14 de jun. de 2011

NA REDE - ENTREVISTA ESPECIAL COM O JORNALISTA MAIS MUSICAL DO BRASIL



Por Camila Costa

Boa Vista recebe o jornalista Humberto Finatti, idealizador do blog Zapn’roll (http://www.zapnroll.com.br ), uma das páginas principais da cultura pop e rock alternativo do Brasil. Finatti é um dos maiores divulgadores da cena independente do Brasil e veio cobrir o Skinni Rock Festival para o Portal Dynamite e o blog Zapn’roll. Seja rock, reggae, blues ou qualquer outro gênero musical, Finatti faz a cobertura de festivais e eventos descobrindo as novas vozes da música independente há 15 anos. São diversas bandas novas e de garagem escondidas pelo Brasil querendo mostrar um pouco do seu som para o resto do país. Uma mescla de gêneros musicais, sons originais e de personalidade, isso torna uma banda diferente. Em uma pergunta no momento da entrevista, Finatti respondeu em claro e bom som: “eu sou um jornalista musical”.

Finatti veio fazer a cobertura do Skinni Festival que contou com bandas como Banda Johnny Manero e Banda Jamrock

O convite foi feito por Victor Matheus, integrante da banda Veludo Branco, produtor, blogueiro e colunista da Folha de Boa Vista. No ano passado, em um festival em Macapá, o músico teve contato com o jornalista em um evento que estava acontecendo na cidade. Desde então, a dupla manteve contato pela internet e surgiu a ideia de lançar o Skinni Festival na mídia nacional: o site e blog idealizado pelo jornalista.Finatti comanda o Portal Dynamite, um site sem fins lucrativos no ar desde 2002. 

O Portal é mantido pela Associação Cultural Dynamite (www.dynamite.org.br), que através da Revista Dynamite está a 18 anos apoiando na cena independente nacional e internacional. Além disso, o Dynamite tem projetos culturais que agem em prol da sociedade. Um deles, por exemplo, é a retirada de jovens das ruas para as aulas de música. Uma forma de incentivar a cultura.O blog Zap’nroll (www.zapnroll.com.br) se dedica à cultura pop e ao rock. Nele, o jornalista conta suas coberturas pelos vários festivais do país, divulga novos eventos, apresenta novas bandas e fala sobre a música independente brasileira. O blog é o terceiro mais visitado do gênero cultura pop, com mais de 70 mil acessos mensais. E foi neste website que Finatti divulgou o Skinni Rock Festival.

Jamrock - Uma das apostas da cena rock para Finatti 

De acordo com o jornalista, o som produzido na região norte vem ganhado mais notoriedade. “Eu conheço a maioria das bandas independentes de São Paulo. Aqui é outra realidade, existem bandas fantásticas no norte do país. Tenho vários exemplos disso que conheci no festival em Amapá. Ainda existe aquele preconceito, infelizmente, do Sudeste em relação ao Norte, mas a música aqui é tão boa quanto de qualquer outro lugar do país”, contou Finatti.

E para quem perdeu as atrações do Skinni Rock Festival, que aconteceu no Sesc Centro no último sábado, poderá curtir agora uma segunda dose do evento. O “Ressacão do Skinni Rock” vai acontecer hoje (14), na Chopperia Chacrinha (localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, ao lado do Espaço Domus), a partir das 22h. Mas antes, quem quiser participar do debate com a temática “O mercado da música no Brasil: do mainstream ao underground” é só chegar um pouquinho mais cedo, às 19h. O jornalista Humberto Finatti participará do bate-papo, assim como o defensor público Jaime Brasil, o produtor musical Bebeco Pujucan, o músico Ben Charles, o presidente do Coletivo Canoa Cultural Manoel Vilas Boas e o editor do blog Roraimarocknroll Victor Matheus. A entrada para o show é gratuita e as bandas são Veludo Branco, JamRock e Hábito Noturno.

Quem é Humberto Finatti?
Humberto Finatti 

Um amante da boa música. Mas, além disso, Finatti é formado em história e jornalismo. Exerce a profissão de jornalista há duas décadas e meia. Trabalhou ou colaborou com os principais veículos de mídia do país, como as revistas Isto é, Veja, Interview e Rolling Stone, além dos jornais Folha De S. Paulo, O Estado De S. Paulo, Jornal da Tarde e Gazeta Mercantil. Atualmente colabora com diversas publicações além de escrever o blog Zap’n’roll, um dos principais da web brasileira na área de cultura pop e rock alternativo. Já fez entrevistas com incríveis nomes da música, como Renato Russo, Herbert Viana, Lulu Santos, Robert Smith (Cure) e diversos outros artistas.


Blues Explosion Concert 
Edição Boa Vista

Em setembro ocorre a primeira edição do festival Blues Explosion em Roraima. Promovido por Victor Matheus, o evento está previsto para acontecer em um pub com duas bandas de Manaus, Ctrl Z e The Dust Road e duas bandas locais, Veludo Branco e Jhonny Manero. O evento mais selecionado e para os apreciadores da boa música contará novamente com a cobertura e participação do jornalista Humberto Finatti.

* Essa matéria foi originalmente publicada no Caderno B do Jornal Folha de Boa Vista de 14/06/2011.

9 comentários:

#ryuukuphoenix disse...

mal acabou o skinny já espero ancioso pelo Blues Explosion.

Anônimo disse...

esse cara é uma figura, e o curriculo do cara é foda. bom pra boa vista receber uma cobertura desse tipo, estava precisando mesmo alguem mostrar pro Brasil a musica que acontece em roraima. ate que enfim isso aconteceu, parabens pela iniciativa e obrigado ae Mr. Humberto finati

Cesar... disse...

e esse foi só o primeiro evento, com sucesso de publico, estrutura, som e luz e cobertura de mídia nacional.. outros ainda virão.. tentando cada vez melhorar mais, tenho certeza disso..
Parabens ae a todos os envolvidos! Obrigado Finati pela presença e pela valorosa conversa e troca de conhecimentos musicais politicos culturais e etc trocados nos bate papos em BV. Valeu \m/

Jacy Neto disse...

Foda!

Cesar... disse...

rapá, to sentindo uma falta dum pessoal que entrava aki só pra reclamar, chorar, meter o pau anônimamente.. huehue.. será que eles cansaram? ou estão sem assunto?? ou foi um problema maior de ordem superior que não deixam mais esses comentarem aqui?? estranho.. hueahue.. choram porai, falam mal por tras, pelos cantos.. mas não se manifestam aqui.. heuahua

#ryuukuphoenix disse...

huhuhu
o anônimo mala foi substituido pelo anônimo que elogia!

Cesar... disse...

hehehe, coitado do anônimo que reclama, ficou sem ter o q falar, o Skinni foi muito bom..

E.J.Lima disse...

poo o evento foi show cara parabéns a todos envolvidos na organização e acho q daqui pra frente a tendencia é só melhorar \m/
bom os anônimos(críticos) de plantão calaram a boca! o skinni serviu para mostrar que é vestindo a camisa q um evento acontece! rsrs

Anônimo disse...

\_______