14 de mai. de 2011

SKINNI ROCK FESTIVAL: UMA REVOLUÇÃO EMERGINDO NA CENA ROCK RORAIMENSE?


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Desde criança no meu mundo particular criei estórias e idéias que por mais que fossem fantasias de um garoto introvertido e avesso a gente e relações sociais, no fundo serviram de pilares para a construção de meus ideais e objetivos na vida.

Minha proposta com o SKINNI ROCK FESTIVAL é bem clara, mas não custa nada frisar: Agitar a cena rock roraimense, tirar do papel, do discurso pra passar mel na boca, e pôr de fato na prática a SUSTENTABILIDADE propondo uma nova forma de evento de música inédito em Roraima, unindo o pop ao independente, a vanguarda ao underground, os emergentes aos consolidados, durante 6 semanas, sem deixar de preservar a essência e maior inspiração que me levou a fazer tudo isso: o amor incondicional ao rock n’roll.

No dia 13 de maio, uma sexta-feira, jogando no lixo todos os misticismos envoltos nessa data, foi realizada na CHOPPERIA CHACRINHA a festa de lançamento do SKINNI ROCK FESTIVAL. As bandas roraimenses VELUDO BRANCO, JOHNNY MANERO e HAADJ comandaram a programação ao vivo do evento mantendo um bom nível nas apresentações, enchendo o produtor do evento de orgulho por ver a parada acontecer de forma tão harmoniosa e calando a boca daqueles que ainda acham que fazer evento de rock autoral em Boa Vista não dá público e não sai organizado.


A FESTA ETÍLICA

A proposta junto à festa de lançamento e demais pocket shows da programação do festival é colocar não só o público mais próximo das bandas locais e integrar toda a cena, mas também multiplicar isso na rede. Infelizmente devido a precariedade da internet em Roraima, essa pauta ficou prejudicada, não podendo a produção do evento atualizar do que acontecia na festa ao público virtual das redes que o festival participa.

Entre os intervalos das músicas acontecia uma parada rápida para sorteio de ingressos (5 no total), brindes (3 camisetas – cortesia da Academia Word Gym) e muitos chopps (30 no total) o que aproximou ainda mais o público das bandas e interagiu os presentes. Os sorteios alternavam entre enquetes sobre o festival e senhas sorteadas por número de comandas. Houve mesas que ganharam mais de 4 chopps provocando um verdadeiro frenesi etílico na galera.

Um dos pontos altos da noite foi o momento em que a produção anunciou que o anfitrião do bar, o CHACRINHA estava de aniversário. O público vibrou, gritou, aplaudiu e mais chopps foram sorteados. A farra etílica tinha sido instalada.

O calor também foi inevitável já que dezenas de pessoas se acotovelaram no espaço interno da Chopperia, fazendo as paredes literalmente “suarem”, colocando as atendentes em parafusos por atenderem tantos clientes sedentos de embriaguês.

Minha banda – Veludo Branco - abriu a festa. Confesso que meu desejo era fechar o evento, mas só quem já produziu festival e tocou nos mesmos sabe como é cansativo realizar a missão. Resolvemos usar o bom senso e começar a programação para depois estarmos “livres” para dar atenção ao evento e trabalhar de fato na festa.


AS BANDAS

Gostaria muito e aqui deixo o convite para que algum leitor que esteve presente na festa mandasse uma resenha do nosso show, pois não cabe a eu comentar nossa performance para evitar conclusões duvidosas. 

A gurizada da JOHNNY MANERO segurou bem a onda após o nosso show, mantendo o clima blueseiro-garageiro-embriagado que circulava no ambiente. Um repertório 100% de músicas próprias fez todo o público curtir, banguear, aplaudir e ver in loco a banda entregar um dos melhores shows que já vi deles até então. Parece que tocar sem a pressão de tempo de um festival faz realmente bem a qualquer banda. Nem mesmo a baixa da guitarra do vocalista YURI que acabou quebrando uma das cordas na primeira música prejudicou o show. É bom ver a evolução de um grupo e perceber o esforço dos caras em querer fazer um show bom. Salve geral pra JOHNNY MANERO!

