17 de mai. de 2013

PAPO RETO – ALBENÍZIO E O PUNK ROCK DA PLAYMOBILS A CAMINHO DE RORAIMA



A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma idéia direta com o baixista ALBENÍZIO, da banda amazonense PLAYMOBILS, que compartilha com exclusividade ao Blog suas impressões sobre a cena rock amazonense, as expectativas para tocar pela primeira vez em Roraima e alguns devaneios filosóficos a respeito de egos e vaidades no mundo da música. Confira o papo:


Blog Roraimarocknroll
A banda Playmobils é hoje uma das referências do rock Amazonense. É dificil fazer rock autoral no epicentro amazônico?

Albenizio Júnior
É muito difícil, pois o trabalho é dobrado. Temos que aculturar as pessoas a darem um mínimo de atenção ao Rock'n'Roll produzido em nossa região. Todos por aqui tem em seus egos a máxima de que tudo que é bom vem de fora, desde a época áurea da borracha, na "Manaus da Belle Èpoque".

Blog Roraimarocknroll
Em qual terreno habita o som do trio?

Albenizio Júnior
Ultimamente estávamos até comentando sobre isso e nosso som é realmente o Punk Rock Bubblegum com pitadas generosas de Power Pop. Muito som da segunda metade dos anos 1960 até meados do fim dos anos 1970 nos influencia muito, naturalmente.

Playmobils no HEY YOU MUSIC FESTIVAL
foto: Cobertura colaborativa Coletivo Difusão

Blog Roraimarocknroll
Recentemente a banda lançou o single "QUERO VER ATÉ ONDE VOCÊS VÃO". Comente mais sobre a música? Há algum recado direto nas entre linhas ou o título é apenas um devaneio filosófico?

Albenizio Júnior
Ela é um recado direto pra uma banda que colocou o mesmo nome que o nosso aqui em Manaus e é um recado indireto pra todas as outras bandas do Amazonas e até serve pra gente também esse "Quero Ver Até Onde Vocês Vão", incentiva-nos a mostrar que ainda iremos muito longe e justamente porque seremos fortes com nossas próprias pernas nesta caminhada, seja lá pra onde for.

Blog Roraimarocknroll
Além da Playmobils, os integrantes também participam ativamente da cena rock manaura, promovendo eventos como o VINIL ROCK LIVE e o Festival MAMA ROCK, além de manter no ar o blog SOBRE A CENA. Comente um pouco mais sobre esses projetos que tem em seu DNA o suor e o trabalho da Playmobils.

Albenizio Júnior
Como disse em outra pergunta temos que aculturar o público, somente ter uma banda e esperar cair shows do céu ou resenhas sobre a noite manauara é muito complicado. Quanto mais meios de divulgação, melhor. E no caso dos eventos, é de suma importância a criação destes, pois é bom pro público tendo mais uma opção na noite de nossa cidade e serve também como local de "sobrevivência" das bandas, porque são muito escassas as festas, já está bem melhor e não podemos deixar essa vibe se perder. Ultimamente tivemos duas baixas na Rua Costa Azevedo, no Centro de Manaus, onde localizavam-se dois lugares que faziam muito as bandas autorais circularem... Hoje já não existem mais o Caverna e o Cauxi, e isso é melancólico pra cena.


Albenízio com o livro "Recortes Ácidos - O Rock dos Playmobils" 2013

Blog Roraimarocknroll
Recentemente você publicou a resenha do Festival Hey You Music Festival no blog Sobre a Cena. Seu texto expressa claramente seu descontentamento quanto a união da cena amazonense e o próprio público que não prestigia os eventos realizados em Manaus. O que mais lhe deixa chocado são as próprias bandas que participam de eventos desse tipo não apoiá-lo ou a mesmo a falta de união e uma clara e latente competição de ego e vaidade entre o "velho" e "novo" rock manaura?

Albenizio Júnior
Na verdade estamos muito longe do que seja uma cena ideal e enquanto as bandas não forem humildes nada irá pra frente. Até não precisam estarem todo tempo juntas, na verdade elas precisam de trabalho, humildade e pé-no-chão. O público tem que andar junto também, mas há uma turma que sabe das coisas como no caso a "equipe mama na onça", parece engraçado, mas é muito sério. Um grupo que sabe no gogó suas músicas não se pode levar na brincadeira hehe... E essa certa "competição" está se acabando muito por méritos dessa geração que não tá a fim de ficar discutindo coisas pífias como um bom disco ou um grande show em certos festivais, coisas que algumas bandas se vangloriam. O que essas bandas novas mais querem é fazer o maior número de shows possíveis e deixar um vasto acervo de música rock. Isso sim é um grande legado. E o mérito dessa gente continua porque não há excluídos, na verdade, os excluídos dos que chamam de "panelinha" se autoexcluem e isso é bom porque existe uma peneira natural e só se aproxima quem tem humildade.

Ouça o single da banda Playmobils

Blog Roraimarocknroll
Conhece a cena rock roraimense? Que bandas daqui em sua opinião tem destaque no Amazonas?

Albenizio Júnior
Cara, temos uma boa divulgação da Veludo Branco, Jamrock e Mr. Jungle por aqui. São nomes frequentes na cena rock manauara. Quem tá antenado sabe disso e as bandas roraimenses são muito bem-vindas por nós. Esperamos conhecer outras num futuro circuito que irá fazer mais constantemente este intercâmbio. É esperar pra ver!

O encontro de dois ícones do punk rock Amazonense: Palymobils e Antiga Roll

Blog Roraimarocknroll
A Playmobils é a atração principal da festa Roraimarocknroll, promovida pelo Blog Roraimarocknroll em celebração aos 3 anos de existência do portal na rede. Quais são as expectativas da banda para tocar pela primeira vez no extremo norte do Brasil?

Albenizio Júnior
A expectativa é muito grande. A vontade é de chegar e tocar bem, fazer um show insano, criar uma parede de som - nos ouvidos do público que estará presente - com nossas músicas que mais parecem vários refrões juntos hehe... Fui em Boa Vista em 2001, faz um bom tempo, e tenho lembranças muito agradáveis da cidade. Vou chegar numa vibe muito positiva e será um prazer tocar para os roraimenses.

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Albenizio Júnior
Em nome dos Playmobils, agradeço ao blog Roraima Rocknroll pelo espaço concedido. E o público pode esperar muita energia e melodias que grudam na cabeça quando estivermos em Boa Vista! Vai ser muito boa nossa interação! E abaixo temos 2 links pra galera que estiver interessada em nos conhecer. Valeu! Até mais!

Fecha a conta.

SAIBA MAIS SOBRE A PLAYMOBILS
https://www.facebook.com/osplaymobils
http://www.reverbnation.com/osplaymobils

Nenhum comentário: