21 de jun. de 2011

PAPO RETO BANDA SHEEP CAMINHANDO PARA FRENTE

A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll está de volta. Dessa vez a conversa direta rolou com o vocalista da banda Sheep - Ramon Hiama - que conta um pouco a quantas anda os projetos de uns dos medalhões da cena rock roraimense. Confira como foi o papo:

Blog Roraimarocknroll:
A banda Sheep retornou aos palcos este ano, após um longo tempo de hiato. O grupo surgiu em meados da década passada e já foi considerado uma das promessas do rock roraimense. De lá pra cá, o que mudou no cenário?

Ramon Hiama:
Desde 2005 as coisas tendem para o trabalho autoral. Muitas bandas que não tinham essa proposta foram extintas e bandas novas entraram na cena mostrando músicas autorais de boa qualidade, o que em minha opinião foi muito bom para a cena, já que essa sempre foi a proposta da minha banda. Em minha opinião, o ápice foi entre 2005 e 2008.

Blog Roraimarocknroll:
Se o ápice foi entre 2005 e 2008 em sua opinião, a que você atribui a estagnação da cena a partir de 2008 então?

Ramon Hiama:
Algumas bandas relaxaram bastante (caso da minha) e creio que cada um tenha seus motivos para isso. Outro fator foi à falta de diversidade, pois se pensarmos bem, tínhamos somente 3 eventos fixos (Grito Rock, Fest Rock e Tomarrock) anuais. A mesmice foi como um balde de água fria na cena. Agora em 2011 a coisa parece ter voltado aos trilhos. Só nesse primeiro semestre tivemos uma caralhada de eventos, incluindo 2 festivais bem sucedidos, algumas bandas novas mostrando qualidade e maturidade como se já tivessem anos e anos de estrada

Blog Roraimarocknroll:
Outras bandas da cena, afirmam que por um tempo o rock roraimense foi elitizado. Você concorda? Essa constatação tem haver com o fato da Sheep ter parado suas atividades por talvez se sentir excluída da cena?


Ramon Hiama:
Minha banda ficou um bom tempo em "standby", fato. Somos seres humanos, trabalhadores e estudantes como qualquer um e infelizmente não pudemos priorizar a nossa carreira como músicos. Estamos tentando, aos trancos e barrancos voltar à cena, mesmo que não tenhamos a expressividade que tínhamos de 2005 a 2007. Também tenho orgulho de afirmar que a Sheep é uma banda parceira de todos nesse cenário. Colaboramos desde o Canoa ao RoraimaRockNRoll. Não somos membros ativos nem de A e nem de B, pois, no momento preferimos colaborar com eventos de ambos os lados. Imparcialidade também é virtude. 

Blog Roraimarocknroll:
Agora que a Sheep voltou à ativa, e pelo visto para ficar, que planos a banda faz? Já está na hora de “enterrar” PALAVRAS AO VENTO (único single lançado pela banda) e dar o próximo passo ou ainda teremos que esperar mais tempo para curtir material novo dos ovelhas?

Ramon Hiama:
Nossa atual meta é compôr o maior número possível de músicas até o final do ano, para que, a partir de 2012, tenhamos um repertório completo de inéditas pra fazer a galera banguear até precisar de protetor cervical no fim da noite. Material gravado não teremos "à pronta entrega", pois isso requer dinheiro e dinheiro não é o nosso forte atualmente (risos). Quanto a aposentadoria de Palavras Ao Vento, quem estiver esperando por isso, puxe uma cadeira e espere, por favor. Seria como pedir para Nirvana parar de tocar Smells Like Teen Spirit: por mais que a gente esteja abusado de tocar, é a música que nos ergueu e nos fez quem somos hoje. Não dá para deixar de fora do repertório. como diria uma criança qualquer: "senão minha mãe me mata!" (risos)

Blog Roraimarocknroll:
O Blog Roraimarocknroll lançará o selo RORAIMAROCK DISCOS em julho. Em sua opinião, o que essa nova frente de trabalho do portal do rock roraimense pode colaborar para a cena e as bandas locais? A Sheep se interessa em integrar o selo independente local? ou prefere continuar imparcial?