A banda HAADJ ficou com a responsabilidade de fechar a noite. Seguraram bem o clima e mandaram pela primeira vez no repertório de um show deles em bar mais músicas próprias e menos covers. Já tinha passado da hora de tomarem essa atitude. Por certos momentos a performance da banda ficou prejudicada pelo excesso de agressividade desnecessária do baterista AGNALDO. É preciso se ligar que bar não é palco de festival e o músico precisa ter o feeling pra saber moderar a forma que tira o som do seu instrumento. Tocar alto não quer dizer tocar bem, pelo contrário, mascara os erros e falhas na execução do instrumento. A mesma dica vale para a dupla de guitarras JANDERSON E DEIVYSON que exagerou em certos momentos na altura dos amplificadores ofuscando a voz de GLEYSON “ WHITE DOVE”. Depois de alguns ajustes no som a banda seguiu com o show. Pude ouvir com mais calma o trabalho do grupo e percebi também uma evolução no trabalho do quinteto. É fato que a freqüência com que a HAADJ vêm se apresentando na cidade têm dado bons resultados, dando mais liga ao som do grupo, mas ainda continuo insistindo que se espremer desse caldo mais coisa boa pode sair. A banda fechou com brilho a festa que terminou por volta das 1:30h da madrugada e corpos embriagados.


O PÚBLICO

Um trabalho de divulgação corpo a corpo da festa surtiu efeito. O público que compareceu ao evento, cerca de duas centenas de pessoas, era o mais heterogêneo e incomum visto em Boa Vista: Intelectuais, jornalistas, teens, alternativos, empresários e old schools. Apesar das diferenças culturais, filosóficas e sociais, algo havia em comum a todos: Um copo de chopp na mão.

Fiquei muito feliz de ver isso acontecer na festa. Já tinha passado da hora de agregar toda essa galera que apesar das diferenças culturais nutre o mesmo gosto por música, rock, bar, festivais e diversão. Ficou claro desde o começo para quem foi conferir a balada que se tratava de uma festa de lançamento de um festival de música voltado às bandas autorais de Roraima. Quem foi, curtiu bandas tocando suas músicas e o mais legal foi presenciar a receptividade e o carinho do público com as bandas. Aplausos sinceros, gritos, e cumprimentos aconteciam a todo o momento. A vibe do lugar estava acima da média.


FECHANDO A CONTA

Pela primeira vez desde que criei o blog estou sem saber o que escrever nesse instante, simplesmente porque estou sem vergonha alguma de assumir estar emocionado por ver um sonho meu sendo construído ao longo de 6 meses e vê-lo tornar realidade, saber que horas de sono perdidas, gangorras emocionais e estafas físicas valeram a pena . Só é lamentável saber que ainda existem pessoas medíocres que tentam sempre negativizar qualquer proposta que venha a agregar e somar a cena rock roraimense. 

Um momento em especial pode resumir tudo o que aconteceu nessa festa e contextualiza muito bem o meu sentimento nesse instante em que escrevo. Ao encontrar um amigo na festa, logo após o meu show, ainda todo suado, recebi um abraço. Fiquei meio constrangido pela minha situação (estar suado e o amigo todo na goma) e disse que só um aperto de mão já valia, mas ele sem repudiar me abraçou novamente e disse: “Me dá orgulho poder abraçar um amigo suado pelo esforço do trabalho. Esse momento jamais esquecerei na vida. Receber esse carinho dos amigos e presenciar esse tipo de atitude é que faz valer a pena toda a luta pra fazer a parada acontecer.


AGRADECIMENTOS

Quero agradecer diretamente a 4 pessoas que foram fundamentais para que pudéssemos realizar esse evento da forma que foi: Seu Washington (pelo apoio na estrutura de som), Cesar Matuza (por estar junto comigo desde o começo do projeto fazendo tudo ao seu alcance para que tudo aconteça da forma como tem que ser), Jr Carneiro (pelos valiosos ensinamentos em como produzir eventos de forma dinâmica e eficiente) e a fotógrafa Lanne Prata (pelo apoio na cobertura fotográfica dando um toque a mais de profissionalismo na produção do festival). Também quero agradecer ao CHACRINHA CHOPS pelo patrocínio, apoio e por acreditar na proposta do evento, a todos os patrocinadores do festival - Foto Roraima, Folha de Boa Vista, Academia Word Gym, Shop Som, Loja Menina do Rio, Nuclear Skate Shop, Espetinho Tia Lú , Ótica Diniz, Gruta Estúdio e Bateras Beats -, aos apoiadores – Ks Estúdio, Evanilson Tatoo, Elmans Delícias, Blogs Som do Norte e Manifesto Underground, ao público que compareceu para prestigiar a festa, aos amigos que colaboram na divulgação do festival e a todos que de alguma forma direta ou indireta contribuem para que o meu sonho de ver a cena rock roraimense consolidada se torne realidade.

Fecha a conta.

20 comentários:

Jacy Neto disse...

Muito bom, foi tudo foda mesmo! Tá de parabens os organizadores! E é muito bom estar participando dessa nova geração musical e poder tocar no 1º Skinni de muito que virão!

Anônimo disse...

O evento foi realmente muito bom, tudo muito organizado! o público compareceu em massa...ta de parabéns Mateus! Calou a boca de muita gente!

Cesar... disse...

Eu não vou falar do sucesso do evento, acho q já está claro. Vou aqui agradecer aos que participam, apoiam e acreditam no trabalho honesto de quem quer apenas construir em pró da cultura e da musica em RR. Obrigado pelo apoio. e estamos juntos. Lamento aqueles que ainda não perceberam isso.
Pink Floyd: "together we stand, divided we fall" (ou mais ou menos isso)

Anônimo disse...

foi loko mesmo, tava lotado e foi muto loko, mesmo com uma outra banda queremdo puxa o tapete. quizeram fazer boicote mas não comseguirão. é foda que tem gente que acha que quer elitizar e mandar no rock em roraima e quando tem coisa boa pras outras banda querem melar a parada. vao se f___ ! viva o rock de verdade

Nathalia disse...

Parabéns! Gostei da organização, show e premiações. Os próximos serão ainda melhor!

Anônimo disse...

Vamos ver o cuzões do Colelite Canoa vão fazer pra tentar sabotar os próximos shows...

Cesar... disse...

ei galera, vamos com calma, aqui ninguem eh inimigo de ninguem, estamos no mesmo barco.. todos pelo rock.. não acho que o Canoa queria sabotar eventos de musica e cultura, afinal eles tbm são a favor do fomento da produção cultural. Se fosse boicote seria completamente contradizente a filosofia deles.

Unknown disse...

Adorei o evento, muito bom, ganhei cortesia no sorteio, ótima idéia, tem tudo pra dar certo, e foi muito rock n roll!

Lucchesi disse...

BOA!

Sandro Nine disse...

Veludo Branco está de parabéns, o skinni festival com certeza será um puta sucesso e a caravana de Manaus, bandas Tudo Pelos Ares, The Dust Road e Manifesto Rock estão chegado pra prestigiar e dar apoio a essa puta iniciativa. Keep on rock in the free world.

canoa_manoel disse...

olha, não queria entrar em polêmica, ainda mais com um filho da puta anônimo, mas tá, vou responder não pra ti, seu babaca, mas pra quem tem alguma dúvida sobre as reais intenções do canoa e é boa pessoa
primeiro: o "tal boicote"
o mr jungle não é o canoa, mesmo que eu manoel, faça parte dos dois. Sou o único do coletivo que é de banda. O bar do motoclube funciona às quartas, às sextas e aos sábado, se vc não sabe. Com o mr jungle tocando ou não. O frankson, dono do bar, convidou o mr jungle pra tocar através do JON, e como precisamos de dinheiro pra viajar, aceitamos (e digo logo que precisamos tocar mais vezes pra ganhar dinheiro e vamos continuar tocando em qualquer lugar que nos pague). Não confunda mr jungle com o canoa. Nos eventos do canoa, as bandas tocam música própria e não show de covers. Aliás, estamos na batalha pra conseguirmos verba para nossos projetos, incluindo aí o pagamentos de todos os envolvidos, de quem escreve os projetos até os artista.
Então, não tem sabotagem nenhuma. Se tu, seu filho da puta covarde, não quer que haja competição, vai no bar do motoclube, na choperia mineira (rolou no mesmo dia rogério siqueira), na marina rio branco (rolou jamrock no mesmo dia e tava lotado) e fica putinho com os donos pois eles tão fazendo evento no mesmo dia de um evento que tu queres ir/tocar

segundo ponto: o coletivo
velho, se tu achas que o canoa se preocupa com gente que produz eventos de rock em boa vista, tu não nos conhece. Queremos é que chegue o dia em que haja eventos toda semana, com todo mundo envolvido ganhando. O canoa luta por isso e nem trabalhamos só pela música, trabalhamos pela CULTURA de Roraima.
Tu sabes o que tá rolando no MINC? tu sabes o qué o MINC? sabes quem é ana de holanda? sabes o qué mobiliza cultura, PCULT,? sabes como funciona o circuito FDE? eu sei, pois é nisso que eu trabalho, além de pensar na música, no audio visual, no teatro, na cultura do hip hop, nas artes visuais etc pra quem realmente funcionem aqui em Roraima que possamos nos ligar com o que está rolando no resto do país. Velho, se tu fores só um cuzão curioso, metido a saber das coisas, vai primeiro estudar e ver como funciona algo antes de falar merda de alguém (tu nem sabes quem faz parte do canoa). Como eu acho que tu faz parte de alguma banda, só te digo uma coisa: a história mostra que pessoas como tu somem (tu ja és anônimo) e pessoas que fazem algo, e nisso incluo todos os envolvidos pelo skinni, que torço de verdade que dê certo, serão lembradas.

