10 de mai. de 2011

EVITE TROPEÇOS


Por  Victor Matheus

Músico, principalmente de rock, comete o terrível engano de achar que é um ser superior, intocável, abençoado, com um dom especial e exclusivo, apenas disposto a subir no palco, plugar seu instrumento e fazer seu show, enquanto esquece que para chegar até esse ponto precisa percorrer um longo caminho de amadurecimento e tomada de consciência de que apenas fazer música e tocar não resolve a história e coloca dinheiro no bolso.

Para atingir o status de estrela é preciso criar um “molho especial” com ingredientes bem definidos: sorte, trabalho duro, oportunidades, talento, perseverança, paciência e planejamento. 

O primeiro passo para a corrida em direção ao topo da cadeia alimentar da música é simples e o mais importante: Planejar sua carreira. Mas como fazer isso? Para um músico preguiçoso pode se tornar um empecilho, algo chato e enfadonho de fazer, e até, como já ouvir da boca de muitos colegas de profissão, desnecessário, mas para aqueles que buscam verdadeiramente atingir sua independência artística e torná-la sustentável ao ponto de fazer dela sua profissão é algo tão comum quanto escovar os dentes.

Use o método simples e fácil de 5 passos chaves para evitar tropeços na sua carreira: 1° - Estabeleça objetivos claros e específicos para sua carreira, colocando metas e prioridades; 2° - Elabore um cronograma de shows e atividades relacionada ao seu trabalho como por exemplo entrevistas. 3° divulgue seu trabalho em toda a rede e no maior numero de veículos de comunicação que conseguir; 4° - grave um disco demo, afinal sua música gravada é o melhor cartão de visitas para angariar público, patrocinadores e oportunidades para tocar; 5° circule por festivais de música, é a melhor forma de articular contatos e a maior vitrine para mostrar seu trabalho.

É normal que o artista seja na maioria dos casos impaciente, por não conseguir um contrato com uma gravadora, não ter sucesso de público nos shows ou não conseguir captar recursos para gravar suas músicas, mas com dicas simples como essas se torna menos dificultoso o processo de amadurecimento e consolidação da sua carreira.

Evitar tropeços e imprevistos é a melhor forma de você encurtar o tempo de trabalho para atingir seus objetivos quanto artista. Um planejamento de carreira é algo fundamental e tão importante quanto compor uma bela música ou fazer um show espetacular.

Lembre-se que para qualquer coisa na vida é preciso se planejar para evitar tropeços que podem nos atrapalhar e até nos fazer desistir de nossos sonhos.

Esse texto foi originalmente publicado no site FOLHA DE BOA VISTA

Nenhum comentário: