27 de mai. de 2012

VELHAS VIRGENS E VELUDO BRANCO EM MANAUS - UMA AVENTURA ROCK N ROLL DE VERDADE



Por Cesar Matuza - Colaborador Blog Roraimarocknroll

Sim, a noite de sexta feira foi histórica. O show dentro do Antique em Boa Vista foi um caldeirão. Muita gente se divertiu como nunca, alguns saíram escorados, outros carregados, outros nem conseguiram sair, dormiram por lá mesmo.

Apenas 4 horas após ter saído do Antique e desmontagem dos equipamentos, já estava este que vos escreve levantando de novo, para devolver alguns equipamentos emprestados e arrumar as coisas para a segunda parte da aventura Velhas Virgens pela região Norte.

Meio dia saímos de casa rumo ao aeroporto, agora nós fazíamos parte também da Tour, estávamos acompanhando a banda para abrir o show de Manaus também.

Chegando em Manaus encontramos nossos amigos e parceiros Mayco e o grande Bosquinho, da banda chá de flores, que novamente estava nos dando o apoio no translado. Abrindo um pequeno parêntese, aguardem em breve em Boa Vista, a Chá de Flores.

Depois da tarde de descanso, era hora de ir para o local do show. A vontade e a expectativa de tocar novamente em Manaus, de assistir novamente um show das Velhas Virgens, e rever os amigos só aumentavam a ansiedade.

Devido a imprevistos de horários de aeroporto, o show das Velhas Virgens foi adiantado, e a Veludo Branco ficou para fechar a noite. A princípio achamos que não seria legal, mas depois vimos que estávamos enganados, a surpresa iria valer a pena.

Chegamos no ginásio e a Chá de Flores já mandava seu som no palco, um rock n roll competente, com influencias oitentistas, letras que falam do cotidiano. Um salve diretamente do palco nos recebeu logo na chegada.


Fomos para os camarins, encontramos vários amigos já conhecidos de Manaus, e também os novos amigos da Velhas Virgens. Enquanto a Chá de Flores terminava seu show, entrava no palco a Antiga Roll, nova banda Manauara, ou melhor, de Maués (como fui informado) começava a mandar um rock n roll com influencia de Ramones e Raimundos. O som com muita energia aquecia o publico, enquanto nós bebíamos e batíamos papos sobre os mais variados assuntos com Cavalo, Bart, Roy, Ju, Paulo, e todos os integrantes da equipe da Velhas Virgens, que aliás, neste momento estávamos todos do lado de fora do camarim, devido a uma pane elétrica na instalação. A cerveja era buscada em lotes nos camarins, sempre em equipe, um iluminando com o celular, o outro encarregado de carregar as latinhas. (risos)

Foi uma experiência muito legal dividir os camarins com a banda que mais nos influencia na direção que nós demos pra nossa banda, no estilo e nas composições, o que ainda descobrimos que não é apenas no estilo musical que temos afinidades. Logo que começamos a trabalhar juntos em Boa Vista na organização e no atendimento, rolou um clima muito tanquilo e bem descontraído entre os membros da banda, da equipe e a gente. Cena que traduz isso foi no atendimento do almoço, que estava sendo fornecido em um restaurante, quando pedi pra me darem as comandas pra eu fazer o pagamento, todos traziam a comanda e me entregavam dizendo, “toma pai..” (risos)


Voltando a Manaus, chega a hora das Velhas Virgens subirem ao palco, antes ainda um tempo para um recado de aniversário especial do Paulão para a mão deste que vos escreve. Abraços e desejos de boa apresentação, fui lá pra fora pra ver de novo um show das Velhas Virgens, o qual nunca antes tinha tido a oportunidade de assistir, então, queria aproveitar.

Nada de surpresas, eles entram no palco e o publico já vai junto, Paulão com sua roupa de oncinha dos pés ao chapéu entra no palco e já toma na mão a galera. O show é mais curto que o de Boa Vista por conta do cronograma, então é só clássico, um atrás do outro. O ginásio cheio cantava todas as musicas, o coro de “abre essas pernas”, “põe tudo”, “puta” era uníssono.

Ao final a banda sai do palco com o publico ensandecido e realizado, o show das Velhas Virgens, além de um puta show de RocknRoll, é uma grande festa, todos vão para cantar, beber, dançar, xingar a vontade, espantar todo stress da vida diária, exorcizar os pudores, enfim, se divertir no grau máximo que a palavra pode significar.


Opa, agora lembrei, ainda temos que fazer nosso show. Tarefa ingrata tocar após a banda mais importante do rock nacional independente, com suas musicas conhecidas, cantáveis, com uma cantora carismática e linda, com um front man que é um ator e cantor performático que domina o publico com extrema facilidade. O que fazer pra segurar essa onda? Não sei, só resta tocar com o coração como sempre e ver no que dá.

Abraços nos amigos que saiam do palco e nós carregando os equipamentos para dentro. Foram momentos loucos, surreais, impagáveis e muito legais que passamos com aquela galera, mas o fim de semana rock n roll estava acabando, era o ultimo ato. Será que um dia nos veríamos de novo? A empatia com a galera foi muito grande, todos grandes pessoas, humildes, talentosos, camaradas, competentes, gentis, receptivos, e mais alguns adjetivos que ainda caberiam. A distância é um obstáculo físico, mas amizades pemanecem ao tempo e a distância, enfim, hora de tocar.

Preparados no palco, uma boa parte do publico ficou (que bom). O mestre de cerimônias e apresentador do evento, nosso amigo Emir começa a apresentação, agradece ao publico, agradece a presença da Veludo e a parceria de sempre, quando de repente...

.. de trás do palco uma figura alta, só de cueca e cotoveleiras entra por trás do palco, era o Paulão, meio apressado, parecia afobado, de repente passou pela cabeça: “eita caraio? Deu alguma merda!”... ele vai e pega o microfone do Emir ... pensei comigo: “é, deu alguma merda, fudeu!” ..


Mas, para noooosssaaaa alegriaaaaa.. Paulão Carvalho entra pra introduzir (no bom sentido) a Veludo Branco, e solta aos gritos ao seu estilo: “UMA PUTA BANDA DE ROCK N ROLL DO CARALHO LÁ DE RORAIMA PORRA” ....

.. (cri cri..) ..

meu cérebro para de funcionar por alguns instantes.. (o que?) .. (o que foi isso cara?) .. inacreditável o que aconteceu.. o Mateus olha pro Paulo, olha pra mim, com cara de besta, eu também olho pra eles com cara de idiota .. e começo a rir, sai da batera e dei um abraço no Paulão antes dele sair e agradeci, voltei pra batera, e .. 1.. 2.. 3.. 4.. hora de Rock n Roll.. e a Veludo faz um dos melhores shows de sua vida, para fazer justiça ao nível do evento, da apresentação especial e da banda que tinha tocado antes. Era o final com chave de ouro de um dos melhores fim de semana de nossas vidas..

Ficam as lembranças, mais um sonho realizado, mais uma pagina virada na história da Veludo Branco, que a cinco anos vem na luta contra todos os fatores que dificultam a vida de uma banda de Rock n Roll do extremo extremo Norte, mais amigos feitos na estrada, mais um puta evento foda que conseguimos realizar em Boa Vista, mais um dia que fica na memória pra sempre.

Eu amo o Rock n Roll, por tudo que ele me proporcionou, me proporciona e por tudo que ainda vai acontecer de bom na minha vida.

Abraços a todos, e continuem atrás do seu sonho, eles realmente acontecem.

Um comentário:

Cesar... disse...

#fail no 10 paragrafo: não é "mão" desse que vos escreve, mas sim a "Mãe" desse que vos escreve. Confere aí http://www.youtube.com/watch?v=gyRvRIdplcA