17 de jan. de 2013

DIÁRIO DE BAR – VELUDO MANERO NO CHACRINHAS CHOPPS


Power trio VELUDO BRANCO relembra como nasceu sua parceria com a banda JOHNNY MANERO, e celebra o novo recomeço da parceria mais etílica e manera do rock roraimense.

Por Victor Matheus.

O mundo do rock n'roll é recheado de histórias com um enredo em comum: Uma banda de lastro nas paradas de sucesso roda em tour, e nesses shows bandas menos conhecidas são recrutadas para abrir esses shows... Naturalmente os dois grupos se aproximam e na maioria das vezes estabelecem parcerias duradouras, inclusive invertendo os papéis nessa história. 

Foi assim com Aerosmith e Guns N' Roses, que na segunda metade da década de oitenta rodaram juntos em tour, e no meio do caminho, o Aerosmith, banda principal acabou ofuscada pela ascensão meteória dos Gunners, que por sua vez chegaram inclusive a “roubar” a matéria de capa da revista Rolling Stone que seria do Aeromisth com aquela tour, tamanho o sucesso que alcançaram. Foi assim também com Jimmi Page/Led Zeppelin e Black Crowes, que de tanta afinidade, acabaram gravando um disco ao vivo juntos, com Jimmi Page dividindo as seis cordas com os corvos negros.

Em 2011, surgiu em Boa Vista uma banda que se diferenciava de suas comtemporâneas por fazer um rock simples e honesto, seguindo o sentido oposto das tendências musicais atuais... Enquanto a maioria das bandas novas do rock roraimense apostavam no emo core enlatado enfeitado com pulinhos de galinha e qualidade musical duvidosa, os garotos da ELVIS FROM HELL apostavam suas fichas na tríade Sexo, Bebída e Rock N' Roll. 


A ELVIS FROM HELL assumiu desde começo de sua carreira sua admiração e influência pelo som da VELUDO BRANCO, e não por acaso, estabelecemos uma parceria que rendeu muitos frutos. Nos sentimos muito honrados em ver a nova geração do rock roraimense bebendo da mesma fonte que nós. Não éramos mais a partir de então o único grupo de rock roraimense que defendia a bandeira do rock cru, simples, direto e despretensioso. Aos poucos as duas bandas estabeleceram parcerias que definiriam pra sempre os rumos da ELVIS FROM HELL.

Na época, me propus a apoiar o trabalho da banda, inclusive dando uma mão na produção do grupo de forma pontual... Uma dica aqui, outra ali, um papo de bar... Aos poucos, e com nosso apoio total, a ELVIS se tornou uma das bandas mais promissoras do rock roraimense naquele ano, inclusive vencendo a votação do SKINNI ROCK FESTIVAL e ganhando o prêmio principal do festival, desbancando a favorita e igualmente talentosa OSTIN. 

Víamos naquele grupo, os herdeiros do nosso legado musical. O estilo Veludo Branco Rock N' Roll (risos). Agora podiamos dividir o palco com outra banda que fazia o mesmo som que nós, que tinha a mesma atitude dentro e fora dos palcos, e acima de tudo, estabelecemos uma amizade e parceria que ajudaria ambas a crescerem na cena local. Éramos como nossos ídolos e repetíamos o enredo da história do começo dessas linhas blogger.

Veludo Branco no Chacrinhas Chopps

Porém, nem tudo era cerveja e rock n'roll. O nome do grupo ainda me incomodava, mas não por achá-lo ruim, somente porque nada combinava com o som da banda. Soava pesado e agressivo. Na época eu trilhava os passos na produção musical e executiva, criando o Selo Roraimarock Discos, e a ELVIS, junto a JAMROCK e OSTIN, eram minhas apostas na cena local naquele ano. 

Propus, ou melhor, aluguei mesmo a banda (risos) para mudar de nome para algo mais pop, direto e potencialmente comercial, e me recordo como se fosse hoje, na esquina do Chacrinhas Chopps os argumentos que usei para convencê-los a mudar o nome da banda de ELVIS FROM HELL para JOHNNY MANERO (nome de uma as canções da banda, e pra mim, o que define até hoje o que são como grupo. Pouco tempo depois daquele papo de bar, “morria” a ELVIS FROM HELL e nascia a JOHNNY MANERO.

É meu nobre leitor, esse que vos escreve pode bater no peito com maior orgulho de ser o “culpado” da banda hoje ser conhecida como JOHNNY MANERO. Meu instinto estava certo, e mais uma vez, acertamos um tiro na testa, para o desespero da concorrência (risos).

Infelizmente, após a ascensão da banda, e como todo e qualquer interado na cena rock roraimense e ligado no Blog Roraimarocknroll, uma entidade pseudo “fomentadora da cultura de Roraima” persuadiu os garotos da banda a romper a parceria com a VELUDO BRANCO, O SELO RORAIMAROCK DISCOS e o BLOG RORAIMARCKNROLL com a velha ladaínha de promessas que até hoje não passaram de papo furado. Somente prejudicaram nossos laços de amizade e parceria profissional, e levaram a banda a um buraco de ostracismo, esquecimento e descredibilidade na cena rock local. 

A partir daí a VELUDO BRANCO foi para um lado, seguiu sua trilha do rock n'roll, lançou dois discos, um clipe, continuou circulando por festivais e fazendo shows antológicos em Roraima com grandes artistas do rock brasileiro, entre eles Arnaldo Antunes, Raimundos e Velhas Virgens, foi destaque do Trama Virtual, Jornal Estadão de SP, Portal Dymanite e Zapnroll, e a JOHNNY MANERO literalmente estagnou como água parada de poço. Praticamente paro suas atividades ao longo do ano seguinte (2012).

