13 de mar. de 2011

QUEM É O INIMIGO?


Por Victor Matheus

Em toda relação, seja ela social ou pessoal há sempre os dois lados da força. Uns definem como A e B, outros como o “bom e o mau”, e há aqueles ainda que definam como “o inimigo e o comparsa”.

De acordo com o dicionário escolar Michaelis, observe o significado das seguintes palavras que utilizo com mais freqüência nos meus textos, mas leia todas, e não cometa o pecado de julgar por apenas algumas linhas, mas sim pelo contexto geral no qual elas foram escritas:

crí.ti.ca
(de crítico) sf 1 Apreciação minuciosa. 2 Apreciação desfavorável. 3 Censura, maledicência. 4 Arte ou faculdade de julgar o mérito das obras científicas, literárias e artísticas. 5 Conjunto dos críticos; sua opinião.

cons.tru.ti.vo
(lat constructivu) adj 1 Próprio para construir. 2 Que promove o melhoramento ou o progresso.

o.pi.ni.ão
(lat opinione) sf 1 Modo de ver pessoal. 2 Conceito, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto. 3 Ideia, princípio.

im.par.ci.al
(im1+parcial) adj m+f 1 Que não é parcial. 2 Que não se deixa corromper. 3 Que julga sem paixão.

Depois da “aula” de revisão do dicionário e significado das palavras, leia alguns trechos de textos que já publiquei no blog Roraimarocknroll e noutros sites. Perceba que opiniões eu tenho e defendo:

Sobre o lançamento do Coletivo Tomarrock (em 2007)
(...) “Felizmente hoje eu posso bater no peito e dizer que em Roraima há uma cena rock de verdade. E não falo da boca pra fora. Tenho minhas justificativas. Quem esteve no dia 03 de dezembro na praça Ayrton Senna, sabe do que estou falando. Presenciei ali o começo propriamente dito do que chamamos de “cena rock de Roraima”. As bandas Hangar HC, AltF4, Sheep, Mr. Jungle e Several Bulldogs (todas de Roraima) mais a banda Tetris (do Amazonas) mostraram que não é preciso tocar cover pra tocar “fogo” no público. E o mais legal de tudo, foi o que podemos dizer de “retorno as origens”, pois voltando no tempo, podemos recordar que as primeiras bandas de rock de Boa Vista tocavam nessa mesma praça, com seus equipamentos de ensaio, montados de última hora. Ali foi plantada a semente e hoje estamos colhendo os frutos. E plantando muito mais pra colher vindouros frutos também.”
fonte: http://timbrenoise.musicblog.com.br/41966/TIMBRE-ROCK-NEWS-Faca-musica-nao-faca-cover-Por-Mr-Gonzo/

Sobre o Grito Rock Boa Vista 2008
“Há alguns anos atrás em Boa Vista, a cena rock era desanimadora. Pouquíssimas bandas acreditavam no seu talento e se esforçavam para divulgar suas músicas, enquanto quilos de bandinhas de proveta tocavam cover’s, faziam tributos e todo tipo de mercenarismo inimaginável acreditando que esse era o melhor caminho para divulgar e obter o reconhecimento do seu trabalho, ou seja, ridículo. Hoje, a história é bem diferente, e o Grito do Rock Boa Vista, organizado pelo Coletivo TomaRRock, serviu para mostrar que agora a cena rock em Roraima mudou, e pra melhor, além de dar um singelo recado de “cala boca e pede pra sair” pra quem ainda pensa que só tocando covers de sucesso que se ganha o respeito e faz “ a galera agitar” de verdade. Nos dias 08 e 09 de fevereiro, na Praça Velia Coutinho - Complexo Ayrton Senna, 14 bandas, sendo 11 de Roraima e 3 do Amazonas, provaram isso, tocando suas músicas com vigor e paixão, dando a cara à tapa e o que mais fosse preciso para defender suas composições, fazendo as mais de 3 mil pessoas que passaram pelos dois dias de festival se ligarem que aqui em Roraima tem gente fazendo rock de qualidade. Mais gratificante ainda é notar como algumas bandas já tem um público cativo que canta suas musicas, mesmo sendo pouca ou nunca divulgadas nas rádios locais. O Rock Roraimense tem potencial e há muito tem provado isso”.
fonte: www.tomarrock.com.br

Sobre as novas bandas da cena local (do texto: Os Frutos das sementes de ontem)
“O ano de 2011 já começou, e em breve estará acontecendo em Boa Vista mais uma edição do Grito Rock América do Sul. Como nas edições anteriores, bandas e artistas locais se misturarão a grupos convidados, e ações paralelas como mostra audiovisuais, oficinas e mesas de debates sobre cultura também devem acontecer, sendo uma ótima oportunidade para os agentes culturais locais e bandas terem um termômetro do que vai rolar durante o ano no circuito fora do eixo e alternativo e nas micro-rotas de circulação que estão se estabelecendo. Particularmente fico otimista para essa edição, pois acredito como artista e como público, vivenciar finalmente a consolidação de nossa cena de bandas de rock, vendo grupos que foram promessas se consolidarem no cenário, como também o surgimento de novas bandas e surpresas, como ocorre em todos os anos.

Sobre o Grito Rock Boa Vista 2011 (do Texto: Grito Rock Boa Vista – Parte 1 e 2)
“Só posso usar uma palavra para descrever meu sentimento em relação à edição de 2011 do Grito Rock Boa Vista: Satisfação! Isso mesmo baby! Satisfação por ver minhas expectativas citadas num post anterior sobre o evento sendo respondidas e colocando um largo e orgulhoso sorriso no rosto. Foram 2 dias de evento em Boa Vista, no mesmo lugar de sempre, no Palco Velia Coutinho, ou melhor, este ano na frente dele, com oficinas gratuitas de variados conteúdos, exposições, mesa redonda com debates entre os agentes culturais de RR e AM, comércio alternativo de produtos, campanha de conscientização do meio ambiente, teatro, música popular roraimense e principalmente muito rock n’ roll com as 10 bandas de Boa Vista e mais 2 bandas de Manaus que passaram pelo palco do Grito Rock BV quebrando tudo e agitando o público, que diga-se de passagem, foi o mais receptivo de todas as edições que aconteceram, merecendo o meu aplauso de pé e meu salve geral pra galera”.

(...)

“Quero deixar claro que sou um entusiasta do rock n’ roll e não sou juiz pra julgar certo ou errado a postura das bandas. Exponho apenas meu ponto de vista baseado em minha experiência de 11 anos de palco, estrada, shows, como agitador e produtor cultural, e é claro, como público apreciador de música e artes em geral. Ouvi muitas críticas boas e ruins na estrada sobre meu trabalho e absorvi todas elas, tirando suas lições que contribuíram na minha formação artística me dando novos horizontes e possibilidades. É preciso levar nossa arte além do palco, e perceber que existe além do que apenas em 30 minutos de show e ponto. Minha opinião pode, e com certeza será divergente de outras, mas cada um tem uma forma de pensar, uma linha de raciocínio e vê o que acontece em óticas diferentes. Pondero tudo em minhas palavras, sem deixar nem mesmo a autocrítica de lado, e justamente por ser muito autocrítico e incansável caçador da perfeição no que faço (algo que nunca acontecerá) sempre estou disposto a debater esse tipo de assunto e ouvir opiniões diferentes”.

Está claro de que lado estou desse jogo? É o mesmo de sempre: das bandas, da cena, do público, dos artistas. Sempre acreditei e vou apostar nas bandas de RR porque acredito no talento e esforço de todos em serem melhores naquilo que se propuseram a fazer, mas também não vou engolir a granel e aceitar que banda que toca desafinado, que faz música descartável, que acha que só tocar e não se produzir artisticamente vai colaborar pro crescimento da cena de rock local, muito menos que a hipocrisia de achar que só ter muito público num show é o suficiente para impressionar, ou que a letra mais mela cueca necessariamente é a que diz a verdade sobre o sentimento de uma pessoa. Não mesmo. É preciso evoluir.

