3 de fev. de 2012

COLUNA FALO MESMO: Fazendo do bom algo melhor



E aí, galera! De volta com muitas novidades! Aproveitando o espaço, quero falar que o site da Klethus está no ar, disponibilizando novas fotos, novo lay-out e, em breve, estaremos com muito mais novidades! Acessem e deixem suas impressões! A banda está em estúdio, gravando o seu mais novo álbum e vocês poderão acompanhar esse processo pelo site. http://www.klethus.com/

Bom, na coluna desta semana, quero mostrar como se pode transformar algo bom em algo melhor ainda. Eu pesquisei clipes de bandas que fizeram releituras de músicas super conhecidas. Essas bandas, conhecidas ou não, fizeram versões, digamos assim, no seu estilo musical (punk, death, hard, etc)! Posso afirmar que nessa pesquisa, eu encontrei de tudo! Releituras ótimas! Outras…. pelo amor de Deus! O que era aquilo? Mas, sem esticar muito, acompanhem a saga e divirtam-se!


01. A primeira música e mais popular em versões foi a "Enjoy The Silence" do Depeche Mode. Banda de música eletrônica nos anos 80 do Reino Unido, emergiu na era do 'new wave'. Precursora do 'synth pop' é uma das maiores e mais importantes do gênero, juntamente com Pet Shop Boys e New Order. Considerada grande influência para bandas como Smashing Pumpkins, Placebo e Deftones. Lacuna Coil, banda italiana de metal, também, muito influenciada pelo DM, fez essa releitura maravilhosa, uma das melhores versões que já encontrei para esta canção.


02. A próxima releitura e que ficou a altura foi da música "Ordinary World", da banda Duran Duran, uma banda inglesa, formada em 1978, é uma das bandas mais importantes da explosão 'new romantic' no começo da década de 80. Quem fez a releitura com maestria foi a banda de crossover metal americana RED. Naturais de Nashville, a banda mandou bem com esta versão. Confiram!


03. A versão que a banda de pop punk de Chicago, Fall Out Boy, fez para a música "Beat It", de Michael Jackson, ficou divinamente perfeita. A música com o solo mais conhecido do mundo - originalmente interpretado por Van Halen -, teve a participação inusitada do cantor pop John Mayer, nas guitarras solo. O cara arrebentou e a banda mandou bem na escolha dos arranjos.



04. A banda californiana de ska rock Reel Big Fish realmente conseguiu a enorme façanha de modificar o super sucesso "Take On Me" do A-HA, banda norueguesa de pop music dos anos 80. Ótima versão para 'revival partys'.


05. Dimmu Borgir, uma das principais bandas noroeguesas de Symphonic Black Metal, mandou bem com a versão que fez para um dos grandes sucessos "Perfect Strangers", do Deep Purple, banda inglesa de rock dos anos 60. Para os amantes do estilo, ficou 'perfect stranger'!


06. Surpresa foi encontrar a banda Northern Kings, que não é uma banda qualquer e, sim, uma liga de quatro excelentes vocalistas de bandas do metal finlandês. Juha-Pekka Leppaluoto (Charon); Marco Hietala (Tarot, Nightwish); Tony Kakko (Sonata Arctica) e Jarkko Ahola (Terasbetoni) queriam criar algo especial juntos, então, tiveram a ideia de fazer versões em metal de clássicos dos anos 80. Vejam a versão bem pesada da música "Don't Stop Believe", da banda de AOR (Adult Oriented Rock) de San Francisco, Journey, formada em 1973, por dois ex-integrantes da banda do guitarrista Carlos Santana. Nesta versão, quem faz as honras do vocal é Marco Hietala, do Nightwish


07. A versão que a banda americana de rock progressivo, formada no sul da Califórnia, Nightwish, fez para a música "High Hopes", da banda inglesa de rock progressivo dos anos 60, Pink Floyd, é indiscutivelmente ótima! Vocais bem encaixados, arranjos poderosos, deixaram a música da banda mais conhecida de todo o planeta, muito bem na fita!


08. A banda americana de crossover rock DC Talk fez uma bela releitura da música "It's The End of The World As We Know It", da banda, também americana, de rock, formada em 1980, R.E.M. bem pra cima! Com três vozes diferentes, intercaladas durante a interpretação, a música ficou ótima! Recomendo escutar a música dirigindo em uma estrada, bem 'american life stile'!


09. Mais um achado na internet! A banda americana Edge of Forever fez uma versão bem pesada e bem trabalhada da trilha sonora do filme "Flashdance', sucesso de bilheteria nos anos 80. A música "What a Feeling", ficou conhecidíssima na voz de Irene Cara, cantora e compositora americana, mas essa releitura, com certeza, ficou bem melhor.


10. E para finalizar, pra mim, uma melhores releituras dentro desta lista. A banda francesa de metal progressivo neoclássico Adagio fez a versão para a música "Fame", interpretada por Irene Cara (olha ela de novo aqui!), trilha original do filme "Fama", nos anos 80. Todos os detalhes dos arranjos feitos pela banda ficaram exatamente onde deveriam ficar! Nota 10!


6 comentários:

Isah Carvalho disse...

Nossa ótimas dicas, umas eu já conhecia como o trabalho do Northen Kings que eu adoro, eles tem uma versão da Tina Tuner muito foda, reúnem oque eu mais gosto, pop cláaaassico dos anos 80 com metal. Gosto muito. O lacuna coil eu já gostava mas nao sabia que essa música era uma versão, gostei de conhecer. Parabéns pelo texto, é ótimo ler dicas por aqui.

Brendo Vieira Santos disse...

Tenho descobrido que eu não sou um verdadeiro fã de rock. Ainda sou muito leigo no assunto.
Mas estas colunas trazem um verdadeiro caldeirão de informações em que venho me alimentando a cada semana.
rsrsrs
Parabéns pela coluna

Ellen Carmaine disse...

Valeu, Isah! Realmente, ver as bandas atuais valorizarem o que já foi feito e, melhor, estilos, às vezes, rejeitados pelos ignorantes extremistas! Sempre digo e sempre direi que a música é universal e ela sempre passará uma mensagem!

Ellen Carmaine disse...

Brendo, eu também! Todos os dias, conheço coisas novas do rock, metal, afins! E o melhor de tudo isso é que percebo que o rock é o mesmo, mas se aprefeiçoa sempre! É claro, que toda a regra tem suas exceções como as "bandinhas de verão". Mas, com o tempo, você consegue perceber quem é roqueiro de verdade e quem está nisso apenas por oportunismo! Saiba de uma coisa: rock é atitude! Quando você vê uma banda ou cantor com atitude, aí, sim, você terá uma verdadeira banda de rock na sua frente! Let's rock!

Anônimo disse...

Ellen, parabéns pelo post.
E a banda Lacuna Coil recentemente gravou um cover de Losing My Religion, clássico do R.E.M.
Particularmente não me agradou muito.
Mas Enjoy the Silence com certeza é perfeito. =x
Conhecia a metade dos que foram citados e me surpreendi com outros.
Bem, já vou montar minha playlist de covers. XD

Ellen Carmaine disse...

Que bom que você gostou, Jéssica! Realmente, o Lacuna fez uma releitura do Losing My Religion do REM. Pra mim, ficou legal, mas nada supera Enjoy The Silence!! Muitas bandas ficaram de fora desse post. Acho que, em breve, vou fazer uma parte II para esse assunto! Muita gente gostou de conhecer bandas de rock q regravaram músicas pop's! Valeu pelo comentário!