Como tudo na vida, o tempo é o melhor remédio para aparar arestas e permitir novos recomeços, e foi assim que no início deste ano a JOHNNY MANERO convidou a VELUDO BRANCO para dividir uma noite no CHACRINHAS CHOPP'S – A verdadeira casa do rock. Nós aplaudimos a atitude nobre da banda, e não exitamos em aceitar o convite. O tempo mostrou que estávamos certos, e a JOHNNY MANERO sacou a real da história, que para ser grande (no mais humilde sentido da palavra), primeiro de tudo precisamos ser profissionais, humildes e trabalharmos muito.

Johnny Manero no Chacrinhas Chopps 

A JOHNNY sacou finalmente que não precisam de “apadrinhamento” de ninguém se quiserem chegar aonde almejam. Bastam apenas trabalhar e persistir que naturalmente o reconhecimento virá. Aprenderam a ser independentes de verdade, e tocaram o foda-se pra quem ainda acha que tem controle sobre seus passos. No melhor estilo Roraimarocknroll sentaram a púa nos coxinhas e assumiram sua independência. O resto bicho, é resto e ponto!

Novamente uma das parcerias mais legais do rock n'roll roraimense estava reestabelecida, e o palco do Chacrinhas Chopps foi cenário para uma noite que entrou por definitivo na história do rock roraimense. A VELUDO BRANCO escolheu abrir a noite etílica e preparar o terreno para JOHNNY MANERO. Queriamos retribuir a gentileza pelo convite.

Tocamos por volta de 1 hora e 40 minutos, e entre músicas nossas e versões de bandas que nos influenciam, interpretamos um dos rocks definitivos de Roraima, o som “Jonnhy Manero”, (pra mim uma das músicas mais legais do rock roraimense) nossa homenagem ao grupo que tempos atrás, escolhemos como pupilos. 




Não preciso comentar a euforia do publico que se apertou na frente do palco, e entre gritos e bangueadas, executamos nossa “versão punk rock” do clássico do rock local. Mostramos mais uma vez com essa atitude para qualquer um que chora sentado na cana, que para sermos grandes, e para termos uma cena rock de verdade, precisamos de união, de parceria, e puxar nossa sardinha mesmo! 

Pagar pau pros gringo pra quê bicho? A gente gosta de tocar rock em português e foda-se! Tocamos rock brazuca pra todo mundo entender e cantar junto, e temos orgulho de fazer som de bandas daqui, e mostrar aonde vamos que não existe só a VELUDO BRANCO em Roraima, mas há outras bandas legais aqui também, como JOHNNY MANERO, DITAMBAH, GARDEN, JAMROCK, IEKUANA, A COISA. É claro que não somos contra as bandas que cantam em inglês, até porque também fazemos versões de Jimi Hendrix e Elvis Presley, mas esse é o estilo Veludo Branco. Esse sempre foi o nosso espírito e continuará sendo até o fim. É o estilo Roraimarocknroll porra!

Além de “Johnny Manero” também fizemos o som de outra banda parceira nossa, a TUDO PELOS ARES, de Manaus, com a canção 'Vida Alheia”. O público curtiu, e nós mais ainda, e para fechar a conta da noite, tocamos “Opala Branco” com direito a participação especial do vocalista Yuri da JOHNNY MANERO, relembrando os velhos tempos que tocamos juntos. Fechamos o caixão com “Heavy Metal do Senhor”. O dever estava cumprido.

Veludo Branco e Johnny Manero 
tocam "Opala Branco" no Chacrinhas Chopps - Para a História

Em seguida foi a vez da JOHNNY MANERO subir no palco sagrado do CHACRINHAS CHOPPS, mas parecia que o show da Veludo Branco estava continuando... A mesma atitude, o mesmo tipo de som, o mesmo estilo despretensioso... A JOHNNY MANERO estava de volta com força total!

Um little movie passou rapido pela minha memória enquanto curtia o show dos maneros, voltando no tempo, e me recordando de como toda aquela história começou... Lembrei dos papo de bar na esquina do Chacrinha, tentando convencê-los a trocar de nome, de pegar no pé da moçada para cuidar de tocar afinado e usar roupa de homem de verdade (risos), de como se portar no palco, de como conduzir sua carreira... Lembrei de muito mais que vai além dessas linhas bloggers, e vi que as sementes que plantamos no passado finalmente deram frutos. 

"Veludo Manero" no Chacrinhas Chopps

Valeu a pena a porrada, valeu a pena o hiato, valeu a pena a experiência e os tropeços, por que no final de tudo, o que importa bicho, é estarmos felizes com o que fazemos. Quem esteve no Chacrinhas Chopps sabe do que escrevo. O sorriso estampado no rosto dos maneros, os cumprimentos sinceros após o show, o público curtindo o show das bandas, e um ar leve no ambiente, de festa entre amigos, provando por definitivo que para tudo na vida há sempre um recomeço. 

Desejamos vida longa a JOHNNY MANERO, e que nesta nova fase da banda, os caminhos sejam mais tranquilos. Estamos aqui, de braços abertos, para o que der e vier, e não se enganem, se precisarem de nós, chutamos a porta do banheiro!

Fecha a conta.

Nenhum comentário: