22 de mar. de 2012

A HISTÓRIA DO ROCK EM RORAIMA - III Sesc Fest Rock


Iaê galera, longa data depois cá estou eu retornando com a coluna. A principio era pra ser semanal, mas os lastros profissionais, universitários, musicais, artísticos, conjugais, residenciais e etc e tais, tem me tomado muito tempo, mas pretendo continuar com nossa sessão Fatos e Fotos, mostrando mais dos meus arquivos acumulados durante 10 anos de dedicação ao Rock aqui em Boa Vista.

Como estamos iniciando com a série SESC Fest Rock, merecidamente, pois foi, é, e ainda será o MAIOR festival de Rock do Estado, chegando a ter 7 edições em seqüência ininterrupta. E isso já é suficiente para levar esse título.

Vamos então dar sequência a história do SESC Fest Rock...

E ENTÃO CHEGOU-SE A TERCEIRA EDIÇÃO DO 
RORAIMA SESC FEST ROCK

Ano de 2007, após duas edições bem sucedidas, com sucesso de publico e bandas, aguardava-se ansiosamente a abertura de inscrições para a terceira edição. Resultando em um numero recorde de inscrições, mais bandas do que o festival podia comportar no seu cronograma de 3 noites consecutivas. Com a cena se movimentando e os espaços se abrindo e com bons festivais, proliferaram novas bandas na cidade. 26 bandas foram selecionadas, mais umas 10 ainda ficaram de fora, por critérios de qualidade, experiência, multiplicidade de integrantes de outras bandas, fenômenos conceptivos in vitro (proveta), etc. (risos)

Claro que quando não são todos contemplados, nem teria como, alguns descontentes ainda esboçaram algumas ameaças pessoais à comissão, ameaças de boicote (atitude que se revelou muito comum na cena depois). Mas ânimos acalmados e festival formatado, fomos a luta para o diferencial dessa 3ª edição.

Como a intenção sempre foi melhorar, esse ano a idéia seria aumentar o intercâmbio com bandas de fora de Roraima. Foram convidadas uma banda de Manaus e uma de Rondônia (que nem lembro quem sugeriu, sei que essa banda furou e nunca nem ouvi mais falar na dita – acho que era uma proveta interestadual para se beneficiar da oportunidade), e para diferenciar, uma banda de metal da Venezuelana também foi convidada.

Então as bandas convidadas seriam Ciclo-RO, Tétris-AM e a Haboryn-(Venezuela). 


Após o cancelamento da banda Rondoniense, abriu uma vaga e a banda convidada foi a Rajjneesh de Manaus, de maluco Lucio, do guitar psicodélico Jofran e da baterista female Ellen War, mantendo a tradição de ter sempre uma mulher baterista no festival, como a Lara Batera nas duas edições anteriores. Cada uma dessas bandas, devidamente escaladas para tocar uma em cada noite.


Os músicos que tocaram na edição de 2007 – Uma galera né? – você está aí??

Sorteios e critérios de seleção escalaram o Festival assim:

APRESENTAÇÃO SEXTA FEIRA DIA 13.07
21:00h - GIBAN´S 
21:40h - BLACK THORN 
22:20h - SEVERAL BULDOGS 
23:00h - SHEEP 
23:40h - LN3 
00:20h - GARDEN 
01:00h - TETRIS (AM) 
01:40h - ESBOÇO DE NADA 
02:20h - A COISA 
03:00h - KADIMA 

APRESENTAÇÃO SÁBADO DIA 14.07
21:00h - ANGEL SLAVE 
21:40h - ARROTO DO SAPO 
22:00h - VELUDO BRANCO 
23:00h - MR. JUNGLE 
23:40h - IEKOANA
00:20h - LEPTHOSPIROSE 
01:00h - RAJJNEESH-AM
01:40h - IRONIA 
02:20h - ESPIRITO JUVENIL 
03:00h - ST. SEVEN 

APRESENTAÇÃO DOMINGO DIA 15.07
19:00h - ZONE OF FEAR 
19:40h - OS 24 DA VOVÓ 
20:20h - O CHAMADO 
21:00h - SOPHIA NÃO FOI À ESCOLA 
21:40h - BELINNI 
22:20h - MOON HUNTERS 
23:00h - K´DÁVER 
23:40h - HABORYN (VE) 
00:20h - MÓDULO ALPHA 

Balanço dessa edição: Das bandas locais – 14 acabaram, 3 mudaram de nome, 9 continuam até hoje as atividades, obscuramentes ou não, mas continuam por aí. Dentre essas que acabaram, este festival marcou a despedida de algumas notórias bandas que haviam na época e nunca mais voltaram a tocar no festival, seja pela nova formatação ou pelo encerramento das atividades. São elas:

LN3
Que ainda tentou uma nova formação neste festival, depois de ter tentado com Wander e Leka nos vocais, mas a química nunca mais foi a mesma e os veteranos com outros compromissos pessoais, não conseguiram mais manter as atividades

Esboço de Nada
Que agitou e repercutiu muito em Boa Vista. Uma banda boa de Hard Core, ativa e empreendedora. Ela liderada pelo Wander Longhi, que após esse festival, mudou-se de Boa Vista para algum lugar do Brasil, levando a essência da banda com ele, pois era o líder, vocalista e letrista da banda, logo, impossível haver Esboço de Nada sem o Wander.

Lepthospirose
A banda cover de metal mais conhecida de Roraima, após uma grande carreira, uma das primeiras bandas de BV a tocar em Manaus, em festivais independentes e até no Porão do Alemão, após a mudança de formação, apresentou-se no 3º Fest Rock com o Duarte nos vocais, Ricardo no baixo, Rodolfo e Rui nas guitarras e esse que vos escreve nas baquetas. Nesse Fest a banda tocou pela primeira vez musicas de própria autoria, mas depois encerrou as atividades. Mas essa ainda será outra história dessa coluna.

Vinheta festival para relembrar... 


Mais umas fotos daquele ano...

Primórdios – Estréia da Veludo Branco

Moita Fucking Style e a Galera (SESC cheio!!)

Mural by Alex Pizzano e seu photoshop

Yeaaaaaaaaahhhhhhh!!!!

A equipe por trás do festival

Um comentário:

Anônimo disse...

essa é a melhor coluna desse blog. otima. continuem assim