1 de mar. de 2013

PAPO RETO – HUMBERTO FINATTI DESMASCARANDO O FORA DO EIXO


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma idéia, ácida, filosófica e reveladora com o Lester Bangs do jornalismo cultural brasileiro, HUMBERTO FINATTI, que entre uma dose rocker e outra revela com exclusividade detalhes que envolvem as movimentações obscuras e tenebrosas da ong Fora do Eixo no epicentro cultural do Brasil – Sampalândia – suas impressões sobre a música produzida no norte do Brasil e o mercado da música independente brazuca. Confira como foi o papo:

Blog Roraimarocknroll
Aqui em Roraima muitos ainda não conhecem a lenda do jornalismo cultural brasileiro Humberto Finatti... Pois bem, como o jornalismo entrou na vida do zap blogger Finas?

Humberto Finatti
Bom, na real estou no jornalismo musical há duas décadas e meia e já trabalhei ou colaborei com alguns dos principais veículos da mídia impressa brasileira, como os JORNAIS FOLHASP, ESTADÃO E GAZETA MERCANTIL, E AS REVISTAS BIZZ, ISTOÉ, INTERVIEW E ROLLING STONE. Fazer o blog foi um caminho natural, pois hoje em dia todo jornalista experiente e veterano como eu tem o seu, né? A Zap’n’roll existe já há uma década. Ela começou em 2003, como coluna semanal no portal Dynamite online (www.dynamite.com.br) - um dos mais acessados do país na área de rock e cultura pop - e depois de alguns anos se transformou em blog. Hoje é publicada em dois endereços: no portal Dynamite e também no seu endereço próprio, em www.zapnroll.com.br. A diferença de conteúdo nos dois endereços, basicamente, é que o material publicado na Dynamite é mais focado mesmo na música. Já o texto que sai na Zap.com é bem mais amplo e polêmico: fala de rock alternativo, cultura pop, política, sociedade, comportamento etc. E ele se tornou um dos blogs mais lidos e comentados do Brasil (cerca de 70 mil acessos por mês) graças aos célebres diários sentimentais que são publicados nele. São textos que relembro histórias pessoais, todas repletas de putarias e de situações onde a enfiação grotesca de pé na lama em álcool e drugs foi a tônica (risos). São relatos tão bizarros e bacanas que estou compilando-os para publicar um livro, a ser lançado ainda este ano se possível.


Blog Roraimarocknroll
Você surgiu no jornalismo num período em que o rock brasileiro vivenciava seu apogeu, a década de oitenta e meados de noventa, e foi testemunha ocular das mudanças no mercado da música do Brasil e do mundo nos últimos quinze anos... O que mudou pra melhor e pra pior em relação à música?

Humberto Finatti
Mudou completamente a forma como se produz e se comercializa música hoje em dia, em relação há duas décadas, isso não é nenhuma novidade. O lado bom da mudança foi que o mega poder das grandes majors do disco (que impunham o que o país deveria ouvir, determinavam através de esquemas bastante canalhas, como pagamento do famoso jabá para rádios e TVs, quem iria fazer sucesso ou não etc.) foi praticamente esfacelado pelo advento da internet e da troca de arquivos musicais livremente na rede. Isso democratizou o acesso do artista ao público e também do público à produção musical, sem a ingerência de um “atravessador” (no caso, as grandes gravadoras e grandes corporações musicais) na parada. Esse foi realmente o lado bom, o grande ganho na produção musical de anos pra cá. O lado péssimo veio com a mesma internet: com as facilidades tecnológicas de hoje e o baixo custo para se gravar uma música (algo que pode ser feito com um computador, num quarto), absolutamente TODO MUNDO resolveu virar artista e se acha rock star e gênio da raça, quando na verdade está muito longe de serem as duas coisas. A qualidade artística decaiu a olhos vistos não apenas no rock brasileiro, mas no mundo todo. Não há mais a carga poética e a virulência político e social que você encontrava em músicas da LEGIÃO URBANA, DOS TITÃS, DO LOBÃO, DA PLEBE RUDE OU DO CAZUZA, só pra ficar nos principais exemplos. Hoje o rock brasileiro está abaixo da linha da ignorância plena (há exceções, claro), tanto na música quanto na letra e dá raiva ouvir imbecilidades ao nível de Restart, For Fun, Strike e assemelhados. Isso, óbvio, é reflexo da garotada de hoje: uma molecada igualmente burra, que tem toda a informação disponível à mão (através da internet, das redes sociais, do YouTube, dos sites, blogs e os caralho) mas não sabe aproveitar e filtrar essa informação, absorvendo geralmente o que é fútil e banal e dispensando o que realmente lhe daria estofo cultural. Falta pra esse pessoal ler os clássicos da literatura, assistir os clássicos do cinema e principalmente ouvir as obras-primas do rock’n’roll. E isso não é papo de tiozão ranzinza, não, é algo real. Porra, com dezesseis anos de idade eu lia Augusto dos Anjos e já estava escutando The Who e Rolling Stones.

