28 de jun. de 2011

ELLEN CARMAINE MANDA RECADO


por Ellen Carmaine - Colaboradora do Portal Roraimarocknroll

Oi, gente!

Tenho acompanhado a cena roqueira roraimense, desde a última vez que a Klethus tocou no Festival Tomarrock 2010. Muitas coisas mudaram. Apareceram tantos lugares para as bandas se apresentarem como o Chacrinha, o Bar do Motoclube, além do próprio SESC, enfim, muitos lugares e muitos eventos, também.

O movimento vem se fortalecendo, e muitas bandas surgiram, festivais dando oportunidades, demonstrando que este estilo musical tem, sim, muitos seguidores e, consequentemente, é um produto vendável.

Mas, dentro disso tudo, percebi que tudo é bom tem o seu lado ruim. Não adianta apenas ter, mas tem que saber fazer direito. Uma das coisas que sempre prezei foi pela qualidade. Não adianta ter milhares de bandas, se elas são ruins. Tem que saber tocar, tem que saber cantar, tem que saber interpretar. No fim das contas tem que ser artista de verdade. O verdadeiro artista tem que se impor e, pra se impor, ele precisa saber muito bem do seu oficio. 

Kurt Cobain foi, na sua era, considerado um gênio. Pra alguns, ele era apenas um drogado que, virou um pote de ouro. Na verdade, Kurt era um gênio, sim. Dentro do seu estilo. Apesar do som do Nirvana ser punk rock sujo, ele era o cara que ficava no estúdio gravando até tudo ficar no seu devido lugar. Ele era afinado, as suas guitarras eram afinadas, a bateria, o baixo, tudo! O pensamento de Kurt era de ser um rockstar e conseguiu! Apesar dele não se vender assim, mas isso, subjetivamente, era um marketing que ele mesmo se propôs, pois o punk sempre foi contraventor do sistema e ele não podia quebrar sua ideologia. Mas, se analisarmos o contexto, o Nirvana se transformou no "NIrvana", por sua qualidade musical. Músicas com ótimos riffs de guitarra, baterias poderosas, melodias grudentas, o que são elementos básicos da música pop. O que na realidade, Nirvana virou: popular! O mundo viveu, respirou, chorou, gritou, bateu cabeça com "Smile Like Teen Spirit"! E tudo isso corresponde a três coisas: bom rock, atitude e marketing.


É isso, gente! Todos nós sabemos que rock é atitude, mas pra conquistarmos um lugar ao sol e, alcançarmos o nosso lugar, é necessário tocar bem, pois neste Brasil de todos nós, existem milhares de bandas que possuem qualidade musical superior às nossas bandas roraimenses. Mas, nada é impossível para nós, do extremo norte! Como já falou no Presidente dos Estados Unidos: We can! Tocar e cantar bem é o mínimo que nós podemos fazer para dar ao público um show digno de uma grande banda de rock. Se vocês não sabem, todas essas bandas das quais gostamos, ensaiam seus improvisos, seus saltos, seus gritos, para não fazerem feios e os seus fãs ficarem ainda mais felizes! Saber desafinar na nota! É, isso existe! Blues eh gingado!

Em contrapartida, os organizadores devem investir em um ótimo som e iluminação. Mas, ultimamente, isso tem sido colocado de lado. O que é uma pena. Se por um lado, as bandas investem em ensaios, compras de bons instrumentos, aulas, os organizadores deveriam fazer de seus eventos, grandes espetáculos! O que adianta fazer 10 festivais em um ano se nenhum deles são lembrados positivamente. O Fest Rock é um grande exemplo disso. Tive o privilégio de participar do 1º Fest Rock, que aconteceu ao lado do Guaraná do Marivaldo. Nossa! Tudo foi muito bom! O som, a iluminação, a divulgação, tudo de primeira. Depois, ocorreram outras edições e, ao invés de se estabelecer como o maior festival de rock do Estado, começou a decair, principalmente com relação ao tratamento às bandas locais. Gente, o festival foi idealizado para as bandas locais se apresentarem! E, outra, era pra ser comemorado no Dia Mundial do Rock e, pasmem!, mudou para Agosto!! 

Mas, então, vieram festivais como o Tomarrock, Grito Rock, Roraima Rock, Sabaoth North Fest Roraima e tantos outros, mas sempre a maior reclamação tanto das bandas quanto do público tem sido da qualidade sonora e visual do evento. São raros casos de eventos de rock local, como o Skinni e Bateras 100% Braisl, dos quais as bandas e o público saíram satisfeitos com o evento. Sofremos tanta discriminação por parte do grande público, dai, não tem como conquistar mais com eventos sem qualidade. Produtores, vamos acordar! Não adianta fazer, tem que acontecer de verdade! Sabe aquele evento que você sai feliz por ter dado 10 reais, porque tudo que viu foi maravilhoso! Quem não fica ultra feliz de ver um show de bandas como o Angra, Dream Theater, NX Zero, Capital Inicial, Symphony X, Irom Maiden, Macaco Bong, enfim, milhares de bandas que tem compromisso com o som de suas bandas e querem sempre mais públicos para si. E a fórmula é simples: estudar sempre, se atualizar a toda a hora, pra poder exigir dos produtores de shows, uma ótima parafernália de som e iluminação digna para os seus eventos. É só isso!

Por isso, bandas, se profissionalizem para assim saberem como exigir! Conhecimento é tudo nessa vida e, isso, só vocês podem adquirir para si mesmos!

Que daqui de Roraima possam sair grandes bandas para viajar por esse Brasil, mas que levem qualidade musical como regra de fé e prática!

É isso aí! Viva o rock roraimense!

11 comentários:

Ellen Carmaine disse...

Só lembrando que a Klethus está com uma nova formação. Acessem o My Space da banda: www.myspace.com/klethusband

Sandro Nine disse...

Cesar Matuza quando esteve aqui em Manaus com a Veludo Branco, me deu boas referências da KLETHUS. Sucesso e vida longa.

Ellen Carmaine disse...

Obrigada, César, pelas boas referências! Obrigada Sandro! Sucesso pra vc tb! Tamu junto!

Anônimo disse...

USAHUSUSHAU...... CARALHO Q BANDA RUIN ESSA KLETUS Q PORRA E ESSA ??? HSUAHUSAUHSAU

Ellen Carmaine disse...

É verdade! Somos ruins! Temos muito pra aprender! Pra ficar bom, ainda falta muito, Anônimo!

Cesar... disse...

huehue.. cada uma q aparece aqui.. questionar a Klethus, uma das bandas mais experientes de BV, com muscos talentoso e otimos compositores.. ou é alguem despeitado ou não sabe nada de musica.. ou não conhece nada mesmo de nada. Não deve nem saber pq o cabrito caga bolinhas.. kkkkk

Ellen Carmaine disse...

É, Cesar! Mesmo com tanto tempo de estrada, todos os dias, a gente aprende com os erros mesmo! Mas uma coisa que sempre prezei foi tentar fazer da melhor forma do mundo: tocar bem, fazer bons arranjos, estudar, aprender com as críticas. Não será um anônimo, sem moral, que há tempos joga gasolina por aki, que vai denegrir a gente, as bandas locais, cada um com o seu caminho. Bandas como a Klethus, Veludo, Garden, Mr. Jungle, Sheep, tem seus caminhos já consolidados em Roraima. Seus trabalhos já são provas vivas! Como se diz: "pelos frutos, conhecereis!

Anônimo disse...

Putz... IroM Maiden não... IroN Maiden.

Arroto do Sapo disse...

Rídiculo , estar aqui falando de qualidade do rock.Façam qualquer coisa , quem sabe com tanta coisa ruim , como estão falando , apareça a Salvação do Rock Roraimense.

Arroto do Sapo disse...

Não falem de punk rock, Nirvana,falenm das suas coisas , do seu trabalho ...Quem sabe assim cheguem ao Estrelato.

Arroto do Sapo disse...

Estude pra ser um médico , um cientista , um advogado....Estudar pra se artista de rock???? Fala sério. que universidade a gente faz ,hein?? Puta papinho velho!!! Façam tudo o que quizerem rockeiros....Seja uma merda ou não.Ou estude pra ser um politico velho ao som do Gilberto Gil ou do Caetano.