Ramon Hiama:
Com a formação deste novo repertório teremos novos singles, é pra isso que estamos compondo uma atrás da outra. Uma hora a gente acerta, concorda? Quanto ao selo, meus parabéns pela iniciativa. Com certeza, é um avanço e tanto e só tem a contribuir para que a cena cresça mais e mais. Em contrapartida, acho que seria uma regressão se as bandas que apóiam outro coletivo ou que não apóiam nenhum coletivo não puderem se integrar ao selo Roraimarock Discos. Não acho saudável prezar pela unilaterialidade. se esta condição não for imposta, participamos com todo o prazer!

Blog Roraimarocknroll:
O selo Roraimarock Discos está disponível para todas as bandas e da parte do portal não rola restrição alguma quanto a participação das bandas em eventos promovidos por outros, inclusive recebendo o apoio e prestígio do selo e do portal, afinal o portal Roraimarocknroll é de todas as bandas da cena, só cabendo a elas mesmas buscarem as ferramentas disponíveis do portal para utilizá-las.

Pra fechar a conta: A Sheep é uma das bandas mais experientes da cena rock roraimense. Que dica você deixa para as novas bandas que estão emergindo no cenário?

Ramon Hiama:
Dica n. 1: busquem compôr levando em consideração o apelo popular. Se a música não grudar na mente da pessoa, não é boa e ninguém vai cantar junto nos shows. Uma banda sem hits, por melhores que sejam seus músicos, é uma banda que tende a entrar em esquecimento.

Dica n. 2: abrace toda oportunidade que lhe derem. Nada de estrelismo. Um dia você abre um evento, posteriormente você é o evento principal: se você fizer direitinho a lição de casa e for paciente, isso é questão de tempo.

Dica n. 3: sem arrogância, sem falsidade, sem inimizades: simpatia é a maior virtude que um músico tem de ter.

Fecha a conta.

9 comentários:

Anônimo disse...

O cara da banda falando em estrelismo, humildade, arrogância e inimizades, quando ele mesmo compõe todo este pacote.

Ellen Carmaine disse...

Muito boa entrevista, Ramon! Vc sabe que, desde sempre (rsrsrs!) fui e sou fã da Sheep! Sempre foram e são os nossos parceiros (da Klethus).

Lembra quando falei com vcs lá no Grutas sobre o novo CD e as novas músicas? Tamu juntos, cara! Vamos conversar pra gente ver essas gravações, pode ser?! Vamos compor juntos, cara! Será um prazer!

Sandro Nine disse...

Sheep é uma das bandas que mais gostei no último GR Boa Vista. Ramon um ótimo vocalista,quando o vi cantar pensei logo em Ian Curtis e Layne Stanley. Sucesso para essa promissora banda e um abraço ao amigo Moita.

Jacy Neto disse...

Muito filho da puta esse anônimo. Eu nunca tinha falado com o Ramon antes do Skinni, e o cara foi um mar de simpatias! Sucesso pra Sheep, eu gosto de som de vocês!!

Ramon Hiama disse...

anônimo cara, quem é você? bora sentar pra trocar umas idéias, aproveita e chora as tuas mágoas! hehehe

falando em trocar umas idéias, bora fazer isso Ellen! também sou fã do sonzaço que a Klethus faz e do vozeirão que tu e teu irmão têm. sucesso!

Sandro, me sinto honrado com tal comparação, já feita antes pela Tudo Pelos Ares! confesso que quando fui comparado a esse mega vocalista que era o Layne, fiquei sem ação, sem palavras! forte abraço meu irmão, sucesso!

Jacy, meu brother, sua banda tá me surpreendendo cada dia mais. meus parabéns pelo progresso e te desejo o mesmo que desejei à Ellen e ao Sandro Nine: SUCESSO!

forte abraço a todos!

E.J.Lima disse...

eita que a inveja mata!!! sucesso para todos!

Ronny Cavalera disse...

Pow, A sheep é fodaaa... curto o som dos caras, muitoooo bom mesmo... a galera ta no top5 das Bandas daqui...

Anônimo disse...

O amor é lindo!

















































Maaaaaaaaaaaaaaaas...a falsidade é grande tambem.




Abraços.

Anônimo disse...

realmente meu caro companheiro anônimo, a falsidade é grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...