15 de abr. de 2013

ESPECIAL IRON MAIDEN NO CHACRINHA CHOPPS – UMA NOITE DE METAL COM “M” MAIÚSCULO


por Victor Matheus

“Headbanger (também metalhead) é um termo usado para designar a subcultura de fãs de heavy metal e suas variantes. O termo headbanger foi criado como denominação ao grupo, pelo hábito de praticarem headbanging habitualmente. Já o nome Metalhead (mais utilizado na Europa), vem do próprio gênero musical. Os cabelos compridos, casacos de couro, coletes jeans, patches de bandas de metal entre outros acessórios ajudam a promover um sentido de identificação na subcultura. No Brasil são frequentemente chamados de Metaleiros.”

O Chacrinha Chopp's recebeu neste último sábado, 13 de abril, o especial IRON MAIDEN com a banda amazonense CERBERUS e participação especial das bandas locais KONVICTUS e IEKUANA. A noite prometia ser de muito metal na verdadeira casa do rock, que pela primeira vez abria espaço efetivamente para eventos de metal, reunindo uma verdadeira legião de banguers, para loucura dos seguranças da casa e alegria dos banguers fiéis insasiáveis por metal pesado.

A noite de metal do Chacrinha começou cedo, como anunciado, com o retorno definitivo aos palcos de Boa Vista da banda KONVICTUS. Infelizmente não pude presenciar o show da banda, mas segundo os comentários do público, como já é de rotina, os KONVICTUS honraram o adjetivo de ser uma das bandas covers mais competentes da cena rock local entregando mais um bom show, apesar da qualidade ruim da estrutura de som da casa disponível para o evento.

Os mais desavisados poderiam até estranhar ao chegar na casa do rock, porque o público habitual do Chacrinha deu lugar a uma verdadeira invasão de banguers de camisas pretas, tirando da toca até velhas figuras conhecidas da cena rock roraimense dos tempos de espaço rock do Sesc Centro, dando a noite um toque especial de “nostalgia” para os banguers mais antigos, que relembraram os tempos de glória do metal roraimense e de shows de metal no templo do rock roraimense – o Espaço Multicultural do Sesc Centro – e foi bem isso que aconteceu nesta noite que trouxe de volta o orgulho metal a cena rock do extremo norte do Brasil.

Iekuana - Melhor show de rock de Roraima em 2013 (até agora)

A banda IEKUANA fez sua estréia nos palcos do Chacrinha Chopp's e mostrou porque é hoje uma das bandas de rock de mais lastro na cidade. Seu público fiel compareceu em peso na casa do rock, e se apertou na frente do palco para banguear ao som pesado dos IEKUANAS que deram uma verdadeira aula de rock n'roll, ou melhor de som pesado, porque mais que metal, a IEKUANA mistura em seu som punk rock, psicodelia em doses pesadas e cavalares pela guitarra de AVINASH e atitude, muita atitude transmutada em energia nuclear na potente voz e postura de palco do vocalista STALYN, pra mim hoje um dos melhores front-man do rock autoral roraimense. A entrada de RIMOLO PINA na bateria deu a testosterona que falta a IEKUANA, elevando a qualidade de suas ótimas músicas a outros patamares. O punch agressivo já característicos dos riffs e letras da IEKUANA ainda tinha sobras e arestas para aparar com a antiga formação, que tem seu dúvida muito mérito, por ter moldado o som que a banda faz hoje, mas somente com a entrada de RIMOLO PINA foi que realmente podemos ouvir todo o potencial da banda em sua plenitude.

ASSISTA A IEKUANA AO VIVO NO CHACRINHA CHOPPS

Já na reta final do show, a IEKUANA explodiu a bolha de tensão que havia dentro do Chacrinha, entupida até o talo (literalmente falando) de banguers com sede de uma boa roda para banguear. Não deu outra, ao comando de STALYN os banguers abriram uma pequena roda dentro da casa do rock, mas o suficiente para assustar os mais desavisados e muito bem vinda para os verdadeiros banguers que se esbaldaram entre bangueadas, cabelos balançando, e gritos insanos... Como uma onda sonora que se dissipa no ar, a roda se desfez e todos voltaram ao estilo banguer “air guitar” numa nice. Infelizmente, um segurança da casa “desavisado” não sacou da primeira vez que aquele era o estilo metal de curtir um show, e assim que uma nova roda se abriu, já na última música do show da IEKUANA, o segurança resolveu “controlar a roda” na base da repressão (utilizando até de uma máquina de choque) para acalmar os banguers agitados... Não deu em outra, assim que a música acabou, STALYN deixou um recado direto e claro para o segurança “mal educado” que tentou “estragar” a brincadeira da galera: “Esse aqui é o nosso jeito de curtir rock, ninguém aqui tá brigando ou arrumando confusão, respeite o nosso jeito de se divertir” falou STALYN apontando diretamente para o segurança. O público deu sua singela vaia a repressão do segurança, e a IEKUANA saiu ovacionada do palco da casa do rock. Pra mim, até agora, o melhor show de rock do ano de 2013 em Roraima.

