2 de jan. de 2013

PAPO RETO COM ALEX PIZANO: OS DESAFIOS DO CINEMA RORAIMENSE


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma idéia supimpa com o cineasta ALEX PIZANO, diretor de filmes de sucesso do cinema roraimense, relembrando o começo de sua paixão pela sétima arte, comentando as dificuldades de se produzir audiovisual em Roraima e os projetos cinematográficos para 2013. Confira como foi o papo:

Blog Roraimarocknroll
Como e quando surgiu sua paixão pelo cinema? Imaginava que um dia fosse escrever, filmar e dirigir filmes?

Alex Pizano
A paixão pelo cinema vem desde a infância, me achava um pouco diferente das outras crianças, enquanto muitos estavam na minha rua brincando eu preferia ficar em casa assistindo sessão da tarde ou tela quente... Até corujão eu assistia na infância, o mundo da sétima arte sempre me encantou, e sempre proucurei saber mais sobre... Meu primeiro salario(trabalhando como garçom) gastei em uma entrada no cinema, não tinha muitas condições financeiras para ir ao cinema, foi um dia muito especial... A sessão em questão era Jurrasic Park em 1994... Essa sessão mudou minha vida, decide ali que queria aquilo pr minha vida de alguma forma... Trabalhei 6 anos em uma videolocadora como balconista nos anos 90 e foi uma verdadeira faculdade de cinema ter diversos filmes a minha disposição... Trabalhei no Sesc RR de 2005 a 2009 no setor de cultura do SESC, onde pude ter o previlegio de trabalhar em diversos setores e segmentos da cultura local, como a musica, artes plasticas, dança, teatro e cinema, e sempre procurei desempenhar de alguma forma esse meu lado mais cinefilo, fazendo clipes de apresentação de diversos projetos como os do Fest Rock, ou dos projetos Café com letras e contação de historia do SESC sem duvida foi uma experiencia de vida fantastica. Ajudei a inaugurar O Cine Sesc Digital, na vontade de entregar ao publico Roraimense um ponto de exibição alternativa em relação ao circuito predominantemente comercial do cinema local.

Blog Roraimarocknroll
Você fez parte da equipe de gerência de cultura do Sesc RR na época em que foi criado o projeto Espaço Rock e o RR Sesc Fest Rock, sendo responsável pelo design e produção dos já cults vídeos de apresentação do Fest Rock. você ja escrevia roteiros de filme nessa época ou foi apartir dessa experiência que resolveu se aventurar na sétima arte?

Alex Pizano
Ajudei a realizar os primeiros e lendarios Fest Rock no SESC, onde tive a ideia de apresentar as bandas participantes não em lista coladas na parede ou em slides, mas em uma forma alternativa, tipo pequenos videoclipes mesmo, dando um plus a mais no evento... Já criavamos um clima cinematografico antes do inicio das apresentações das bandas, era muito divertido, e sei que muitas bandas tambem gostavam de se ver na telona antes das apresentações... Era uma vontade de exorcizar um lado meio Pink floyd sabe... E a partir dos contatos e amizades que fiz com muitas bandas, foi a partir delas tambem que começei minhas parcerias pra realização princialmente do meu primeiro filme, o experimental DIVIDA SANGRENTA. Depois de realizar esse sonho pessoal de fazer um filme, essa parceria com a galera do Rock Roraimense continua até hoje, expressa em diversos trabalhos Audiovisuais.

Blog Roraimarocknroll
Falando agora da sua videografia voltada pro cinema, que apresenta um catálogo extenso por sinal, e para conhecimento dos leitores do blog, quantos e quais os filmes que você participou seja escrevendo roteiro, dirigindo, atuando, ou colaborando de contra regra (risos)?

