22 de mai. de 2012

Coluna Roraimarocknroll comemorou 1º ano com grande festa


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Há cerca de um ano e poucos meses atrás o Blog Roraimarocknroll tornou-se o maior portal virtual especializado na cena rock independente do extremo Norte do Brasil, em especial o rock roraimense, gerando vários projetos para fomentar o mercado da música em Roraima, entre eles a RORAIMAROCK PRODUÇÕES, o 1º selo independente de RR - RORAIMAROCK DISCOS, os Festivais HEY HO! LET'S GO! e SKINNI ROCK FESTIVAL, a coluna RORAIMAROCKNROLL no jornal Folha de Boa Vista e ainda promove diversos eventos e shows na Chopperia Chacrinha, divulga e apoia as bandas independentes de Roraima e contém em sua editoria diversas colunas assinadas por agitadores e produtores culturais e músicos locais e do Brasil.


Neste mês de Maio, o Roraimarocknroll comemorou com uma grande festa na Chopperia Chacrinha o aniversário de 1º ano da Coluna Roraimarocknroll, com shows do cantor Arthur de Jesus e as bandas Reclive e Hopes que concorriam a prêmios durante a festa, entre eles a gravação de uma música, e a participação especial da banda Konvictus, da DJ Estrela e do poeta Rodrigo Mebs.

A festa foi animada, a chopperia Chacrinha lotada e mesmo com a chuva persistente que caiu na metade da festa, foi comprovado mais uma vez que é possível promover eventos de rock em Boa Vista que valorizem tanto as bandas e artistas autorais como os covers, integrando ambos no mesmo ambiente e valorizando toda a cadeia produtiva da música. O resultado foi sucesso absoluto e expectativas cumpridas com louvor.

OS SHOWS


As 22:30h o cantor ARTHUR DE JESUS subiu no palco do Chacrinha Chopps para iniciar a festa. Seu repertório de músicas próprias agradou o público que ia chegando a Chopperia. O R&B romântico cantado por Jesus tem na marca de suas letras amores e dissabores da vida. As track’s que acompanham as músicas ainda soam um pouco repetitivas aos ouvidos mais atentos, mas acredito que tempo ao tempo, o cantor e compositor Arthur encontrará seu caminho. Como um lobo solitário, a melhor maneira de encurtar essa caminhada até o reconhecimento local deverá ser montando uma alcateia, se aliando a bandas locais da nova geração e inserindo suas rimas como participações especiais, a exemplo da própria parceria que o cantor tem com a banda Insert Rock. Se não for algo revolucionário para o rock local, há de dar um bom gás à carreira de Arthur. O público se agradou da performance de pouco mais de 30 minutos de show, tanto que com 21 votos, Arthur recebeu o prêmio de 2º lugar da noite, ganhando um ensaio fotográfico assinado pelo fotógrafo e publicitário Saulo Oliveira.


A banda RECLIVE foi a segunda atração da festa, entregando o melhor show das bandas que concorriam aos prêmios. Foi a primeira vez que assisti a apresentação do grupo, e devo frisar que me surpreendi. Problemas técnicos no início do show não abalaram o grupo e depois das correções feitas, a banda que hoje tem potencial para disputar de cabeça com outras bandas novas de destaque na cena, fez um show que levantou a galera que lotou de imediato a parte interna da Chopperia Chacrinha. Um repertório embalado na medida certa, equilibrando músicas covers como da banda Hole e da cantora Adele, numa versão musculosa, e canções autorais cativou de imediato o público. O show da banda Reclive foi um exemplo perfeito de como usar ao seu favor o ambiente para cativar novos fãs e agradar tanto os xiitas fervorosos defensores do autoral, os donos de casa noturna, e o público paraquedista que ainda não conhecia o trabalho do grupo. Há lugares, eventos e festivais para se tocar somente música própria. A Reclive traduziu perfeitamente o espírito do evento com seu show: Uma festa em comemoração ao rock n’roll roraimense. Não venceram a votação, ficando com apenas 19 votos e recebendo o 3º prêmio da noite, um pacote de 3 ensaios de 2h cada, patrocínio do KS Stúdio, mas conquistou de vez seu espaço entre as novas promessas do pop rock roraimense de 2012.


O quinteto HOPES seguiu a festa apresentando seu hardcore melódico ainda na casca do ovo, mas com potencial, se os integrantes se dispuserem mais a tocar direito do que fazer firula, como no caso, o batera doidão Claudião que no meio da loucura sonora e ainda embolado do som da Hopes consegue divertir o público com suas caras e bocas. A sonoridade da banda vem evoluindo, e mesmo priorizando somente músicas próprias, deixando na maior parte do tempo o público sem foco na apresentação, animaram a noite, principalmente pelas cenas pitorescas do vocalista Luciano mandando sms, ou lendo, ou sei lá fazendo o que no celular, enquanto cantava. Se ainda falta técnica ao grupo e atenção a cuidados básicos para qualquer banda iniciante, como por exemplo, afinar os instrumentos fora do palco e tocar afinado, sobra vontade de tocar rock n’roll. Beberam metade do bar, convidaram os amigos, tios, primos, indigentes e conquistaram o 1º lugar da votação para participar da festa e também o 1º prêmio, a gravação de uma música, patrocínio do Estúdio Parixara. Mais que merecido.


A noite ainda contou, no intervalo dos shows com a participação super especial da DJ Estrela tocando um som fino, fazendo a cama sonora perfeita para as intervenções poéticas de Rodrigo Mebs. A princípio o público não entendeu a viagem que rolava, mas após o segundo ato desse encontro a galera abraçou a ideia, semeando a partir de então novas parcerias artísticas que vão possibilitar bons frutos em breve.


Fechando a noite, a banda KONVICTUS literalmente tratorizou a Chopperia Chacrinha. Sem dó nem piedade de nossos ouvidos, destilou seu repertório cover que passei pelo SOAD, Rage Against the Machine, Red Hot chilli Peppers, Mr Big, Slipknot, Foo fighters, entre outros. Um petardo atrás do outro para o deleite dos alcoólicos de pulmão. A banda Konvictus comprovou mais uma ver ser a melhor banda cover da cidade na atualidade. Já prometem músicas próprias para breve, e se direcionarem para a pegada que fazem no cover, tem tudo para ser a melhor surpresa de 2012 do rock roraimense.

O QUE FICA?


Não há o que se discutir: A Chopperia Chacrinha é definitivamente a casa do rock em Boa Vista. O público diversificado da festa comprovou mais uma vez que é possível realizar eventos de rock em Boa Vista, valorizando toda a cadeia produtiva da música, com entrada franca, estrutura de qualidade e principalmente promovendo os artistas que fazem parte da nossa cena rock. O mérito do sucesso do evento foi a soma de várias forças trabalhando em conjunto, as bandas se divulgando, a produção trabalhando na promoção de divulgação e organização da festa, o apoio dos patrocinadores e o público que entendeu a proposta da RORAIMAROCK PRODUÇÕES e abraçou definitivamente nossas ideias de sempre buscar inovar o cenário rock local com eventos trazendo novas propostas de produção.

AGRADECIMENTOS


O Blog Roraimarocknroll agradece a todos que de alguma forma, direta, ou indiretamente colaboraram para a realização desse evento e pelo sucesso e reconhecimento conquistado, entre eles os patrocinadores CHOPPERIA CHACRINHA, JORNAL FOLHA DE BOA VISTA, ESTÚDIO PARIXARA, ACADEMIA WORD GYM, LIRA MOTO, GRANJA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, CHURRASCARIA BURITIS, o apoio de LOJA MENINA DO RIO, EVANILSON TATTOO, KS STÚDIO, AMATUR TURISMO, BLOG SOM DO NORTE, fotógrafo SAULO OLIVEIRA, o cantor ARTHUR DE JESUS, o poeta RODRIGO MEBS, a DJ ESTRELA, as bandas RECLIVE, HOPES, KONVICTUS, os amigos LUCIANO TORRES, CESAR MATUZA, PAULO HENRRIQUE, VANESSA BRANDÃO e o público que prestigiou nossa festa. Que venha mais um ano de Roraimarocknroll, de música independente e de festa.

Fecha a conta. 

2 comentários:

Estrela disse...

Excelente iniciativa.
Moçada bonita, jovem e cheia de energia. RR pede coisa nova, e a gente vai dando conta desse recado qd pessoas como vc, fecha parcerias importantes, proporcionando espaço p este tipo de cultura contemporânea.
Sucesso !

Anônimo disse...

nao bebemos tudo, nao chamamos nem familiares, pq era festa pequena, e nao pedimos votos ;D kkkk votaram pq quiseram, a parada do celular, é que tanto o repertorio e algumas letras de musicas estavam nele, caso eu me perdesse, batera doidão, foi muito elogiado por sinal. como disse no fim: mais que merecido! evento show de bola/ lulu vocalista