Cerberus - Ensinando as bandas covers de metal de Roraima
como tocar heavy metal de verdade

Em seguida foi a vez da banda amazonense CERBERUS, cover de IRON MAIDEN, subir no palco da casa do rock e relembrar os maiores clássicos da donzela de ferro. O público já aditivado pelo show da IEKUANA, manteve o pique e deu mais show que a própria CERBERUS ao cantar junto da banda todos os clássicos do MAIDEN. Um show que já começou ganho, e trouxe novamente para a velha e nova geração do rock roraimense, um sentimento há muito esquecido no rock local, de união e de todos no mesmo lugar curtindo na essência o melhor do rock pesado. Foi como voltar ao tempo do ESPAÇO ROCK DO SESC CENTRO, onde tudo era festa, todos eram amigos, juntos celebrando o bom da vida embalados pelo ritmo mais pesado dentro do universo rock. Realmente pra ficar na história e eu tive o prazer de estar lá para presenciar mais um capitulo da história do rock sendo escrita.

ASSISTA A CERBERUS 
AO VIVO NO CHACRINHA CHOPPS 

Ainda é preciso tomar alguns cuidados em relação a estrutura para eventos de estilo mais pesado dentro da casa do rock, a fim de não comprometer a performance das bandas que ali tocam. O dono da casa, Chacrinha, já havia me dito que estava preparado para receber na casa o público do metal, tanto que deixou bem claro e avisado a equipe de segurança da casa para respeitar o publico caso surgisse alguma roda, e somente interviria se algo saisse do controle, ou alguém se machucasse. Outra medida que a casa tomou foi retirar as mesas e cadeiras da área interna, já prevendo a superlotação do ambiente, mas ainda assim, infelizmente aconteceu o mal entendido, que segundo o próprio Chacrinha, será corrigido nos próximos eventos de metal a ser realizados na casa, incluindo a transferência do palco para área externa, com o objetivo de deixar o público mais a vontade e livre para fazer suas rodas e mosh pit numa nice, sem nenhum segurança desavisado para atrapalhar. 

Chacrinha Chopp's
Superlotação da casa do rock na noite dedicada ao metal

Parabéns ao Chacrinha Chopp's pela iniciativa de trazer o metal para a casa do rock, provando que qualquer evento de rock, independente do estilo ser mais leve, pesado, autoral ou cover, dá certo, se for realizado com profissionalismo, espirito de equipe e boa divulgação. O especial IRON MAIDEN provou e calou a boca de qualquer um, principalmente os “metaleiros” posers e metidos a “gods of metal” de Boa Vista que mais reclamam, boicotam e nunca apoiam eventos de metal na cidade, que é possível fazer qualquer evento de rock ser um sucesso. Parabéns também ao CHACRINHA CHOPP'S por ter colocado na programação duas das mais relevantes bandas de rock da atualidade em Roraima, tanto a KONVICTUS, na cena cover, e agora assumindo o caminho do autoral, como a IEKUANA, hoje a banda autoral que merece já há muito tempo ser ouvida além de nossas fronteiras.

Que venha os próximos shows de metal na verdadeira casa do rock, sendo autoral, cover, especial, ou tributo, porque o importante mesmo é ser rock, independente do estilo, gênero, ou ideologia. Para quem ainda entorta o nariz pro Chacrinha Chopp's só lamento, vão ter que engolir mais essa, abraçar seu pós rancor guéla abaixo caladinho, e aprender que pra fazer algo bem feito, é preciso antes de tudo, profissionalismo, humildade e comprometimento. O resto, é consequência.

Fecha a conta.

* O ESPECIAL IRON MAIDEN contou com apoio de AMATUR TURISMO, SESC RORAIMA, SUPERMERCADO FREIRE, SHOP SOM e BLOG RORAIMAROCKNROLL.

3 comentários:

Unknown disse...

Valeu chacrinha! ....
Foi maaaaaaaassa p caraioooo
Obrigado por tudo moçada metal. ..

Unknown disse...

Valeu chacrinha! ....
Foi maaaaaaaassa p caraioooo
Obrigado por tudo moçada metal. ..

Anônimo disse...

sou novato em boa vista e quero saber onde se localiza o chacrinha
metal porra