19 de jun. de 2013

PROGRAMA ESTILO ROCK - 21ª EDIÇÃO - ESPECIAL RORAIMAROCKNROLL - O QUE VAI ROLAR?


Neste sábado, 22 de junho, a 21ª Edição do programa ESTILO ROCK traz o especial RORAIMAROCKNROLL, com roteiro musical da Coletânea Roraimarocknroll (lançamento nesta sexta feira, 21 de junho, as 16:20h no Blog Roraimarocknroll e Som do Norte) e entrevista exclusiva com a banda SHEEP. Confira as bandas que fazem parte do roteiro musical do ESTILO ROCK deste sábado:

A banda Sheep está na estrada do rock desde 2002, sendo hoje um dos grupos de rock mais relevantes de todos os tempos do rock roraimense. O estilo da banda transita entre o grunge e rock alternativo, com riffs marcantes, distorções em contraste com dedilhados melódicos e letras com temáticas sentimentais e do cotodiano. A essência da banda Sheep é a produção de material autoral, para todos os públicos sem distinção. A Sheep também busca exercer o sentido literal do verbo “entreter”, reproduzindo canções de bandas internacionais conhecidas, muitas delas das que serviram de influência para o gênero da banda. As letras das canções da banda, de fácil compreensão, despertam a identificação imediata com seu público, com temas que vão desde desilusões amorosas à problemas psicológicos ou cenas do cotidiano. Tem como principais influências as bandas Nirvana, Silverchair, Alice In Chains, Foo Fighters, Stone Temple Pilots e a Reação em Cadeia.

Sabe-se que em um passado não muito distante, a música regional produzida em Roraima, era tratada pelo apelido pejorativo de “tambaqui music” dado por aqueles que não compreendiam a importância das referências amazônicas na construção da identidade artística do nosso povo. Assumindo essa regionalidade como influência, surgiu a Banda Ditambah. A Ditambah tem a proposta de fazer essencialmente Rock’N’Roll autoral, com influências diversas, priorizando letras de qualidade, com poesia e crítica acentuadas.

O power trio Veludo Branco surgiu em 2006 com a proposta de emular em seu som e na personalidade do grupo o espírito do rock’n’roll na sua essência. Com persistência e muito trabalho, o trio roraimense construiu um currículo que impõe respeito, fazendo do grupo uma referência do rock n’roll do extremo norte do Brasil e uma das bandas mais relevantes de Roraima de todos os tempos. A banda participou dos festivais Beradeiros (RO), Casarão (RO), Quebramar (AP), Megafônica (PA), Tomarrock (RR), RR Sesc Fest Rock (RR), Gritos Rock Boa Vista e Manaus. Também realizaram uma turnê pelo Rio Grande do Sul em 2010 lançando o primeiro CD, Veludo Branco Rock N’Roll e abriram no mesmo ano o show do ex-vocalista do Iron Maiden, Blaze Bayley, em Manaus, capital onde têm se apresentado com frequência. Em 2012 lançaram dois discos, o EP Sem Mentiras e o CD Antes que o Mundo Acabe... Veludo Branco Ao Vivo, além do primeiro videoclipe oficial da banda, o do single Sem Mentiras. Em 2013 lançaram o segundo clipe oficial, Maldita Ressaca. Atualmente o power trio trabalha na produção de um novo single a ser lançado em julho, intitulado Suave Veneno, e na finalização do seu primeiro DVD oficial, intitulado Veludo Branco Rock N'Roll – Sem Mentiras, a ser lançado no segundo semestre deste ano. Paralelamente, o grupo segue compondo e produzindo novas músicas para o segundo álbum de inéditas, o quarto de sua discografia.

Desde 1996 na ativa, a banda GARDEN é hoje um dos grupos mais importantes de todos os tempos do rock roraimense. Considerada por crítica e público uma das melhores bandas de rock de Roraima em atividade, senão a melhor em termos técnicos e harmônicos, a Garden chega em 2013 com o 2º disco autoral saindo do forno, um currículo invejável de shows e participações nos principais festivais de rock de Roraima e a alcunha de dinossauros do rock roraimense. No Amazonas são reverenciados sempre que tocam por lá, na já tradicional casa de shows Porão do Alemão. Além de um repertório cover extenso, a banda Garden apresenta também um som autoral inspirado no grunge, com linhas de bateria forjadas na sombra de bandas como Incubus e U2, somado a letras poéticas para as massas com pitadas interessantes de power pop rock.

Quando você ouve a frase “Filho da puta, bando leso, eu disse ô bando de doido, tamo se fudendo porra!” cantada a plenos pulmões numa base sonora metal agressiva saberá que o som vem da banda IEKUANA, um do melhores grupos de metal/punk/rap/rock não só de Roraima, mas do norte do Brasil. Formada 2005, a Iekuana é uma banda roraimense de atitude que grita em suas letras frases de protesto e indignação. Usa suas músicas para penetrar no sistema e abrir os olhos da população brasileira. São os legítimos representantes do underground do rock Roraimense, atraindo uma legião fiel de fãs que acompanham o grupo em absolutamente todas as apresentações. Também participaram dos principais festivais de rock, organizam eventos, shows e festivais e chegaram a comandar a extinta Casa do Rock do 13 de Setembro, bar underground que funcionou em 2007 e abrigou a cena underground roraimense por um período. Atualmente a Iekuana prepara o lançamento do seu disco de estréia a ser lançado em 2013.

A Klethus é uma banda roraimense de 'crossover rock', termo americano que significa a capacidade da música de passar de um ambiente para outro, sem alteração. No caso da Klethus, um rock que aborda em suas músicas letras com temáticas sociais, políticas, idealistas e pesados riffs de guitarra que pode agradar qualquer público. A Klethus foi formada em Roraima, em 1993 sendo a primeira banda a lançar um álbum virtual no Estado de Roraima. O CD "Direção" garantiu grande acesso no site oficial e mais de 40 mil acessos pelo mundo afora. A banda lançou, também, diversos singles, entre eles o "1976-2001", produzido por Frank Lima, do Gruta Studio/RR, tocado em rádios nacionais como Jovem Pan/SP. Ao longo de sua carreira, a banda tocou em diversas cidades do país, incluindo festivais nacionais, centros culturais e eventos populares. Atualmente a Klethus está em estúdio produzindo seu mais novo CD, ainda sem título definitivo e está em fase de pré-produção do seu primeiro videoclipe profissional, contemplado pela Lei de Incentivo Cultural do Estado de Roraima.

Originalmente chamada de Impactu’s, a banda Epístula surgiu em 2006 na cena rock roraimense. Após uma mudança de formação, a banda consolidou sua formação em 2010. Com o lançamento do primeiro single "Tudo se fez novo", em setembro de 2012, a banda ganhou prestigio e reconhecimento no meio gospel e secular, com a música tocando nas principais emissoras de Boa Vista e em radios webs, e Rádio Boas Novas de Manaus. Com o lançamento da primeira música, a banda preferiu mudar de nome, pois o nome Impactu´s já existia em mais de 4 bandas de estilos diferentes pelo o Brasil e nunca houve a preocupação do registro do nome desde o seu começo, daí o motivo da mudança e até mesmo evitar problemas autorais no futuro. A banda no momento ensaia novo repertorio e novas músicas próprias e se prepara para entrar em estúdio para gravar o novo single que se chama ‘Quer Saber’, com previsão de lançamento até fim de setembro. O primeiro cd da banda é um sonho dos integrantes e pode acontecer até o fim do ano. Epístula que do grego antigo significa “ordem, mensagem”, e do latim que significa “carta, mensagem escrita e não assinada” e que na grafia utilizada pela banda, teve a alteração do O pelo U, por ser diferente e ter mais cara de rock and roll, define bem qual mensagem esses 4 rapazes desejam passar através de suas letras e do rock gospel, "que é o incondicional e incomparável amor de Deus". Ouça sem preconceito.

A coletânea Roraimarocknroll Vol. 1 – O Rock do Extremo Norte do Brasil é um projeto de música independente do selo Roraimarock Discos que visa a divulgação de bandas de Roraima.

Um comentário:

Ricardo Silva disse...

Voces tem algo sobre a Banda Kandelabrus ?, na minha humilde opniao a melhor da cidade.