5 de set. de 2011

A NOVA ORDEM LOCAL


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

O ano de 2011 têm sido bem agitado para a nossa emergente cena rock, com muitas bandas em ascensão, outras sucumbindo no meio do caminho, e aquelas que continuam a margem, seguindo a passos moderados e firmes consolidando suas carreiras.

No início do ano, escrevi aqui mesmo no blog um texto intitulado “Os frutos das sementes de ontem” onde apontava, no meu ponto de vista, quais bandas locais, tinham lastro para se destacar na cena e alçar vôos mais altos, entre elas Jamrock, Elvis From Hell (rebatiza Johnny Manero) e Sheep.

Passado o primeiro semestre, volto a analisar o cenário e apontar o que de bom surgiu de janeiro pra cá, em termos de bandas, o que se tornou descartável, e quem merece nossos aplausos.

A VELHA GUARDA REINVIDICA SEUS DIREITOS

O ano também foi de recomeço para muitas bandas antigas do nosso cenário. A banda Sheep retornou aos palcos e provou que ainda é uma das melhores bandas de todos os tempos de Roraima. Não querem, por opção mesmo, ousar mais em sua carreira. O lance dos ovelhas é mesmo a curtição, subir no palco e deixar o som rolar.


Os veteranos da banda Garden após um breve hiato estratégico voltaram a cena revitalizados, com um disco novo as portas de sair na praça, e mais maduros, não só musicalmente, mas profissionalmente, com uma visão mais ampla de como conduzir sua história. Ainda dão aula de como se toca em cima de palco, e deveria ser vista por todas as novas bandas que acham que só tocar três notas desafinadas é suficiente para detonar.

Os corrosivos da HCL se reinventaram, mudaram de formação, mudaram de novo, chutaram umas bundas, destruiram alguns postes, enxugaram muitas torres de chopp, ofenderam as esposas, mandaram outros tantos calar a boca e além disso aprenderam a tocar afinado e de forma organizada. Ainda fazem muito barulho, mas são honesto naquilo que se propõe. É entretenimento dos bons pra quem só quer curtir uma boa farra com os amigos.

Ainda tivemos um revival fake da banda Lepthospirose, o que até me animou, mas ao constatar que não passava de mais uma manobra obscura, não vale a pena nem citar, perdi as esperanças, por isso vou apostar na campanha #voltaln3 agora. 

E AS SEMENTES DERAM FRUTOS

Do outro lado da pista, correndo pela tangente, novas bandas surgiram no cenário, de estilos diferenciados. Em comum, todas com integrantes de pouca idade, mas com futuros promissores se manterem a cabeça no lugar e foco no trabalho.

Jamrock ganhou disparado como a maior promessa da música de Roraima na atualidade, e tem tudo para no próximo ano se tornar a banda mais conhecida de Roraima de todos os tempos. 

Contemporâneos da Jamrock, a banda Ostin recuperou o fôlego, organizou a casa, recrutou velhos integrantes e voltou a figurar entre as principais bandas da nova safra, seguindo os passos da Sheep, sem pressa de chegar ao topo da montanha. Transcendeu o HC e se tornou pop, sem culpa na ficha. São honestos e humildes, além de possuir um dos futuros grandes guitarristas locais.

E OS OUTROS?

As outras bandas da cena, fica a dica: Aos grupos independentes, como Kandelabrus Iekuana, Haadj, bandas com potencial e em ascensão, continuem nessa estrada, pois nada melhor que cuidar do próprio caminho sem precisar lamber saco de ninguém. Aos que participam de outros grupos, que façam valer sua força e representatividade, reivindiquem seus espaços e oportunidades por direito, trabalho e mérito, porque afinal de contas, ninguém quer só ficar vendendo cerveja em festa, carregando caixa de equipamento, tocando em evento mais do mesmo para os tios e coleguinhas enquanto os pais se divertem Brasil afora. Dessa conversa não preciso mais me estender. Todos já sabem o que penso. Deixo para os anônimos se fartarem, afinal, todos sabem quem são eles.

Fecha a conta.

9 comentários:

K' Freire disse...

Íncrivel como metade dos anônimos daqui, dão as caras desfarçadamente no Facebook.

K' Freire disse...

A cena de Roraima tá crescendo mesmo e as bandas que a compoe tão aí, cheias de garra e de sonhos, todo mundo correndo atrás pra se destacar e mostrar trabalho. Assim voar cada vez mais alto.

Victor Matheus disse...

Muito bacana K'Freire. vc entendeu o recado babe =) agora, me diz aí quem sao os anonimos que dão as caras desfarçadamente no facebook? por acaso seriam os mesmo dos twitters da vida?

K' Freire disse...

Eu dizer? Nem preciso, o analfabetismo de um FamíliaTantoFazOQue e as tendências psico-flosóficas de outra, já entrega. :x

Mas ta aí, deixa os anônimos terem a falça ideia de que se manter no anonimato, faz parte da liberdade de expressão sem precisar se expor.
Mas fala quem quer, adimite ter falado quem tem coragem.

É um direito de cada um né. Faz parte.(:

K' Freire disse...

E quanto ao twitter, não sei, o meu só funciona aos finais de semana. Logo, não sou tão bem atualizada assim.

wander longhi disse...

#voltaLN3

Sou um grande admirador da banda e deixo aqui escrito para poder ser cobrado depois...
Se a banda voltar, em um show ano que vem saio daqui de Cuiabá e vou até Macuxiland pra fazer uma participação especial. É só avisar com uns2 meses de antecedência.

#voltaLN3

Cesar... disse...

Wander mostrando o lastro de culhoniçe que sempre teve, não sei se a campanha #voltaLN3 vingaria pelo clima q ficou com o ex vocal e o resto da banda, mas o Wander poderia fazer esse revival tranquilamente..

Revival original, já que ele fez parte da banda!

E é isso ai, as boas bandas de Roraima estão ressurgindo, as novas se consolidando. É o velho rock n roll!
Alguns se atrapalham com os próprios passos, tropeçam e ficam (ou se atrasam) pelo caminho.. alguns dão os passos certos com cuidado e continuam bem na caminhada.. inteligência e humildade faz toda a diferença.

Boa sorte aos que são do bem.. kkkk..

Lastros de afago solidário envolto entre os membros superiores simultâmeos!
(ou seja, Abraços!)

Victor Matheus disse...

Nos próximos dias vamos oficializar a campanha #voltaln3

é importante o retorno de uma das bandas mais influentes e fundamentais da nossa cena.

os "velhinhos" tem que voltar a cena e dar umas boas aulas de como se fazer rock dos bons e ter atitude com profissionalismo, sem se empolgar com oba oba.

deixo aqui meu lastro de afago solidário compartilhado entre os membros fraternais distantes e próximos, para suprir a demanda de respeito e cooperação mútua com o propósito de consolidar o que está sendo pautado logo acima nos comentários oportunos feitos através de lastro tecnológico virtual.

(ou seja, um abraço para os amigos que compartilham do apoio a volta da banda ln3 e estão comentando aqui!)

Cesar... disse...

hueahueheuahu...
técnicas avançadas de expressão do lastro da linguagem sofisticadamente rebuscada!