O encontro de duas lendas do jornalismo cultural brazuca: Finatti e Lucio Ribeiro

Blog Roraimarocknroll
Podemos dizer então que a internet foi ao mesmo tempo o paladino da liberdade artística e o câncer que apodreceu a "qualidade" musical dessa nova geração da música brasileira?

Humberto Finatti
Com certeza. Não só aqui, mas na música gringa também. Haja visto a enxurrada de Justins Bibas, Keshas, Rihanas e assemelhados que surgem todos os dias. Há quantos anos não surge um gênio no rock mundial do calibre de um John Lennon ou, pra ficar em exemplo mais recente, de um Kurt Cobain?

Blog Roraimarocknroll
... Mas temos Jack White, Dave Grohl... Ainda há esperança, não?

Humberto Finatti
Sim, claro. Como eu disse, há exceções honrosas tanto aqui (Los Porongas, A Luneta Mágica, Malbec, Veludo Branco, Jamrock, The Baudelaires, Stereovitrola, Rock Rocket e mais alguns poucos) como lá fora, onde você citou duas e sendo que Jack White talvez seja de fato o ÚNICO grande gênio surgido no rock nos últimos quinze anos.

Finatti, Guto Goffi (Barão Vermelho) e a lenda Ezequiel Neves

Blog Roraimarocknroll
O foco do seu trabalho jornalístico está voltado para a cena alternativa do Brasil e do Mundo, sendo o descobridor de grandes promessas da música do Brasil. Como você vê essa fatia do mercado da música nos dias atuais? Acredita que os velhos vícios do mercado fonográfico estão contaminando a música independente brasileira?

Humberto Finatti
Ah sim, com certeza. A cena independente nacional sempre se queixou da falta de honestidade e de espaço no grande mercado musical, o chamado mainstream. Pois bem, agora que o mainstream praticamente desapareceu, o que observamos? Que várias panelas se formaram também na cena independente e se você não está dentro de uma delas, você simplesmente não tem espaço para mostrar seu trabalho, pra divulgar sua música, pra tocar com sua banda. Está aí a tenebrosa Ong Fora do Eixo como exemplo máximo disso: se APARELHOU em São Paulo (eles não são fora do eixo? O que vieram fazer então DENTRO do eixo?), pra conseguir poder político e arrancar muita grana da teta pública através de projetos que na verdade escondem tenebrosas transações e articulações que já deveria a tempos estar sendo investigadas pelo Ministério Público. A partir de São Paulo esse pessoal espalhou seus tentáculos por todo o país e hoje se consideram os “donos” da cena independente nacional. Aí, a equação é simples: se você está com eles e se submete a eles, você tem espaço pra tocar (de graça, sempre, vale lembrar). Se não está, é banido da “cena”. Ou seja: a mesma conduta hipócrita, canalha e mau caráter que era regra no mainstream musical e que esse pessoal tanto gritava contra. Agora, estão fazendo da mesma forma, aprenderam a lição, direitinho...

Humberto Finatti e Victor Matheus
Finatti veio a primeira vez em Boa Vista em 2011 
para fazer a cobertura do Skinni Festival

Blog Roraimarocknroll
Você acompanhou de perto o surgimento do Fora do Eixo... Em sua opinião, o que desvirtuou de fato a essência do movimento? Acredita que tudo não passou de uma jogada esperta de um grupo de jovens aventureiros a fim de tirar onda de bacana nas costas do dinheiro público e das bandas que buscam seu lugar ao sol? Ou ainda há esperança para esse câncer que contamina a cena independente do Brasil?

Humberto Finatti
Olha, na real eu acho que eles tinham boas intenções no princípio, e idéias e projetos bacanas. Conheci o hoje grande “cappo” do FDE, Pablo Capilé, em 2005 em Cuiabá quando fui pra lá cobrir o festival Grito Rock, a convite dele e da produtora Cubo, que era gerida por ele. A Cubo é o embrião do Fora do Eixo e sinceramente eu achei bacana tudo o que eles se propunham a fazer em termos de abrir espaço para artistas, fazer as bandas circularem, trocar informações e projetos com outros produtores e agitadores culturais de outros Estados etc. A questão é que as idéias eram tão bacanas que eles começaram a fazer certo sucesso com elas e a chamar a atenção do Poder Público para essas idéias. Começou então aí a busca frenética pela aprovação de projetos culturais através das Leis de Incentivo Fiscal e etc, etc, etc. O negócio virou uma bola de neve, começou a se mostrar altamente rentável (pra turma da Cubo, aí então já transformada em Fora do Eixo), eles cresceram o olho (e o bolso também), resolveram se mudar pro “eixo” (São Paulo), aqui montaram a sede da máfia e hoje é o que se sabe: o FDE, em sua cúpula paulistana, desvirtuou totalmente seu ideário inicial. Está muito claro que os caras querem que as bandas se fodam, o negócio deles é conseguir arrancar grana do governo e também obter poder e visibilidade política, simples assim. Como eu sempre digo, ainda acredito que há gente muito bem intencionada na rede deles e que pensa em trabalhar honestamente e com o objetivo real de fomentar a produção musical independente. Vejo muito isso aí no Norte, principalmente. Aqui em São Paulo, na cúpula da entidade, eu não boto mais nenhuma fé de mudança. E por isso rompi com esse pessoal.

Finatti no Goiania Noise Festival com Cachorro Grande, Relespública e Feichecleres

Blog Roraimarocknroll
Ou seja, o lance dessa turma oportunista é fazer política da pior extirpe e garantir seus mensalões culturais e o resto (artistas, bandas, produtores, festivais) que fique com o nariz de palhaço?

Humberto Finatti
Pelo menos é o que a cúpula da entidade, sediada aqui em São Paulo, tem demonstrado com suas atitudes. Mas como eu te disse, também não posso generalizar a questão, pois acompanhei bons festivais realizados por integrantes da entidade, em outras regiões do país.

Finatti e uma das suas paixões avassaladoras: A Boemia Etílica

Blog Roraimarocknroll
Você teve por duas vezes em Roraima fazendo a cobertura de Festivais. Quais foram suas impressões sobre a cena do extremo norte? Que bandas você destaca do rock roraimense? E o que você aponta como os principais desafios relacionados à música de Roraima?

Humberto Finatti
Os dois festivais aí foram bacanas e bem estruturados, na medida do possível – sim, talvez tenha faltado a ambos um pouco mais de cancha na questão da estrutura e logística, mas isso é algo que vai se adquirindo com o tempo. Agora a cena aí é realmente muito interessante. Há dois ótimos grupos de rock básico, de guitarras urgente e com temática estradeira à la Barão Vermelho, que são o trio Veludo Branco e o quinteto Mr. Jungle. Tem também a Jamrock, que faria sucesso se estivesse aqui no Sudeste. E os desafios são os básicos de qualquer cena que está mais distante dos grandes centros pseudo culturais do país: ter acesso a uma boa estrutura para a realização de eventos e para a gravação e distribuição de suas obras musicais.

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Humberto Finatti
Eu agradeço o espaço dado por vocês. Acho o blog realmente bacana, tenho acompanhado e vai ser sempre um prazer dar espaço para o rock feito não apenas em Roraima, mas também em todos os rincões mais distantes do Brasil. Porque não é apenas no Sudeste que existe rock’n’roll, aliás, aqui é onde existe hoje menos qualidade e boas idéias na novíssima cena nacional. Já estive aí duas vezes (e espero voltar este ano) e sei do que estou falando. Há bandas aí (e também em Manaus, Macapá, Belém e Rio Branco) que produzem um trabalho que chega a ser superior ao feito pelas bandas do Sudeste. Então vocês podem se orgulhar disso, com certeza! E daqui mando meu mega abraço pra você, que é um amigo querido, além de ótimo agitador cultural e músico, e também pra todos os amigos que conquistei aí, ok? Contem sempre comigo e com a Zap’n’roll!

Fecha a conta.

Um comentário:

isabel Souza disse...

O mundo está cada vez mais louco mano, acabo de chegar da feira da praça quinze com uns vinis embaixo do braço, enquanto escutava o Journeyman do clapton vi seu nome datilografado na capa, muio legal seu blog man, long live to rock in roll!