6 de mar. de 2013

SENTA A PÚA - EU QUERO OUVIR ROCK RORAIMENSE NAS RÁDIOS


Blog Roraimarocknroll lança campanha EU QUERO OUVIR ROCK RORAIMENSE NAS RÁDIOS, que tem como objetivo valorizar a produção fonográfica do extremo norte do Brasil e divulgar as bandas de Roraima.


Frequentemente ouvimos das pessoas a didática indagação “Porque não ouvimos músicas de bandas de Roraima na programação das rádios locais?”. Por muito tempo essa questão incomodou o Blog Roraimarocknroll, que tomou a iniciativa trazer de volta o programa ESTILO ROCK, produzido e apresentado pelo aqui blogger e radialista Victor Matheus, aos sábados, na rádio MONTE RORAIMA FM107,9.

Como o próprio slogan do programa diz, o ESTILO ROCK retornou ao rádio roraimense com o objetivo de DIVULGAR DE VERDADE O ROCK RORAIMENSE. A principal razão do programa voltar ao ar está intimamente interligada a indagação citada acima, ao incômodo em constatar que realmente falta espaço pro rock roraimense no rádio local, e quando o espaço é disponibilizado, através de certos programas voltados pro gênero, excluem bandas de Roraima que poderiam tocar. O maior exemplo dessa censura hipócrita e nada profissional acontece num dos programas locais de rádio que se diz ser voltado para o rock independente mas que não toca certas bandas do rock roraimense por questões nebulosas, medíocres e questionáveis. É lamentável pois esse grupo/pessoas que se dizem “fomentar e apoiar a cultura roraimense” agem de forma ridícula e infantil, tendo atitudes claramente pessoais e rancorosas que somente enfraquecem a cena musical local, provoca polarizações de ideais, prejudica principalmente as bandas locais, e pior, demonstra total falta de competência e profissionalismo para tal serviço. Atitudes lamentáveis, principalmente por vir de pessoas públicas e de postura política desagregadora.

CESAR MATUZA, baterista das bandas VELUDO BRANCO e DITAMBAH, iniciou um debate interessante no Facebook, com o seguinte comentário: “ Alguém me ajuda? Podem me explicar por que é tão difícil as rádios locais tocarem musicas dos artistas locais? Apesar da qualidade de material produzido e entregue em todas as emissoras, ainda assim preferem tocar musicas sem nenhum valor musical, de qualidade e gostos duvidosos. É preciso os artistas produzirem seus próprios programas nas rádios locais para poder promover as bandas da cidade? Alguém pode me explicar porque é tão dificil colocar a produção local na programação normal das emissoras?

O guitarrista ALEXANDRE HORTA, reconhecido como um dos fomentadores da cena rock roraimense no início dos anos 2000 através do portal Rraimarock, complementou o questionamento: “Eles ainda são do tempo que em que jabá é que dá audiência. Infelizmente nesse país existem programas como aquela contra cultura chamada "esquenta" que valoriza esse lixo sem qualidade que se espalha pelas rádios como vírus....”

O produtor musical FRANK LIMA, que já gravou bandas locais como HAADJ e OSTIN, também engrossou o caldo do debate: “Verdade brother! Já ouvi assertivas de que a musica Pimenta com Sal, do Eliakin, gravada por ele e diversos artistas locais, como Euterpe, é da Gabi Amarantos. A musica rola recorrentemente nas radios na versão tecno forró, porém antes disso raramente foi ouvida nas rádios. Sinal de que temos letras, musicas e artistas sensacionais. As rádios continuam sendo um importante veiculo de divulgação da produção cultural musical, inclusive regional. É notório a ausência dessa mídia nesse circuito. Ou seja, não dá para entender essa condição.”

O comentário de FRANK LIMA, sintetiza perfeitamente a atual postura do rádio local em relação a música produzida e gravada em Roraima, e ainda vai além, constata o equívoco que desmerece a música Roraimense e colabora para a alienação do público, quando poderia enaltecer o destaque que a canção PIMENTA COM SAL, do ícone da cultura roraimense ELIAKIN RUFINO vem recebendo na mídia nacional. Afinal porque o rádio local, ou melhor, os radialistas não defendem e enaltecem os santos de casa?

CESAR MATUZA critica também: “Vi o Felipe Cordeiro de Belém tocar um cover (Mosquito da Malária) do Eliakin Rufino em festival em Belém. As músicas e os artistas são conhecidos e admirados fora de Roraima. Infelizmente não são valorizados como merecem na própria cidade. Que o diga as bandas de Rock...”

O jornalista e produtor cultural FABIO GOMES, um dos profissionais mais gabaritados quando o assunto é música produzida no norte do Brasil, também comenta o fato citado por Cesar Matuza: Eu estava no festival em questão - Megafônica 2010, em Belém -, quando o Felipe Cordeiro encerrou o show dele com "Mosquito da Malária", do Eliakin. Acompanhei a Veludo Branco em quase todas suas saídas de RR de 2010 pra cá (menos as pra Manaus né). Vi Euterpe fazendo show conjunto com Elisa Maia em Manaus ano passado, além de ter colaborado para 'Pimenta com Sal' entrar no CD da Gaby Amarantos. O que posso dizer? É que, quando a música de Roraima chega ao conhecimento de quem é de outros lugares, sempre agrada, porque tem qualidade. Infelizmente qualidade parece que deixou de ser um critério que norteia a programação das emissoras. Porque não vamos nos iludir, uma emissora comercial não vai tocar o artista local por questão de 'cota'. Mas deixar de tocar algo bom, apenas por ser de Roraima, não me parece nada inteligente.”

O jornalista, e também músico, SIDDHARTHA BRASIL, já aponta, no mesmo debate no facebook, outras razões pela dificuldade das músicas de artistas locais tocar nas rádios: “Já acho que o problema é cultural e comercial. Cultural porque a cultura dos nossos radialistas é na sua imensa maioria de massa, ou seja, a massa gosta de porcaria. Comercial porque infelizmente o que é bom, para os nossos ouvidos, não é viável, ou seja, não vende... Não dá lucro pro programa ou emissora! É oq acho.”

A guitarrista e colaboradora do Blog Roraimarocknroll ELLEN CARMEN concordou com o comentário de SIDDHARTHA BRASIL: “é verdade! A música "1976-2001" da Banda Klethus está fazendo parte de uma coletânea nacional; ela jÁ tocou em rádios como Jovem Pan SP e temos pessoas do mundo inteiro que nos mandam emails e msgs pelo Face, que gostam da nossa música! Aqui em Roraima, inclusive, temos um bom número de pessoas que gostam das nossas músicas e sabem todas as letras. O que é engraçado é que a nossa música não toca diariamente nas rádios, mesmo as baladas! Talvez por acharem que a banda é gospel ou por simplesmente não quererem!”

Os comentários de Siddhartha Brasil e Ellen Carmen justificam perfeitamente as frequentes indagações que se ouvem em relação a MÚSICA RORAIMENSE X RÁDIOS LOCAIS.

Já ODELY SAMPAIO, vanguardista do rádio roraimense, aponta no debate outros fatores relacionados a falta de espaço pras músicas de Roraima nas rádios: “Bem não gosto de polemizar, mais preciso colocar algumas letras nessa questão, trabalho em rádio desde 87, fui juntamente com Neto Araújo, Jeremias Nascimento um dos primeiro a tocar Rock de bandas nacionais, internacionais e locais em programas específicos de rock, e olha que naquela época fazer um programa de 3 horas só com um estilo e um estilo tido como maldito não era fácil, mas chegamos lá, fizemos e fazemos nossa parte, fui o primeiro a apresentar um programa totalmente de MPB de 3 horas de duração chamado MPB show, com entrevistas ao vivo de vários artistas, e na época a radio em que nós trabalhavamos deu total abertura pra isso e contra o sistema nos apoiou. Hoje o comercialismo tomou conta não só do rádio, mais também da Tv e porque não dizer do mundo virtual, haja visto a quantidade de baboseiras que muitos que se dizem mestres, publicam mesmo que seja com pitadas de humor. Apenas para censo de justiça, estou a 7 anos em uma rádio que tem uma programação de apelo popular mas, que tem em sua programação programas com entrevistas de artistas locais de todos os estilos, transmitimos pela primeira vez um festival de musica popular na integra, o festival Canto Forte, com garra pois não tivemos quase patrocinio pra isso, assim como o 5 encontro de motos de altas cilindradas em 2010 também na íntegra com shows de bandas locais sendo transmitidos pela primeira vez ao vivo, muito temos feito pela divulgação da cultura local em todos os níveis, agora acompanho pelo facebook que banda tal, x, y está gravando CD, vai lançar CD, mais tirando a banda Veludo Branco, a Mr. Jungle e Garden que temos material antigo, nenhuma chega ao nosso departamento de programação com seu material para divulgação, ao contrário dos músicos de forró, sertanejos e etc que quase que semanalmente estão divulgando seus trabalhos. Acho que isso merece um debate com mais profundidade e senso de justiça, pois nunca negamos tocar nenhum segmento musical, agora o artista, principalmente o iniciante precisa vir até as rádio com seus trabalhos para que possamos divulga-los! Estamos as ordens.”

o Blogger aqui VICTOR MATHEUS também complementou o raciocínio do radialista ODELY SAMPAIO: “vou usar o exemplo da nossa banda, Veludo Branco... Sempre , e repito com ênfase, SEMPRE que lançamos material novo, levamos a TODAS AS RÁDIOS DA CIDADE para rolar na programação e deixar no seu acervo musical, até porque também vamos as rádios divulgar nosso trabalho, e sempre rola o mesmo papo "Poh, traz o som de vocês que vai tocar aqui na programação, vai rolar no meu programa e bla bla bla"... Pois bem, existe os guerreiros que tomam a frente e divulgam mesmo a parada daqui, como faz/fez Neto Araújo, Paulo Jr, Odely Sampaio, Siddhartha Brasil, Jeremias Nascimento e Eu aqui, que mesmo sendo o caçula dessa turma, já to aí colaborando desde 2004 defendendo no radio a musica de RR... Mas o problema não é somente a rádio ser comercial, ou cultural, porque sempre que ligo e peço nossas músicas rola na boa, sempre que vou e divulgo na midia rola também... o problema maior está na maioria das bandas "descansadas" e "folgadas" da nossa cena que acham que o radialista que tem que ir implorar pra banda passar o som pra rolar no radio... Poh galera! Eu to aí de novo com um programa de radio, voltado pras bandas de RR, e a maioria das bandas que pedi material pra divulgar no meu programa simplesmente me ignoraram, nem se quer tiveram o minino de educação de responder ao meu pedido. E claro, há exceções, e essas estão rolando na vitrola do Estilo rRck, então não adianta apontar só pra uma ferida dessa maquina chamado radio, enquanto esses pseudo rockstars ficarem com sua bundinha flácida e poser sentado na frente do pc achando que só facebokete, site toque uma punheta e bla bla bla, e twitter vai divulgar o som aqui em RR, pro nosso publico local, e fazer a galera conhecer seu trabalho, vamos continuar na margem dessa parada saca? Falta atitude principalmente das bandas, dos nossos iguais, que só reclamam que a gente quer se "auto promover" ou "só divulgar nosso trabalho" e que "somos egoistas e não apoiamos as outras bandas e bla bla bla"... Que porra é essa mano? Vou divulgar a banda do mané que nem aperta a minha mão e diz obrigado pelo favor que to fazendo bicho? não mesmo! Se cada um correr atras do seu, e cada uma das 20 e poucas bandas que tenho no meu mp3player de som autoral fizer sua parte e pedir na radio o seu som e fazer campanha pros seus fãs pedirem também, é só calcular rapido que teriamos, ou quem sabe teremos aí muito mais espaço nas rádios locais.. aqui em BV tem muita banda come dorme coxinha dos caralho que acha que tem o rei na barriga e fica esperando alguem lamber o saco e ir lá bajular pro seu som rolar na radio ou na casa do caralho tá ligado? é bom mexer a bunda e correr atrás do seu, porque dinheiro, reconhecimento, respeito e credibilidade não cai do céu... Se trabalha muito, e se tem paciencia mais ainda para se conquistar seu espaço e respeito, ter seu lugar ao sol, seu espaço na radio também saca? Então fica o se liga pra galera (numa nice) que se tenha mais atitude, e menos chororô! Vamos lá que as rádios, sem exceção, de AM a FM estão de portas abertas para apoiar o som made in Roraima. nós da Veludo Branco somos a prova disso,e sei que outras bandas locais também, nem precisa citar nomes aqui. A carapuça servirá pra quem merece... Vamos correr atrás do nosso que todos ganham juntos galera! Abraços!”. Por mais que pareça agressivo o comentário do blogger aqui, essa é a conclusão que temos em relação ao assunto, ou precisa desenhar?

Depois de analisar todas as engrenagens dessa máquina que gira em torno do rock roraimense, e ponderar todos os comentários do debate gerado no Facebook, o Blog Roraimarocknroll resolve tomar a frente e mudar a situação, e lança oficialmente a campanha EU QUERO OUVIR ROCK RORAIMENSE NAS RÁDIOS.


O objetivo da campanha é bem claro como o banner acima: Promover a música de Roraima através das rádios locais, e como toda engrenagem, só poderemos mudar a atual situação se TODOS compartilharem da mesma idéia, por isso o Blog Roraimarocknroll convoca todos que curtem o rock roraimense, as bandas locais, os leitores do Blog, os fãs de rock, o público das bandas locais, que compartilhem e divulguem essa idéia e, principalmente, liguem para as rádios locais e peçam as músicas das bandas locais, pois do contrário, nós, artistas roraimenses, continuaremos a margem do sistema capitalista que impera nas rádios locais, que sim, tem seus motivos para “cobrar o tal jabá”, ou melhor, lucrar comercialmente com seus programas, afinal rádios são empresas, com custos de manutenção, funcionários, impostos, equipamentos, estrutura, etc, mas que também podem dar espaço para a música produzida no extremo norte do Brasil, por que não?

Então façamos nossa parte, afinal, é como dizem os fanzineiros: “Se ninguém faz, fazemos”. Eu abri os trabalhos, quem mais aí se habilita em colaborar?

Fecha a conta.