Alex Pizano
Após algumas experiências de pequenas produções em 2007 lançei o media-metragem experimental de ficção DÍVIDA SANGRENTA. Após a boa recepção do filme, decidi realiza outra produção roraimense agora o longa-metragem ficção REMANESCENTE DAS SOMBRAS lançado em outubro de 2009 que conta a história da fuga de um criminoso da segunda guerra para Roraima em confronto com forças da policia federal e o serviço secreto israelense. O filme teve ótima recepção nos cinemas da cidade sendo o primeiro filme ficção Roraimense a ser exibido em cinema comercial do estado. A partir disso realizei produções audiovisuais distintas flertando entre videoclipes de bandas locais(Somero e Iecuana) e comerciais. Em 2011 lançei o curta metragem de ficção O ESTRANHO onde após um grande sucesso de exibições locais, teve uma bem sucedida turnê de exibições em outros estados participando de mostras e festivais diversos, destaque para sua exibição no festival internacional de curtas de São Paulo, festival mineiro de curtas e para o premio nacional de destaque do júri pelo festival Tela Digital em outubro de 2011.Em agosto de 2012 lançei mais um trabalho audiovisual dentro do gênero de ficção, o curta metragem policial O ÚLTIMO LAMENTO. Fora do campo da direção eu atuei como diretor de fotografia do curta DESFRONTEIRA do diretor Thiago Briglia e tambem como diretor de fotografia e editor do longa-metragem BROMANCE do diretor Thiago Sardenberg.

Blog Roraimarocknroll
Qual o maior desafio de se fazer cinema em Roraima? já dá pra viver da sétima arte aqui?

Alex Pizano
A quebra de paradgma em relação ao próprio segmento ainda é o maior desafio, por estarmos longe dos grandes centros onde muitos ainda acham, que é o único lugar que se pode realizar filmes, ou unicamente através de editais de incentivo (que claro são importantes mas não são o unico caminho)sendo que a tecnologia digital veio pra quebrar essa barreira e democratizar o acesso a realização desses filmes, ainda hoje existem muitas resistencias quanto a credibilidade de se fazer filmes seriamente aqui no nosso estado, muitas pessoas ainda acreditam que o que fazemos aqui ainda é um cinema de fundo de quintal, sendo que a realidade do segmento se transforma a cada produção lançada. Espero um dia poder viver daquilo que eu gosto que é trabalhar com cinema, ainda não cheguei lá mas pretendo alcançar esse objetivo um dia, os obstáculos e dificuldades são muitos (sempre são) mas o importante é acreditar naquilo que vc faz.

Blog Roraimarocknroll
Em termos de audiovisual, como você analisa a produção de clipes e vídeos na cena rock roraimense? O que precisa ser feito pra alavancar essa fatia de produtos relacionados ao mercado da música em RR?

Alex Pizano
O videoclipe, segmento importantíssimo dentro do campo audiovisual, tem grandes perspectivas em RR, trabalhos de qualidade ja foram desenvolvidos aqui, e o importante disso é estar sempre buscando a profissionalização pra realização desses trabalhos. Uma banda que se preze hoje tem que ter não apenas um demo, um cd ou um ep de seus trabalhos mais um bom videoclipe embaixo do braço, como uma ótima ferramenta de divulgação da banda em questão e até do diretor do videoclipe, seria o casamento perfeito de som e imagem, de facil e rápida divulgação aproveitando para fazer exibições em shows, eventos, ou redes socias e compartilhamentos de video como o youtube, percerias nesse processo são importantes.

Blog Roraimarocknroll
O que podemos esperar do Alex Pizano para 2013? Algum roteiro a caminho de ser gravado? Podemos esperar um filme na linha de ficção e ação, sua marca registrada, ou pretende se aventurar por outros gêneros?

Alex Pizano
Claro... Projetos tenho sempre, só preciso tirá-los do papel, mas para esse ano de 2013 pretendo realizar no minimo mais uns dois filmes na direção, quanto ao gênero embora tenha predileção por alguns temas, na verdade o roteiro que me agradar eu farei o melhor para sua realização... Trabalho muito para que um dia possa realizar dois sonhos de produção um dentro do campo ficção-cientifica que gosto e claro (o que muitos riem de mim quando falo) um senhor filme épico de aventura realizado em RR... Só a morte pra me deter deste objetivo...

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Alex Pizano
ACREDITEM NO CINEMA RORAIMENSE, prestigiem, critiquem quando necessário, ajudem, cinema é um arte nobre porém muito complexa e que nunca, nunca se realiza sozinha, por isso parcerias são importantes, faço minha parte na fomentação e valorização da cultura local que prezo muito, Roraima tem muita coisa boa para ser divulgada ao mundo!

Fecha a conta.

A SEGUIR ALGUNS TRABALHOS DE ALEX PIZANO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE




Nenhum comentário: