Vista, escola de música voltada para músicos profissionais e amadores, para falar sobre sua história com a música, e os desafios de ser um empreendedor cultural da música em Roraima. Confira como foi o papo:

Blog Roraimarocknroll
Como e quando surgiu sua paixão pela música? Foi a bateria que te escolheu ou você que foi escolhido por ela?

Franklin Lima
Segundo minha mãe, aos 5 anos já batucava em panelas. Com 9 anos entrei para a fanfarra da escola tocando Bumbo. Por influencia do meu irmão, que tinha uma banda de escola, tive o contato com a bateria. Amor à primeira vista! Entrei para a banda e dai não parei mais. Acho que foi ela que me escolheu!

Blog Roraimarocknroll
Quais bandas você já tocou? E Qual delas foi a mais marcante na sua carreira?

Franklin Lima
Nossa! Já toquei em muitas. Vou tentar lembrar de todas. A Primeira foi a banda do meu irmão chamada NABO SECO (forró) – ninguém é perfeito (risos) – GIKITAIA, CABRITINHA DO FORRÓ, BANDA MIDIA, EXTASE, BICHO SOLTO, ARIKEK (maior experiência que pude ter, bandas de baile são uma grande escola) – passado “negro”, mas que me ensinou muito musicalmente (mais risos) – PAPAVELHAS (meu inicio no rock e a qual marcou bastante por ser a primeira banda que tive inteira participação e por ser formada por amigos de escola). RORAIMA REGGAE, ELIAKIN RUFINO, SUPERNOVA, A COISA, KLETHUS... acho que faltou algumas. Todas marcaram de alguma forma minha carreira. As principais foram NABO SECO, com quem iniciei minha carreira musical, PAPAVELHAS que influenciou meu estilo e a banda SUPERNOVA.

FRANKLIN LIMA - Uma vida dedicada a música

Blog Roraimarocknroll
Como surgiu a ideia de criar o Instituto Bateras Beat?

Franklin Lima
Já ministrava aulas particulares quando meu irmão teve a ideia de montar um estúdio, querendo somar serviços vimos a oportunidade de montar uma escolinha. Com a escassez de serviços segmentados decidimos pesquisar escolas de musica e chegamos ao BATERAS BEAT através de anúncios em uma revista especializada no instrumento. Após varias conversas e visita ao instituto em SP achamos a melhor ideia e montamos a franquia Boa Vista.

Blog Roraimarocknroll
Quem pode estudar no IBB?

Franklin Lima
Qualquer pessoa pode estudar no BATERAS BEAT! Colocamos apenas um limite de idade para os mais novos, o qual o ideal para começar a estudar a metodologia é a partir de 8 anos. Mas toda regra há exceção.

O Bateras Beat BV funciona de segunda a sábado
Para mais informações ligue 3224-6909 / 9134-1143

Blog Roraimarocknroll
Quais são os cursos oferecidos pelo Instituto?

Franklin Lima
Hoje a escola conta com seis cursos: BATERIA, BAIXO, VIOLÃO, GUITARRA, PIANO/TECLADO e CANTO.

Blog Roraimarocknroll
Qual é o público mais frequente do Instituto?

Franklin Lima
Já tentei avaliar o publico mais frenquente, mas musica é muito universal e sem idade para estudar, o que eu acho o máximo, e tenho um publico bem misto e fico feliz por isso. Os jovens entre 10 e 18 anos são os mais comuns na escola.

O IBB conta com seis cursos: 
BATERIA, BAIXO, VIOLÃO, GUITARRA, PIANO/TECLADO e CANTO.

Blog Roraimarocknroll
Há novidades que você pode adiantar para o próximo ano?

Franklin Lima
A maior novidade é que vamos, finalmente, realizar nosso segundo workshop internacional. As outras são parcerias que estão sendo fechadas e que somarão muito para a escola e ensino dos alunos.

Blog Roraimarocknroll
Quais são os maiores desafios de trabalhar com música?

Franklin Lima
A maior delas é o pouco reconhecimento da profissão, mas não existe desafio para quem trabalha com seriedade, dedicação, simplicidade e profissionalismo.

O IBB conta com salas de aula climatizadas e material didático exclusivo

Blog Roraimarocknroll
E os maiores desafios em trabalhar lecionando música?

Franklin Lima
Desafios? Muito jogo de cintura com os alunos (risos)... Dar aula é muito bom. Acho que o desafio faz o professor ser bom. Cada aluno tem seu jeito de aprender e o professor tenta ser primeiro aluno para poder depois ensinar.

Blog Roraimarocknroll
Para você, o INSTITUTO BATERAS BEAT é um trabalho, uma paixão, ou os dois juntos?

Franklin Lima
Sempre os dois juntos. Não é só diversão, administrar é bastante trabalhoso.


Blog Roraimarocknroll
Que dicas você dá para músicos iniciantes que desejam se aperfeiçoar no instrumento?

Franklin Lima
Sempre procure um professor! Descobri isso tarde. Passei mais de quatro anos estudando por conta e vi que não sabia nada ainda e procurei alguém para me ajudar e tive a certeza de que sozinho não iria identificar os “vícios” que estava adquirindo.

Blog Roraimarocknroll
Qual foi o momento mais marcante pra você desde que o IBB iniciou suas atividades em Roraima?

Franklin Lima
A segunda edição do Bateras 100% Brasil.



Blog Roraimarocknroll
O IBB já organizou vários eventos e workshops... Qual a importância desse tipo de atividade para o público e os alunos?

Franklin Lima
A troca de informação.

Blog Roraimarocknroll
Quais são os planos para o IBB em 2014?

Franklin Lima
Abrir cursos auxiliares e aumentar a agenda de workshops.

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta …

Franklin Lima
Agradecer sempre aos meus pais e irmãos pelo apoio que sempre dão nessa batalha de manter a escola “viva” (espero um dia retribuir a altura), a família BATERAS BEAT que esta crescendo sempre e aos amigos e parceiros. Agradecer o Blog RoraimaRocknRoll que faz diferença e sempre contribui para a musica local. O Bateras Beat BV funciona de segunda a sábado e estamos aguardando sua visita. Para mais informações ligue 3224-6909 / 9134-1143. Entre no ritmo, matricule-se já! Abraço a todos e Keep the Beat.

Fecha a Conta.

Nenhum comentário: