29 de dez. de 2011

A HISTÓRIA DO ROCK EM RORAIMA - 1º SESC FEST ROCK



Quem acompanhou a ultima (na verdade a primeira) edição dessa coluna, conheceu ou lembrou do que foi o Espaço Rock do SESC, a festa que deu origem ao SESC Fest Rock, quando 11 bandas de rock da cidade se juntaram para fazer uma festa em homenagem ao Dia do Rock. 

Devido aquele evento, o pessoal do SESC, com a colaboração em conjunto de alguns membros de bandas locais, inclusive esse que escreve, iniciou a idéia para realizar um festival no SESC, no mesmo formato. Várias bandas da cidade em cada dia.


A idéia foi lançada á diretoria do SESC que aprovou e iniciou-se a divulgação. Nascia o primeiro SESC Fest Rock. 

Quando foi divulgado abertura de inscrições para tocar no SESC, um número inesperado de 22 bandas se inscreveu. Muitas novas, algumas de proveta montada só para tocar no evento, não importa. O numero surpreendeu. Nem mesmo o pessoal das bandas sabia que tinha tanta gente fazendo som em Boa Vista. 

Junto com as 22 bandas de Boa Vista, veio também como convidada, a primeira banda de fora de Boa Vista a tocar no Fest Rock, direto de Manaus, a banda Pink Rock, que marcou época e fez história em BV, e deixou alguns corações partidos por aqui (risos). Eu conheci as gurias no festival em Manaus que havíamos tocado no ano anterior, quando a Lepthos tocou no Amazon Blood Fest (esse terá em breve um capítulo à parte). Convite feito, convite aceito. 

Pink Rock (AM) – Mari (vocais), Lydi Pink (Baixo), Lara Batera (..), Deise (Guitarras ultra pesadas) 

Finalmente, bandas inscritas, formatou-se e marcou-se a data do festival.

A história do maior Festival de Roraima começaria em uma noite de julho, com uma tremenda chuva, uma das maiores que vi por aqui. Todas as ruas do Pricumã estavam alagadas, e um pneu furado do meu carro ajudou a atrasar a saída para o evento.

Reflexos da noite chuvosa 

Estava por aqui também o Markito Tattoo, que iniciava a sua história em Boa Vista também naquele ano, trazendo as roupas da Angellore (loja de Manaus) e tatuando ao vivo no evento. Posteriormente ainda rolariam sessões de tattoo em minha casa onde algumas tattoos famosas foram riscadas naqueles dias, uma rosa amarela no pé, um S roxo do Sepultura, uma partitura de uma musica do Angra, entre outras.


Sim, muitas histórias e amizades começaram a ser escritas naquele 8 de julho de 2005.


Naquele dia ninguém poderia esperar que o festival tomasse as proporções que o fazem hoje em dia, eram apenas um monte de banda tocando por diversão, todas covers (exceção à saudosa LN3 – que tinha culhões de fazer um show autoral do começo ao fim) que nesse momento está tocando aqui em meu som para inspirar e ajudar na viagem no túnel do tempo.

Ln3 no Palco e o publico ensandecido 

Alguém sabe ou lembra qual foi a primeira banda a se apresentar na história do Fest Rock? Ou qual foi a banda que teve a honra de fechar o primeiro festival? Aqui vai a resposta. A banda que descabaçou o SESC Fest Rock foi a Sheep.

Sim, essa é a Sheep 

...E a Yekuana (na época escrevia assim) foi quem deu o tiro de misericórdia no publico que se amontoou no SESC Centro naqueles dois dias. 

A programação completa do primeiro Fest Rock para relembrar:

SEXTA-FEIRA 08.07.2005

21:00 – SHEEP
21:40 – WHITE DOVE
22:20 – HESED
23:00 – SOFIA NÃO FOI A ESCOLA
23:40 – LN3
00:20 – SOIL 
01:00 – LEPTOSPIROSE
01:40 – KLETHUS
02:20 – MERCEDES BAND
03:00 – RELUX E RAUL COVER
03:40 – MORGANA

SÁBADO, 09.07.2005

21:00 – ENIGMA
21:40 – MOON HUNTERS
22:20 – ARROTO DO SAPO
23:00 – PINK ROCK (AM)
23:40 – ISEN
00:20 – TEMERUS
01:00 – GARDEN
01:40 – FILHOS DA REVOLUÇÃO
02:20 – IRONIA
03:00 – MR JUNGLE
03:40 – TERAFIM
04:20 – YEKUANA

Ainda teve um Bis no dia seguinte, um ressacão. Com a estrutura montada, algumas bandas ainda tocaram no Domingo, numa matiné Rock n Roll que começou 5 da tarde e foi noite adentro, uma autêntica celebração ao sucesso e a união das bandas e público naqueles dias...

Lembram dessas bandas? Algumas viraram Cult, outras só duraram aquele festival, algumas eu nem lembro bem... Mas o que ficou foi uma grande satisfação de ver 700 pessoas (bilheteria oficial do SESC) lotando o SESC naquelas noites de inverno e chuva forte, que não foi suficiente para espantar o publico. 

Mosh da galera ensandecida no show punk hard core da Pink Rock (AM) 

Saudade dessa época. Cadê esse povo?


A pergunta que fica é: O que aconteceu com o publico? Porque o movimento e a cena que começou tão bem, que teve expansão em sua dimensão, teve um publico regressivo? Fenômeno exclusivo de BV? Reflexo da “moda”? Desestimulo aos eventos de rock? Não sei, dê sua opinião.

Abraços a todos e “continuem a ouvir e fazer rock n roll em um mundo livre”
(Neil Young)

10 comentários:

Ellen Carmaine disse...

Eu acho que aquele povo ainda existe, sim. Alguns tiveram que crescer inesperadamente com as responsabilidades da vida, outros descambaram, alguns esqueceram que são roqueiros e outros foram embora, mas surgiram outras pessoas. Talvez, não com o mesmo fôlego ou sem darem tanta importância para bom e velho rock'n roll roraimense! O que acontece também, é que surgiram novas bandas não tão boas quanto as que tocaram no 1º SESC Fest Rock. Eram muito boas! Era empolgante! A gente pode perceber pelo tempo de vida de algumas como a Sheep, Klethus, Iekuana, Mr. Jungle, Garden, Arroto do Sapo, entre outras.

Putz, a Lepthos era muito boa! Inclusive, muita gente confundia a Klethus com a Lepthos! Mó graça!! Tenho até hoje as músicas gravadas pelo projeto Roraima Rock! A Nemesis, White Dove, LN3 nem se fala, inclusive, merece um retorno, e Filhos da Revolução!! caraca! O cara cantava muito parecido com o Renato Russo! Eram muito bons! Tb merece um retorno!

Penso que 2012 é o ano do retorno! Vamos voltar a ativa, galera!!

Anônimo disse...

Caralho que massa as fotos antigas do Sesc. boas lembranças. eu não tenho mais comparecido em show no sesc porque sinceramente caiu muito o nivel das bandas locais, que o diga o ultimo fest rock que só tve banda palha. quem sabe esse ano realmente seria um bom retorno as origens, com boa musica e banda competente de verdade tocando.

arissa disse...

Muuuuuuuuuuita saudade dessa época! Mesmo com tudo cover (acho que era isso que atraia esse público todo), era tudo tão mais legal, lotado, emocionante...

Anônimo disse...

Adorava essa época! Acho que até 2007 o fest ainda tinha aquele espírito de FEST ROCK, de valer a pena pagar o simbólico valor de 5 reais para ver uma porrada de bandas super legais. Só pela programação a gente percebe quantas bandas existiam na época. E apesar de algumas serem sem noção, tinha o seu lado bacana de prestigiar, justamente pela originalidade. O SESC e Fest Rock de alguma forma marcaram minha vida. Como também marcou a de muitas outras pessoas. Todos temos alguma história interessante ou memorável para contar. Uma pena que a realidade da cena é outra. E sendo bem sincera, bem difícil de voltar a ser o que já foi, a começar pelas bandas de hoje.

Uma ideia para o blog. Acho que deveria haver um quadro com histórias/entrevistas que se vinculem com o sesc/fest/roraima rock. Com o pessoal do meio(seja músico, seja público). Acho que todo mundo tem história pra contar! É bem interessante! :)

Anônimo disse...

boa sugestão. entrevistas contando as historias do Rock RR. ms continue colocando essas fotos das antigas do rock. quero ver mais. raridade essa documentação histórica

Miquéias Monteiro disse...

Salve amantes do Rock, acredito de verdade que existe tempo pra tudo e que devemos sim voltar a fazer sempre o que nos faz bem. Toco em uma banda de anos 80 e dês daquela época ate dias atuais esse estilo musical faz sucesso. Independente do que esteja na "moda" curta e valorize o que te agrada fazer. Digo mais, Boto pilha pro sesc abraçar o projeto: Cover Fest. Quem sabe assim, velhos amantes do bom Rock voltem a sena. Abraço forte aos amigos. Em breve estarei de volta.

Anônimo disse...

Miquéias estará de volta.. Miquéias, o retorno... kkkk

Anônimo disse...

Sinceramente rock que prestou no ano 2011 foi TomaRRock na sexta bandas maneiras. Mais os Rockeiros sumiram mesmo :S.

Anônimo disse...

acho que foi o unico rock que teve metal em 2011, espero q ano que vem tenha mais metal em bv

FUCK THE VALÉRIA disse...

Miqueias falou tudo... o tempo passou e nenhuma banda produziu música de respeito(sucesso), os músicos do mundo inteiro estão preocupados com tendências(geralmente iniciados por adolescentes EMO, ou com letrinha afrescalhada do cara***)...Resumindo esqueçam música própria e vão tocar o que presta Rock´n roll dos anos 70/80... até o Metallica virou banda de playboy ... APROVEITO PARA INICIAR A CAMPANHA CONTRA A CRIATIVIDADE MUSICAL ... só nos apresentam lixo