4 de fev. de 2013

PAPO RETO – BIGNEL, GRAVANDO DO CABURAÍ PARA O MUNDO


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma ideia descontraída com o músico, cantor e compositor BIGNEL CORREA, que revela com exclusividade os detalhes do seu primeiro trabalho como cantor e músico, suas impressões sobre a música do extremo norte do Brasil e os planos para sua carreira como cantor. Confira como foi o papo:
 

Blog Roraimarocknroll
Como Roraima entrou na sua vida? O que te trouxe a terra dos ventos do norte do Brasil?

BigNel 
MInha relação com Boa Vista nasceu da minha relação com Ben Charles, a convite dele eu já havia visitado a cidade, em 2008. Desta vez o que me trouxe de volta foi a produção do meu primeiro CD. Ben Charles e eu iniciamos este trabalho no final de 2011, no Rio de Janeiro e pretendíamos terminá-lo por lá, mas ele precisou retornar à Roraima e eu acabei aceitando o convite de terninar o trabalho em Boa Vista.

Big Nel com Ben Charles e Janderson Nobre, na UERR.

Blog Roraimarocknroll
Você é há mais de 25 anos um talentoso compositor que ja colaborou com grandes artistas da musica popular brasileira, mas nunca havia se aventurado por definitivo a assumir a frente dos microfones num palco em carreira artistica... O que o levou a passar dos bastidores para a frente dos palcos?

BigNel 
Acima de qualquer coisa a superação de uma velha insegurança... Ao longo desses 25 anos de composições, eu certamente tinha dado mais ouvido aos pessimistas do que aos constantes elogios que recebia sobre a qualidade das minhas músicas. E essa insegurança me fez buscar a subsistência em outras atividades profissionais. Ao mesmo tempo sempre procurei estar por perto desse campo e tive a oportunidade de criar muitas relações importantes que foram aos poucos me encorajando, ao ponto de eu decidir de vez virar a mesa e botar a voz na estrada.

Big Nel na Casa da antropóloga Regina Fachinni, em São Paulo.

Blog Roraimarocknroll
Conte pra nós como foi o processo de composição do seu primeiro disco... Que músicas estarão no repertório? São todas inéditas? O que podemos esperar do Big Nel versão cantor/compositor?

BigNel
A vontade de gravar era antiga. Eu tinha feito algumas gravações com amigos músicos de São Paulo, mas nada que tivesse me satisfeito. Em 2007, conheci Ben Charles em Brasília. Fiquei impressionado com seus arranjos e com a sua autonomia musical. O cara compõe, toca todos os instrumentos, manja muito de produção fonográfica e tem uma sensibilidade absurda para arranjar música de outros. Opa! meu problema estava resolvido (risos)... Porém ocorreram vários desencontros depois disso e não deu a gravação do disco naquela ocasião. Em 2011 nos reencontramos no Rio de Janeiro e a situação estava muito mais propícia. No entanto o conceito do CD foi amadurecendo durante o processo, ao longo dos 8 meses que passei em Boa Vista, troquei musicas do repertório que eu havia pensando inicialmente, compus uma música em Boa Vista que acabou entrando aos 44 do segundo tempo e depois que fechei o conceito, alterei alguns títulos de velhas canções, porém todas inéditas.

Big Nel com Gilberto Gil, quando trabalhou no Ministério da Cultura em 2005.

Blog Roraimarocknroll
Qual será o nome do seu disco de estréia? E quantas músicas farão parte da bolacha? Pretende lançar por uma gravadora ou de forma independente?

BigNel
O CD traz 12 músicas, são 12 substantivos: Aconchego, Angústia, Ausência, Declaração, Desabafo, Estupidez, Flerte, Lamento, Paciência, Paquera, Perturbação e Resignação, e Chama-se BigNel em dose substantiva. Estou produzindo de forma independente. Até esta fase consegui custear a produção. Agora, para a reprodução e outras despesas finais, vou colocar o projeto num site de financiamento coletivo. Dessa forma @s amig@s poderão dar uma colaboração substancial para a conclusão do projeto.

Blog Roraimarocknroll
Podemos dizer que o disco é um trabalho conceitual ? Ou apenas uma idéia propositalmente colocada nas entrelinhas?

BigNel 
Podemos dizer que tornou-se sim um disco conceitual. O que, aliás, só foi possível pelo fato do cronograma ter se estendido. O que inicialmente eu considerava um problema, acabou sendo a melhor coisa para o projeto. Atrasou em relação à intenção inicial, mas ganhou tempo para amadurecer e ganhar mais sustância.

Big Nel em apresentação na Feira do Livro no SESC RR em 2012.

Blog Roraimarocknroll
Quem conhece sua história sabe que sua vida é recheada de idas e vindas, em outras palavras, você é um cara nomade que se permite viver novas histórias em lugares diferentes, já morou em Brasília, São Paulo e mais recentemente em Boa Vista... O que Roraima tem em termos de cultura que se diferencia dos outros lugares que você morou?

BigNel 
Tive um contato maior com o pessoal da música. Roraima tem compositores muito autênticos, excelentes músicos e intérpretes, não deixa a desejar pra outro canto nenhum do Brasil, mas sofre muito com o isolamento geográfico. Isso indiscutivelmente é um grande obstáculo que aos poucos vai se amenizando por conta da internet. Mas qualquer hora dessa alguém daí consegue ser ouvido pela nação, se tornar definitivamente nacional e aí os olhos e ouvidos dos brasileiros terão a oportunidade de conhece toda a qualidade musical roraimense que eu tive o privilégio de conhecer.

Big Nel  na radio Música FM do Paraná, 
gravando assinatura para música que entrou na programação.

Blog Rorimarocknroll
Quem merece ser ouvido pelo mundo e não somente aqui? Que artistas merecem os aplausos e reconhecimento por sua arte? Quem você aponta com relação a música roraimense, para fazer os olhos do Brasil apontarem para roraima?

BigNel 
É complicado falar de merecimento. Eu desejo que todos da música de Roraima sejam conhecidos... E que para isso, continuem acreditando nos seus trabalhos e se empenhando por este objetivo.

Blog roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

BigNel 
Eu agradeço a todos os amigos e amigas, sobretudo os que acreditam no meu trabalho e sempre incentivara-me. Agradeço ao Roraimarocknroll que entra para a minha história como o primeiro blog a falar sobre este projeto. Ao Pessoal da Rádio musicafm 89.9 de Cianorte que já está tocando a minha música e quem tiver interesse de conhecer trabalho acesse www.musicafm.com.br/aovivo programação das 12h as 13h horário MPB... E aguardem, logo mais o projeto estará no site http://alteridade.com/ conto com o apoio d@s amig@s que gostam de boa música. Beijo grande para tod@s de Roraima. Já to cheio de saudades.

Nenhum comentário: