13 de dez. de 2012

SENTA A PÚA – SEPARADOS POR UMA TRADUÇÃO: RECLIVE X THE HOOBASTANK


A coluna SENTA PÚA, do Blog Roraimarocknroll retorna mais ácida do que nunca, e revela o primeiro plágio confirmado do rock roraimense, que pode custar a carreira de uma das bandas mais promissoras do rock do extremo norte do Brasil.

Não é somente o cantor Latino que sofre da síndrome do plágio, o mundo do rock n'roll sofre também dessa enfermidade, e como ninguém está imune a esta “licença” poética e musical, o rock roraimense também entra na conta. 

Tudo bem que ao montarmos uma banda de rock n'roll, queremos tocar covers das bandas legais que curtimos, ou então compor no “estilo da banda” que nos influencia, mas quando levamos essa influência ao extremo, o tiro literalmente pode sair pela culatra e respingar mais que uma disenteria, e foi justamente isso que aconteceu (infelizmente) com uma das bandas mais promissoras da cena rock roraimense: RECLIVE.

Banda Reclive: Plágio de letra de banda americana
Créditos: Pablo Fellipe

Confesso que já sei do “plágio” da banda há bastante tempo, inclusive informando a banda RECLIVE sobre a minha descoberta. Usei o bom senso e dei “aquele toque” pra banda mudar a letra da música em questão antes de expor essa história, porque a melodia em nada se parece com a melodia da letra original (em inglês), mas parece que eles não ligaram muito para o meu comentário (espero estar enganado).

O que mais me surpreende nesta história é saber que a música plagiada foi produzida por um estúdio de gravação e seu produtor, gravada, e lançada como single, sem que ninguém até então percebesse a semelhança das letras da música original em inglês com a letra da canção em questão.

Agora você deve estar se perguntando: Afinal, que música é essa? E de qual música foi plagiada? É simples, abaixo está a tradução da música original THE REASON, da banda THE HOOBASTANK ao lado da “letra” da banda RECLIVE composta pela vocalista DAIANE. Tire, o leitor mesmo, suas próprias conclusões se é um plágio ou não:






A canção original THE REASON com tradução, supostamente plagiada pela banda RECLIVE
A música MINHA RAZÃO da banda RECLIVE com a letra traduzida da música THE REASON

Não quero aqui expor negativamente a banda RECLIVE, da qual, todos que acompanham o Blog, sabem que temos apreço e torcemos para o seu sucesso, muito menos julgar sua capacidade compor e tocar, menos ainda seu talento e profissionalismo, quero usar exclusivamente o exemplo do que aconteceu com a banda e a opinião expressa neste artigo para que outras bandas locais, ao comporem suas músicas, reflitam se estão realmente criando ou apenas copiando algo que ouviram.

Minha banda mesmo, Veludo Branco, fez no começo de sua carreira muitas referências a bandas que nos influencia, como AC/DC, Black Sabbath e Velhas Virgens, tanto nos riffs, como nas letras, mas copiar descaradamente nunca o fizemos por justamente usar o bom senso e ponderação. 

Usar referências é até legal, diverte o ouvinte e mostra a fonte de onde a banda bebe, afinal, como citado anteriormente, nada se cria, tudo se copia, ma que pelo menos copiemos o que seja bom, se for para fazê-lo. Com o tempo, qualquer banda amadurece e busca seu próprio tipo de som sem se apegar a rótulos, estilos. É aí que entra o diferencial que pode alavancar a banda ao maistream, mas essa evolução natural virá com o tempo, com introsamento, muitos ensaios e shows. O reconhecimento é consequência.

Esperamos que a banda RECLIVE receba essas críticas de forma construtiva, reflita sobre o assunto e não tenha vergonha de reconhecer a falha que cometeu, do contrário, infelizmente passará de promessa do rock roraimense a motivo de sarro daqueles que levam a música e o rock n'roll a sério. A carreira da banda e sua crediblidade está em DECLIVE neste momento, mas torcemos que a banda vire o jogo e mostre que pode ser muito mais que uma cópia cover de um sucesso enlatado do rock americano.

Fecha a conta.

6 comentários:

wander longhi disse...

Fala Gonzo...
Seguinte, acabei de ler o post sobre a "versão" da letra e no alto dos meus mais de 25 anos de rock só tenho uma coisa a dizer: Versões de letras de boas músicas são extremamente comuns no rock brazuca, o que é lamentável nesse caso é a falta de crédito da banda ao autor original.
#Triste

Victor Matheus disse...

Pois é Wander, versão é normal mesmo, mas os créditos são dados, como por exemplo o Ritchie, Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawai, Raimundos... pra mim faltou tato e profissionalismo da banda, afinal nao é proibido, mas dê os créditos... #triste

Anônimo disse...

Cara isso é plagio mesmo porque logo essa musica de uma banda que ta na cara que a vocalista gosta, concerteza ela queria que à musica fosse dela mesmo já que os karas não estão mais no auge então deduziu que nínguem iria descobri e nem caçar mas, já mostra do que eles são capazes né roubando musica alheia com desrespeito de quem gosta deles agora é assumir a culpa e larga a música do repertorio e seguir em frente!

Laís Lima disse...

Me surgiu a seguinte duvida: e o restante das musicas?? Será que também nao foram plagiadas?? Enfim, tendo acontecido ou nao, continuo admirando e respeitando o trabalho da banda (que é muito boa). Vamos esperar o desfecho dessa história. Bjuuh :*

Anônimo disse...

Pois é... na academia costuma-se dizer que toda produção alheia (texto em outra língua ou não) , adicionada à sua, deve ser citada. Sua omissão constitui crime contra a intelectualidade.
A não que ser que esta contudente semelhança se constitua obra da inócua percepção da banda, no que concerne à composição, trata-se de crime sim, pelo menos no nível da falta de vergonha. Mas, todo mundo erra, e o que resta é assumir a culpa e aprender com os erros.

rimolo pina disse...

ta parecido pra caralho !!! mas antes de definir como plagio tem que se fazer uma avaliaçao dos primeiros 8 compassos da musica ,dai sim se nesses 8 compassos os acordes notas e melodia forem os mesmos fica caracterizado plagio!!!!