8 de abr. de 2013

SENTA A PÚA - SOU BANGUER, NÃO POSER ALIENADO


“Escutei a banda, achei pancada pra caramba. A noite vai ser muito louca. Ou quase isso, se não fosse uma banda fora de esquadro tocar numa noite dedicada a riffs carregados. Mas o que importa mesmo são as bandas boas... As ruins naturalmente serão ignoradas. \M/ metal com "M" maiúsculo. Iekuana (FODA), Arroto do Sapo (FODA) e Old Funereal (FODA). PS: agora sim dei minha opinião.” - Layse Menezes - Jornalista

O comentário feito pela jornalista LAYSE MENEZES em relação ao show da banda amazonense HYPNOSE DEATH que acontecerá em Boa Vista juntamente com as bandas roraimense ARROTO DO SAPO, IEKUANA, VELUDO BRANCO e OLD FUNEREAL reflete claramente o comportamento alienado e poser que a maioria dos intitulados “headbanguers” de Boa Vista – RR têm em relação as bandas de metal tocar com bandas de outros estilos.

O infeliz comentário da jornalista LAYSE MENEZES, que deveria tomar conhecimento a fundo do evento e o seu propósito antes de emitir uma OPINIÃO RASA, CONTRADITÓRIA E CLARAMENTE PRECONCEITUOSA em rede social, merece ser analisado detalhadamente, para fins didáticos, reflexivos e para tentarmos compreender o por que de tanta contradição colocada juntos numa mesma frase emitida pela jornalista e auto intitulada headbanguer (ou metaleira para os brasileiros). 


“...Se não fosse uma banda fora de esquadro tocar numa noite dedicada a riffs carregados”. Opa! O que será que a jornalista quis dizer com esta expressão? Primeiro vamos ao dicionário da língua portuguesa para tomar conhecimento do significado da palavra “esquadro”: s.m. Instrumento usado por arquitetos, desenhistas, carpinteiros, serralheiros, e destinado a traçar ângulos retos. (Tem geralmente a forma de um L ou de um T, ou de triângulo retângulo; mas existem outros tipos.) Ficou claro para quem leu a opinião da jornalista, no trecho onde a palavra “esquadro” está inserido, que o trecho faz referência a banda VELUDO BRANCO (apesar de não citar o nome), o que me faz pensar que a Veludo Branco, de acordo com a opinião da jornalista, tem um som do tipo “serralheria, baseado em riffs (ângulos) retos, com vocais dinâmicos (variando em formas de L ou T) devido a sua formação no palco (de triângulo retângulo) mas existem outros tipos”, ou o sentido que ela quis dar a palavra foi outro?

Acontece que independente da banda VELUDO BRANCO estar “dentro ou fora do esquadro” como disse a jornalista, o evento não é específico de metal, e se fosse, por que outras bandas fodas, como elas mesmo citou, que também não são de metal estariam na programação? Ou a banda de punk rock ARROTO DO SAPO mudou de estilo e agora não faz mais punk rock de três notas e passou a incorporar no seu som riffs carregados e virou uma banda de metal e ninguém me avisou? Ou mesmo a banda IEKUANA, que faz uma mistura eclética de metal, hip hop e punk rock, estaria apta a tocar, por exemplo, num festival de metal como o METAL OPEN AIR ou WACKEN onde só tocam bandas de metal com “M” maiúsculo? Duvido muito, apesar que o som da Iekuana muito me agrada, e sem dúvida alguma tem peso, riffs carregados, mas não se enquadra, ou melhor, não fica “dentro do esquadro” do universo metal.

A jornalista também não deve se lembrar que a banda VELUDO BRANCO, apesar ter um som claramente calcado no blues rock (assim a própria banda se define), foi selecionada pela própria produção do cantor BLAZE BAYLEY (ex vocalista da banda IRON MAIDEN – uma das maiores bandas, senão a maior banda de HEAVY METAL DO MUNDO) para fazer o show de abertura do cantor em abril de 2010 na Chopperia Fellice, na cidade de Manaus - AM. Aí eu pergunto: Qual o problema em uma banda independente de Roraima, de estilo Blues Rock, ser escolhida pela produção do ex vocalista de uma das maiores bandas de metal do mundo, e que também em sua carreira solo, continua tocando metal, escolher para fazer o seu pré show? A lógica seria ser escolhida uma banda de metal, e de Manaus, certo? Na época até eu pensava assim, mas a escolha demonstrou claramente e de confronto a opinião da jornalista que metal e rock e a “pqp” podem coexistir e dividir o mesmo palco sem problema algum, senão o que seria do ROCK IN RIO, um festival de rock, que já teve em sua programação como headliner KATE PERRY e METALLICA? Repito novamente, QUAL O PROBLEMA DE BANDAS DE ESTILOS DIFERENTES QUE NÃO SEJA METAL TOCAR JUNTAS NO MESMO PALCO? Parece que bandas de metal, de acordo com o comentário da jornalista, não podem dividir o palco com “bandas fora do esquadro”.

