6 de dez. de 2012

VELUDO BRANCO LANÇARÁ DISCO AO VIVO NO DIA DO FIM DO MUNDO



Por Fabio Gomes - www.somdonorte.com.br

O início do ano de 2012 fez com que todos passassem a debater o motivo de o antigo calendário maia terminar no próximo dia 21 de dezembro: isto representaria ou não um anúncio do fim do mundo? Enquanto não se chega a um consenso, a banda roraimense Veludo Branco aproveita a data para lançar pelo Roraimarock Discos selo seu segundo CD – Antes que o Mundo Acabe, Veludo Branco ao Vivo.

Trata-se do registro de um show realizado pela banda em Boa Vista em 2011. O CD tem sete faixas, reunindo sucessos do primeiro CD (“Veludo Branco Rock N'Roll”, “Opala Branco”, “Corpete Vermelho” , “Eu sou Alcoólatra”), faixas que entraram no EP Sem Mentiras, lançado em 2012 (e que portanto eram inéditas na ocasião, casos de “Ela só quer me fazer delirar” e “Sem Mentiras”), além da inédita “Não Faz Assim”. O CD tem projeto gráfico e diagramação de Victor Matheus e Saulo Oliveira, e é lançado com o apoio do Estúdio Parixara, Som do Norte, Camera Pro Films e Saulo Oliveira. O material estará disponível para download nos blogs Roraimarocknroll e Som do Norte no dia 21, e em breve à venda em formato físico nas lojas de discos de Boa Vista.


Este disco ao vivo apresenta para os fãs a essência do que é o nosso som, cru, direto e sem firulas, além de apontar os novos caminhos que vamos trilhar a partir de 2013”, comenta o guitarrista e vocalista Victor Matheus. “Fechamos com este disco ao vivo um capítulo na história da Veludo Branco, sintetizando o começo de nossa trajetória.”

O lançamento amplia a escassa discografia oficial de discos ao vivo de artistas do Norte – afora sete discos da paraense Banda Calypso entre 2001 e 2012, há o CD do roraimense Eliakin Rufino (Ao Vivo em Porto Alegre, 2006), o da amapaense Patricia Bastos (In Concert, 2004), o EP Fuzzilando da banda Turbo, de Belém (2010), e poucos outros.


O que não é escassa é a discografia da própria Veludo Branco. Segundo Victor Matheus, com o novo CD a banda atinge o status de ser o grupo de Roraima com o maior número de lançamentos, a partir do primeiro EP, Opala Branco, de 2009. Seguiram-se o CD Veludo Branco Rock’n’Roll (2010), o EP Sem Mentiras (2012) – o primeiro gravado no estilo “ao vivo no estúdio” (com o registro simultâneo de voz e instrumentos, sem adição posterior de efeitos) no Estado. Soma-se a isso o clipe da faixa “Sem Mentiras”, lançado também em 2012.

Apesar do título do novo CD, o power trio demonstra não acreditar que o mundo, de fato, acabe. Prova está nos planos anunciados para 2013 – o lançamento de outros três clipes das faixas do EP Sem Mentiras, que serão reunidos junto com o já lançado num DVD; e a gravação de um novo CD com músicas inéditas.


Victor Matheus acredita que “o material que estamos compondo para gravar o novo disco de inéditas irá surpreender muito nossos fãs. Mudamos o direcionamento do nosso som tanto nos timbres, melodias como nas letras, mas a essência do rock’n'roll ainda continuará neste novo trabalho. Agora teremos um novo recomeço, um novo caminho a trilhar, dentro do experimentalismo, psicodelismo que também nos influencia e agora ficará mais evidente no disco de 2013. Estamos muito inspirados para gravar este novo trabalho, e confiantes que será um marco não só na história da Veludo Branco, mas também na história do rock roraimense. Queremos entregar um novo disco único, emblemático, psicodélico, traduzindo em som e poesia o novo momento da Veludo Branco, mais amadurecido musicalmente devido às experiências que tivemos na estrada ao longo desses 6 anos de rock’n'roll.

Sobre a Veludo Branco

Surgida em 2006, a banda Veludo Branco se destaca por inovar no cenário musical roraimense mesclando o som clássico do rock'n'roll com atitude e profissionalismo. A consequência tem sido a participação em grandes festivais da cena independente da região Norte, como os Gritos Rock de Boa Vista e Manaus, Tomarrock, Sesc Fest Rock e Skinny Rock Festival (os três de Roraima), Casarão e Beraderos (Rondônia), Quebramar (Amapá) e Megafônica (Pará). A banda já dividiu o palco com nomes consagrados como Raimundos, Ratos de Porão, Pato Fu, Marcelo Nova, Matanza e Arnaldo Antunes. Em 2010, abriu em Manaus o show do inglês Blaze Bayley (ex-Iron Maiden), e lançou em turnê no Rio Grande do Sul seu primeiro CD, Veludo Branco Rock n'Roll (independente). Em abril de 2012, gravou ao vivo no estúdio o EP Sem Mentiras, lançado em julho.

Serviço
Disco: Antes que o Mundo Acabe - Veludo Branco ao Vivo
Selo: Roraimarock Discos
Apoio: Som do Norte, Estúdio Parixara, Camera Pro Films, Saulo Oliveira
Lançamento: 21 de dezembro nos endereços www.somdonorte.com.br e http://roraimarocknroll.blogspot.com.br/
Informações: 95 8113 0894

Nenhum comentário: