14 de jul. de 2012

2º HEY HO LETS GO: SE NINGUÉM FAZ, FAZEMOS.


Há oito anos atrás, O Sesc Roraima em parceria com várias bandas locais davam gênese ao que hoje é o maior e mais tradicional festival de rock de Roraima, o Sesc Fest Rock. Quase uma década depois, e muita história pra contar, o evento que inicialmente surgiu para ser uma festa em celebração ao dia mundial do rock ganhou proporções maiores e acompanhou a evolução de nosso cenário. Reinventou-se e passou a ser realizado há alguns anos em agosto, e não mais no dia mundial do rock por questões de produção executiva (todos sabem que no período de julho as tarifas de passagens aéreas estão em alta e o Sesc Fest Rock traz desde 2008 bandas de renome nacional para compor sua programação).


Os roqueiros de Boa Vista ficaram por um período órfãos de uma festa para celebrar o dia mundial do rock, 13 de julho, mas essa lacuna foi preenchida com o surgimento de mais um festival em nossa cidade, o HEY HO LETS GO, promovido pelo Blog Roraimarocknroll e a Chopperia Chacrinha, a casa do rock. O festivas chegou a segunda edição em 2012 com muito a comemorar e apontando para novos horizontes, resgatando o orgulho rocker e unindo duas vertentes do rock roraimense que há algum tempo andavam separadas: Bandas covers e autorais.

Em três dias de muita festa e música no volume alto, 7 bandas locais, entre elas Garden, Haadj, Ostin, Capitão Kverna, Sheep, Reclive e Konvictus presentearam o público com grandes shows, mostrando que o cenário rocker local está amadurecendo, com bandas locais tendo uma postura cada vez mais profissional e com reconhecimento do seu trabalho. Tanto bandas autorais como bandas covers hoje ocupam o mesmo espaço e o que antes era uma rixa infantil no meu ponto de vista de briga de egos entre bandas autorias e covers, no HEY HO LETS GO foi exorcizado de vez. Os grupos de rock de Roraima entenderam e souberam se adaptar ao mercado local sem perder sua essência e sua proposta musical, sendo ela autoral, cover, ou os dois.


A banda Garden, já uma veterana e referência do rock local sabe muito bem o que é se adaptar ao mercado da música local há bastante tempo. Prestes a lançar o 2º disco de sua carreira, o grupo nunca perdeu o foco do seu trabalho, mas agregou a sua proposta artística inserindo no seu repertorio músicas autorais e dando novo fôlego a sua carreira. Hoje é a banda com mais tempo de carreira na ativa, e ainda provoca o mesmo êxtase etílico no público de quando fazia shows nos tempos de KGB, Pecado da Gula, Level e Baba Gula. A prova é o reconhecimento não só local mas também no Amazonas, onde é reverenciada sempre que por lá toca, sendo a atração principal e anfitriã da festa de aniversário do Porão do Alemão, casa de rock mais tradicional de Manaus e ser escolhida a banda que gravou o hino do Roraima Moto Clube só para dar exemplo.


Da nova safra do rock local temos bandas que vêm ganhando destaque, entre elas a Haadj, a cada show forjando notoriamente um amadurecimento no seu trabalho, mas músicas próprias e tocando com segurança seu repertório cover de bandas clássicas do hard metal dos anos 80 como Skid Row, Scorpions, Guns N' Roses, Bon Jovi, Iron Maiden, e aliviando nos decibéis dos falantes. A banda Ostin precisou mexer no time e mudar de formação, permanecendo a espinha dorsal do grupo com Luchessi, Veras e Neto, chamando pro time o estreante Giovanni que substitui muito bem o baixista anterior não alterando em nada a sonoridade do grupo e dando novos ares visuais ao quarteto que segue lapidando seu som show após show. A Reclive escala mais um degrau e caminha para o segundo semestre como o mais novo grupo querido do público jovem da cidade, com mérito e nossos aplausos.


Já a banda Sheep segue uma inconstância auto imposta em sua carreira sem causar qualquer dano ao seu legado. Não vive só do passado e caminha para frente, com novas composições e formação reformulada mas sólida como uma rocha. Não pretendem dominar o mundo e suas apresentações sazonais, fizeram da Sheep hoje um grupo cult local e um dos melhores capítulos já escritos do rock roraimense, que segue firme apesar dos altos e baixos.

Do lado cover, Capitão Kverna segue defendendo a bandeira do cover rock nacional dos anos 80, com competência e profissionalismo. Regem com maestria esse campo do jogo. A Konvictus, sem dúvida a melhor banda cover na atualidade continua puxando a dianteira desse filão do rock roraimense. Já ensaia composições próprias e se entregar em seu material autoral o mesmo fervor que dedica a tocar seus covers envenenados cheio de viradas speeds na bateria, riffs nervosos na guitar e baixo galopante, podem se tornar o novo fenômemo do rock local.


Com a reforma do Sesc Centro e o fim do Espaço Multicultural do Sesc, o templo definitivo do rock local, a Chopperia Chacrinha se tornou a casa do rock em Boa Vista, abrigando os órfãos de boa música e diversão, e o melhor, com entrada franca e um ambiente a altura do que se propõe. O HEY HO LETS GO celebra esse momento na história do rock local, seguindo a essência do que foi e agora retorna a ser o Sesc Fest Rock, uma festa em comemoração ao dia mundial do rock. O grito de guerra nunca fez tanto sentido pro rock roraimense como faz agora. É como diz os fanzineiros: “Se ninguém faz, fazemos”.

Fecha a Conta.

2 comentários:

K' Freire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

foi ducaralhovski