Concordo e respeito a opinião de cada um, inclusive da jornalista LAYSE MENEZES, mesmo discordando do que ela disse, até porque olha o que foi resenhado sobre a VELUDO BRANCO, no show de abertura que fez para o BLAZE BAYLEY na Chopperia Fellice, e que foi publicado no site Whiplash (o maior portal especializado em rock e heavy metal do Brasil): “A banda encarregada do pré-show, Veludo Branco, de Roraima, fez o seu papel apresentando um Hard Rock seguro e bem tocado, executando músicas próprias e pequenos trechos do Led Zepellin e Black Sabbath— pena que o público não deu o merecido valor para o power trio.” (leia a resenha completa aqui). 

ASSISTA O VIDEO A SEGUIR
A VELUDO BRANCO TEM "ESQUADRO" PRA TOCAR COM BANDAS DE METAL?

Eu pensava que a VELUDO BRANCO fazia blues rock, mas para o público manaura, a banda faz “um hard rock seguro e bem tocado”, ou seja, para cada pessoa, a música soa de forma diferente, e este é o melhor exemplo a ser dado ao leitor que metal é apenas mais um estilo, gênero dentro do rock, e não está obrigatoriamente fadado a estar numa bolha que não possa ser dividida com bandas de outros gêneros, e eu, como integrante da banda VELUDO BRANCO, me orgulho em ser até então, a única banda de Roraima a fazer um pré show de um cantor internacional do calibre do Blaze Bayley, ainda mais por ter sido escolhido pela própria produção do cantor. Quantas bandas locais tem o privilégio de ter um show desses no currículo? E olha que a VELUDO BRANCO nem é metal, imagina se tivéssemos o poder do deus metal para fazer riffs carregados?

Talvez faltou para a jornalista LAYSE MENEZES ter mais atenção e cuidado antes de emitir sua opinião sobre o evento, pois ao que parece, ela não sabe o real motivo da banda HYPNOSE DEATH vir a Boa Vista para tocar e pior, como jornalista, formadora de opinião, deveria apoiar, divulgar e prestigiar o evento, afinal sua profissão tem esse objetivo, e não desmerecer o evento ou bandas que dele faz parte.

O evento do qual as bandas irão participar tem como objetivo, além de estimular a integração de bandas do Amazonas e Roraima e fomentar a cena rock local, apoiar a banda OLD FUNEREAL que recentemente foi a Bolívia para tocar NO FESTIVAL RITUAL DEL MUERTE, somente com bandas de METAL, representando Roraima e o Brasil. (A Old Funereal foi a única banda brasileira selecionada para participar do festival).

A banda OLD FUNEREAL não dispunha na época, de recursos financeiros para fazer a viagem e participar do evento, então, a ASSOCIAÇÃO DE HEADBANGUERS DE BOA VISTA – RR, o BLOG RORAIMAROCKNROLL e as bandas OLD FUNEREAL, IEKUANA, ARROTO DO SAPO e VELUDO BRANCO uniram forças para realizar vários eventos em 2013 para arrecadar fundos e ajudar/apoiar a banda OLD FUNEREAL a quitar suas dívidas (a banda OLD FUNEREAL não conseguiu apoio e patrocínio para viajar e por isso fez um empréstimo para bancar os custos de sua viagem ao festival). Esse evento que acontecerá em maio, e o anterior (HOJE TEM METAL PORRA!) são realizados com este objetivo. É uma forma que foi encontrada para viabilizar a circulação da banda para tocar fora de Roraima e representar o nosso estado, num exemplo claro de espírito de união em prol do rock roraimense, independente de preferências por estilos musicais.

As bandas se uniram em prol do rock roraimense, e por isso dividem o mesmo palco. Qual o problema nisso? É esse tipo de atitude que deve haver na cena rock local, com bandas se apoiando e unindo forças, produtores de eventos unindo forças, pois só assim a cena rock roraimense, em especial o metal roraimense, será reconhecido e valorizado, e quem sabe um dia, as bandas locais não precisem cometer tantos “sacrifícios” para tocar fora de Roraima e representar o nosso Estado. Infelizmente muitos, repito, muitos roqueiros, “banguers”, “metaleiros” e “gods of metal” compartilham da mesma opinião e comportamento preconceituoso da jornalista LAYSE MENEZES, e talvez por isso também, haja tanta desunião na cena rock roraimense, principalmente o metal underground, que fica fadado ao ostracismo devido ao boicote e comentários como o da jornalista.

Não estou aqui para desmoralizar ou difamar a jornalista LAYSE MENEZES ou o seu comentário, mas para expor ao nosso leitor, um fato que merece ser debatido por todos que fazem parte da cena rock roraimense, pois se continuarmos a ter esse pensamento alienado de que metal é metal e não pode se misturar com ninguém, a nossa diminuta cena metal jamais conseguirá alcançar novos patamares de reconhecimento e prestígio. O SEPULTURA vem aí pra tocar no RORAIMA SESC FEST ROCK desse ano, e será que só bandas de metal poderão tocar no mesmo dia que ele?

Fecha a conta.

6 comentários:

Anônimo disse...

ótima aula de português para essa dita "jornalista", que por sinal tem erros de português primário. E essa salvadora do Metal que nunca vi num metal do 13 não tem nada o que falar da cena sem saber.

Anônimo disse...

Realmente, concordo totalmente com o comentário do anônimo aí de cima, se diz jornalista mas não sabe nem escrever direito. Essa jornalista não passa de uma puxa saco do canoa? olha quem curtiu a foto... Ou será inveja porque a banda (pancada) do marido dela não vai tocar também?

Anônimo disse...

mistura aí tudo isso e temos o motivo desse comentario exdruxulo e puxa saco dos metaleiros, que só vão em show de metal quando eles mesmo tocam. isso é ser poser e arrogante. E pra completar o maior pau no cu de todos foi quem curtiu a idiotice.

Anônimo disse...

Ridícula essa matéria..Cara se Você MATEUS, vocalista da banda VELUDO BRANCO, se sentiu ofendido com os comentários, sente com essa pessoa e RESOLVA os problemas com essa pessoa! não fique expondo assuntos pessoais e intrigas (Claramente visíveis) em seus textos!
EU curto o estilo da banda de vocês e à propósito conheço 2 integrantes da banda (Paulo e César)..Mas também Não acho que a Banda estava "encaixada" nesse line up desse dia de shows ai..E nem por isso sou um metaleiro TRUE FROM HELL GODS OF METAL POWER! Simplesmente também não concordo com uma banda de blues rock tocar em um evento CLARAMENTE voltado ao público de um Rock mais Pesado digamos assim, a mesma coisa aconteceria se você colocasse a Jam Rock pra tocar nesse dia aí por exemplo! Não Cola, Não combina!Se fosse um festival e existisse uma variação Maior de vertentes do Rock como vai ser o Caso do SEPULTURA no sesc rock, que à propósito eu DUVIDO que irá tocar no mesmo dia que a Jam Rock por exemplo! Ah e isso o que eu falei aí é Simplesmente a MINHA OPINIÃO! Que à propósito gostaria que fosse respeitada! Mas acho que você não respeitou a opinião da jornalista, logo não merece ter a sua opinião respeitada...E outra coisa VOCÊ diz que não esta querendo DIFAMAR a imagem da jornalista mas em TODO O TEXTO você fez questão de destacar o nome dela..Se você não quer difamar a imagem de uma pessoa, se você quisesse ser ÉTICO você simplesmente colocaria apenas a frase e escreveria "comentário de alguém no facebook" seria muito mais elegante de sua parte e muito mais convincente! Ah e outra coisa! Estou comentando SIM como ANÔNIMO, porque não tenho o mesmo poder de exposição que você tem perante a internet, seria fácil demais você detonar a minha imagem assim como você detona a imagem de quem você quiser... e para FECHAR A CONTA queria relembrar que todos cometem erros! Assim como VOCÊ,Mateus, certa vez no falecido ORKUT desmereceu uma banda que iria fazer um show cover, sendo que você na semana anterior já tinha feito um show no mesmo estilo, logo em seguida VOCÊ, MATEUS, que era "dono" do grupo do orkut, após ser trucidado de críticas EXCLUIU rapidamente qualquer vestígio de seus comentários preconceituosos.. portanto PENSE BEM antes de escrever qualquer coisa, afinal o passado te condena! Não é porque você tem uma coluna na Folha de Boa Vista e um blog sobre a cena Roraimense que você será sempre o Dono da opinião! Respeito Sim o seu trabalho e o admiro por ser um cara muito determinado! Mas criticar concorrentes não é uma maneira legal de se destacar...Ah e antes que você argumente algo do tipo, eu gostaria de dizer que entendi o sentido de sua matéria mas acho que você errou Feio ao expor uma pessoa assim...

Victor Matheus disse...

Poxa meu caro Anônimo é uma pena você ter se acovardado no anonimato com esse comentário, pois daria um otimo debate e levantaria muitas questões, mas ainda assim merece ser esclarecido e rebatido alguns pontos,  a começar que sim, eu me ofendi com o comentário da jornalista pelo conteudo que ela escreveu e eu jamais vou deixar de defender minha banda ou meu trabalho, ou mesmo minha opinião quando ler asneiras do tipo que a jornalista escreveu, ainda mais uma jornalista, formadora de opinião.  Se ela postou a opinião dela no facebook Ela mesmo já se expôs, ou seja, qual o problema trazer uma publicação do facebook para um blog e usar o exemplo para discorrer de um assunto pertinente a nossa cena?

Ela deixou claro no comentario que era a opinião dela, igual a vc que deixou a sua aqui e eu expus a minha no texto... Qual o problema nisso? Viva a democracia babe! A diferença é que eu não me escondo no anonimato e assino embaixo tudo que escrevo, falo o que penso e assumo as consequencias, sejam elas boas ou ruins, então qual o problema em discordar de uma opinião? 

Continua...

Victor Matheus disse...

E você levantou uma questão massa que me causa um imenso orgulho, porque nos tempos de orkut eu tinha o que? Uns 19 anos se bem me lembro, e fazia parte de uma banda autoral (mr jungle) que fez um especial ao pearl jam no baba gula para levantar grana pra gravar o primeiro disco,  como de fato foi e tinha justamente o pensamento xiita desse tal coletivo fora do eixo que segregava o cover... Olha bem como eu pensava há quase 10 anos atrás... Contraditorio não é? E quem disse que me envergonho disso? ainda bem que eu evolui e reconheci que aquilo que eu pensava ser o certo era apenas mais uma ideologia com muitos equivocos.

 Hoje, ja com meus 27 anos, penso totalmente diferente daquele tempo e levanto as mãos pro céu, por ter evoluído nesse sentido, ao invés de muitos aí dos tempos do orkut que ainda pensam da mesma forma e agem igual.

Quanto a questão de minha banda tocar no evento já está tudo no texto e não preciso repetir ou vou ter que desenhar de novo?

E pra fechar a conta, me diz aí aonde eu falei nesse blog ou algum dia que sou o dono da verdade? Sério mesmo, me diz aí porque você não foi o primeiro e pelo visto não será o ultimo, então diz aí, porque ainda to procurando nas mais de 300 publicaçoes algum trecho que escrevi dizendo que a minha opinião é a verdade absoluta mas ainda não encontrei porque é obvio que não falo a verdade absoluta e sim exponho a minha opinião e a defendo como qualquer um aqui, inclusive você. Aceita e concorda quem quer e discorda também, inclusive você anonimo, que discorda do meu texto não é?

Você deveria ter assinado seu comentário pois teria muito mais credibilidade e meu respeito e certamente poderiamos ter um excelente debate aqui que inclusive interessaria a muitos.

Se hoje eu tenho uma coluna no jornal impresso mais importante do estado, tenho o blog que é referencia em informação sobre a cultura rock do extremo norte do Brasil, tenho um programa de rádio que divulga o rock roraimense, inclusive desde a epoca do orkut, e faço parte de uma banda de rock independente que não aceita abaixar a cabeça pra ninguém e segue seu caminho conquistando a cada dia mais espaço e reconhecimento é puramente por meus mérito e esforços, porque persisti, fui atrás dos meus sonhos e sim, também tive meus erros e acertos, mas jamais reneguei o meu passado ou o que pensava e já fui. Tenho orgulho de bater no peito e reconhecer que evolui espiritualmente e profissionalmente e certamente tudo que é feito com trabalho e dedicação tem seu reconhecimento e também incomoda e muito os acomodados que esperam as coisas cairem do céu. Diferentr da maioria eu faço. Não espero acontecer!

A proposito, respeito sua opinião anonima e discordo em grande parte dela mas ainda assim obrigado pelo comentário e pela audiência e quando tiver coragem assina o proximo comentario que fizer no blog pois é mais digno do meu respeito e atenção, do que continuar sendo covarde e se escondendo no anonimato.

Seja sempre bem vindo ao blog e obrigado pela audiência. Aqui o espaço é livre. Fique a vontade para comentar o que e quando quiser.

Fecha a conta.