14 de jun. de 2011

BOA VISTA MOSTRA BOM ROCK N'ROLL NO SKINNI ROCK FESTIVAL

Este texto foi originalmente publicado no site www.dynamite.com.br/zapnroll no dia 13/06/11 
*Humberto Finatti - Portal Dynamite e Blog Zapnroll
O Extremo Norte Brasileiro é uma região fascinante. Estados com área geográfica gigantesca, poucos municípios, população pequena distribuída em áreas enormes. Muita mata virgem (a floresta amazônica, claro) e muita chuva e calor. E uma cena rocker que cresce cada vez mais a cada dia, dentro da enorme cena musical independente que toma conta hoje de todo o país.
A reportagem da Dynamite online e o blog Zap’n’roll estão em Boa Vista, capital de Roraima, desde o último sábado. Veio cobrir a primeira edição do Skinni Rock Festival, que rolou na sede local do Sesc. Organizado pelo músico, produtor, jornalista e agitador cultural Victor Matheus (que edita o blog Roraima Rocknroll, além de atuar como vocalista e guitarrista do trio Veludo Branco, um dos mais destacados da cena rock da cidade, já tendo inclusive participado de gigs pelo Rio Grande do Sul, além de ter feito shows em Manaus, Belém e no festival macapaense QuebraMar, em 2010), o festival conseguiu levar um público de quase 500 pessoas ao Sesc na madrugada de sábado para domingo. Lá, a galera fã de rock curtiu oito shows, sendo seis bandas locais e duas da vizinha Manaus (capital do Amazonas, né seu mané em geografia). 

Foi uma noite agitada que mostrou a diversidade estilística do som produzido pelas novas bandas de Boa Vista: do pop/reagge competentíssimo do Jamrock (que abriu a noite com suas canções suaves e swingadas, que poderiam estar na trilha de qualquer novela global e estourar nas fms, caso algum produtor esperto do Sudeste tivesse a boa vontade de ouvir o som do grupo; fora que ele possui um ótimo vocalista, o Hugo, e uma lindaça violonista, a Gabriela, que mostrou muita presença de palco), passando pelo hardcore nervoso e porra-louca do HCL, e chegando a nomes já veteranos e consagrados na cidade como o Mr. Jungle, o Skinni mostrou que, com esforço de muitos e boa vontade, dá pra se fazer um ótimo festival de rock.

Tanto que grupos cuja referência é o classic hard rock, como o local Johnny Manero, ou o hard blues pesado (caso do ótimo trio Dust Road, de Manaus), mostraram que mesmo estilos como estes, que aparentemente não trazem nenhuma novidade para o rock atual, podem sim ser retrabalhados com bom gosto e competência musical para a galera mais nova. Deu gosto ver as bandas mostrando garra e energia em cima do palco do Sesc.

O Skinni teve um custo pequeno para os padrões de eventos deste tipo. E ainda assim, numa iniciativa rara em festivais independentes, a produção conseguiu pagar um pequeno cachê para cada grupo que se apresentou. “Para isso foi fundamental a rede de patrocínios e apoios que construímos”, explica o produtor Victor Matheus. “Por exemplo, a Chopperia do Chacrinha colocou uma grana legal no evento, porque o Chacrinha, dono do bar, é um dos maiores incentivadores da cena hoje em Boa Vista”. Victor também ressalta a colaboração fundamental de Kildo Albuquerque, diretor regional do Sesc de Roraima. “Ele também é um autêntico padrinho de nossa cena rock’n’roll”.

Uma cena muito bacana, diga-se (como a de Macapá também é, por exemplo). São cerca de vinte bandas em atividade na cidade de Boa Vista. E fazendo música em um município que andou sofrendo com chuvas torrenciais, que castigaram a capital de Roraima por quase um mês seguido e inundaram boa parte da cidade, que chegou a decretar estado de calamidade pública, pois além de movimentar a garotada fã de rock’n’roll, o Skinni Rock Fest ainda promoveu ações que resultaram na arrecadação de meia tonelada de alimentos para as vítimas das enchentes. Ou seja: bom (em alguns casos, ótimo) rock’n’roll no extremo Norte brasileiro. E ainda imbuído de olhar social.

Que sirva de exemplo para outras cenas e coletivos espalhados pelo país, que visam apenas olhar o próprio umbigo e insuflar o próprio ego.

*Humberto Finatti viajou a Boa Vista a convite da produção do Skinni Rock Festival

10 comentários:

#ryuukuphoenix disse...

Matéria muito boa!
E o skinny foi do caralho!

Anônimo disse...

estão todos de parabens, o festival foi muito legal, as bandas foram muito boas tambem, o palco e o som estavam perfeitos. parabens a todos que tocaram e a organização. voces são foda.

MIROCEM disse...

não morava aqui em boa vista na época aurea de Sesc, mas nunca tinha visto a casa tão cheia! e outra; a verdade seja dita: NUNCA, MAS NUNCA MESMO O SOM FOI TÃO BOM!!! Parabéns mateus foi tudo um sucesso!

Parabéns as bandas tb que fizeram ótimos shows, cada um na sua praia!

salazarius disse...

Cena independente alternativo impressionante!! Parabéns Boa Vista e os idealizadores do Festival!!
Mao-AM

#ryuukuphoenix disse...

verdade a iluminação tava extremamente boa, tudo muito bem organizado!
;b

Anônimo disse...

Mas como ele fez comentários sobre a as bandas que abriram o evento, se nem ao menos ele tinha desembarcado em Boa Vista... Estranho!

Cesar... disse...

huehuehue.. lá vem o "estranho" de novo.. problemas de clima e cinzas vulcanicas atrasarama chegada do Finna em BV, mas ele assistiu os vídeos gravados na integra, todos, do começo ao fim, e viu pessoalmente o final o evento.

O som tava perfeito mesmo, há tempos não ouvia as notas do baixo tão claramente como dava pra ouvir no Skinni. As bandas foram realmente muito bem, mesmo aquelas que EU mesmo achava ainda fracas, tiveram um desempenho surpreendentes.. soube que as bandas gastaram uma grana no Micheias (KS Estúdio) na semana do festival.

É basico, pra melhorar, precisa dedicação e ensaio.

O que fica? pra mim. o ue é obvio, um som bom faz qualquer banda soar bem, um som ruim, queima o filme, inclusive uma banda boa pode soar bem ruim..

Parabens a todos, bandas, publico, patrocinadores, organização.. o Skinni foi um sucesso, e veio pra ficar

Victor Matheus disse...

O anônimo está bem informado ein... Bom saber que a galera se preocupa com o bem estar do evento. =)

E.J.Lima disse...

hm anônimo ta realmente bem informado mas, o skinni veio para ficar rsrs
estava tudo na perfeita ordem! \o/

Nathalia disse...

"Mas como ele fez comentários sobre a as bandas que abriram o evento, se nem ao menos ele tinha desembarcado em Boa Vista... Estranho!"

Estão duvidando do trabalho do Finatti.