terceiro ponto: bandas
deixo claro uma coisa, independente de gostar do som de uma banda ou não curtir muito, respeito todas as bandas que tentam trampar honestamente. Eu curto a ex-elvis, gosto do som da veludo e da haadj, pois é o tipo de som que eu gosto de ouvir. nesse fim de semana tem sheep, do meu IRMÃO moita. Se eu estivesse na cidade, eu iria ao evento. Gosto do show da ostin e apesar de ter tido problemas com a HCL (eles sabem os motivos), respeito a banda.

Poderia fazer que nem a todo mundo, me preocupar somente com a minha banda, só ensaiar e ficar esperando algun evento aparecer pra tocar, ficar correndo atrás de patrocínio pra minha banda, pra ela ganhar dinheiro, mas não, corro por uma cena, por todo mundo, inclusive pra gente que nem tu, babaca metido a entendedor.

Sinceramente, prefiro não mais responder a esse tipo de comentário covarde e que não constrói nada


a quem interessar conhecer mais o canoa, suas ações, parcerias e projetos, acesse o canoapop.blogspot.com
faça diferente desse babaca/ filho da puta e conheça o coletivo.
P.S.: pra tocar em qualquer evento do coletivo não precisa fazer parte do coletivo (o coletivo não é formado por bandas) nem comparecer as reuniões do coletivos, que só dizem respeito as pessoas do próprio coletivo. Basta criar um perfil no site toque no brasil e ficar ligado nos eventos e só.

peço desculpa pelos excessos, mas acho que dá pra entender.

Cesar... disse...

Boa Manoel, falou tudo e mais um pouco.. hehehe, nem sabia que cabia tanto caracter nesses comentários.. kkk

Eh isso ae, nem vale mesmo a pena dar atenção a esses comentários anônimos, pq esses que reclamam e querem fazer confusão, sempre existiram, desde os primórdios, .. imagina agora com tudo que já alcançamos.. o olho gordo alheio cresce mais ainda...

mas esses ficaram pra trás, quem trabalha permanece e cresce.

Apesar de vários eventos no mesmo dia na cidade, todos foram bem prestigiados, e eh isso que importa, ocupar espaços e abrir portas..

fuck off pra quem só sabe reclamar.. reclamação não leva ninguem a lugar nenhum, nem fomentar a discórdia.. pq acima de tudo, estamos todos no mesmo barco.. ou Canoa.. hehehe.. abraços

canoa_manoel disse...

é isso mesmo, cesar. falei com o matheus ontem. Precisamos é trabalhar todos, pois temos muitas outras coisas a fazer.
Blza vai ser o dia que teremos 3, 4 locais com eventos rolando, como aconteceu na sexta passada, mas todos com bandas autorais, não precisando tocar cover pra ganhar dinheiro.

sucesso e vamos nessa.

Sandro Nine disse...

É isso ai Cesar, Manoel e Matheus, se é uma coisa que a história nos ensinou é que a união faz a força, quem dorme sonha e quem trabalha consegue. Filhos da puta em todo a cena tem , vcs precisam ver é aqui em Manaus. Então vamos juntos na trilha do asfalto sem parar nunca. Skinni Rock Festival será um grande sucesso !!! Luz na mente e paz na alma galera.

Cesar... disse...

palavras de sabedoria de Sandro Number Nine.. heheh..

valeu aí Sandro.. quem sabe faz a hora e não espera acontecer!

Cristofer Floco disse...

HAHAHAHA... sem graça.

Victor Matheus disse...

Paz e Amor galera!

Jacy Neto disse...

Que a paz do senhor esteja convosco ó anônimo!

Luís Fernando disse...

Não fui na estréia, mas vou concerteza na noite do dia 20.
E se eu estiver com sorte ainda ganho um Ingresso hehehe (yn)

"It's just rock and roll..."

Hugo Uchôa ,,,H.C.L. disse...

Poise embora tenha acontecido um atrito entre H.C.L. e manoel``canoa`` aqui ninguem e covarde pra divulgar ideologias no anonimato..isso nao partiu de ninguem da H.C.L ,sempre estamos prestigiando qualquer evento porque isso e o que nos interessa..((ninguem disse de onde saiu isso, mais so pra esclarecer))