Já fomos uma cena só de bandas covers. Já ganhei vaias e latadas na cara nos tempos que tocava com a Mr Jungle quando apresentávamos nossas músicas. Hoje onde está a Mr Jungle e o que ela representa pra cena? Digo o mesmo quando decidi cantar na Veludo Branco. Recebi muitas críticas, a maioria negativas, mas todas por pessoas sinceras e que foram honestas comigo, independente de serem amigos ou não. Apontaram os meus erros. Sugeriram o que poderia fazer pra ser melhor e nem por isso desisti ou me revoltei. Esforcei-me e continuo me esforçando pra ser um vocalista melhor. Estudo canto, estou sempre tentando ser melhor no que me propus e sei que ainda há muito o que evoluir, mas paro e penso: Se mesmo não sendo um bom cantor de rock pude viajar, tocar em toda região norte, fazer turnê pelo RS e Argentina, dividir o palco com bandas e artistas dos quais sou ídolo, gravei um disco, dei entrevista pra todo tipo de mídia e ainda há pessoas que gostam do meu trabalho, compram meus discos, camisetas, se divertem no meu show, aonde posso chegar quando me tornar um bom cantor? É dessa persistência que me refiro e instigo para que as novas bandas tenham. Menos comodismo e conformismo, mais determinação e ousadia.

Já surgiram e morreram bandas nesse processo. Muitas têm potencial pra se destacar, o GR BV provou isso. Outras precisam se reavaliar e continuar correndo atrás. Faz parte do jogo. Nada é de graça e depende de muito trabalho e paciência para colher os frutos.

Cada um defende aquilo que acredita. A internet é um espaço democrático. Expomos-nos, somos vigiados, julgados pelas nossas opiniões. Cabe a cada um assumir suas responsabilidades e ter peito pra encarar as conseqüências. Nunca tive medo disso e não vai ser agora que terei.

Este blog é aberto para todos participarem. Exponho única e exclusivamente minhas opiniões e minhas críticas construtivas pontuais sobre temas pertinentes, diga-se de passagem: bandas, eventos, intervenções, cd’s, ep’s, vídeos, entrevistas que sejam relacionadas à cena musical, em específico a do rock roraimense.

É com esse fim que nasceu a idéia do Roraimarocknroll. É a forma mais dinâmica e democrática que encontrei no meu ponto de vista de colaborar pro crescimento da cena local. Se incomoda a forma que escrevo e as palavras “duras” que utilizo pra fazer minhas críticas lamento muito, pois quem me conhece sabe como sou e como exponho sem rodeios e defendo minhas opiniões, como também estou aberto e disposto para ouvir críticas e debater qualquer tipo de assunto.

Não tenho pretensão alguma de ser juiz e determinar o que é certo ou errado pra cada artista, pois cabe a cada um determinar que caminho quer seguir e o que deseja criar, mas tenho prazer em dividir minha experiência e colaborar no sentido de sugerir alternativas para o crescimento de modo geral para os mesmos, por ter um dia a oportunidade de ter as mesmas experiências com pessoas que conheci na estrada e me mostraram formas diferentes de pensar, se auto-avaliar e crescer artisticamente.

Se incomoda a fulano ou beltrano, a banda A ou B, ao amigo X ou Y os meus textos ou mesmo não concordam com minhas opiniões, repito mais uma vez que a ferramenta de comentários está disponível pra qualquer um, mesmo os anônimos e medrosos poderem participar, ou então qualquer um que discorda do que escrevo e penso que faça um blog e exponha também suas idéias, puxe o saco, babe o ovo, critique, mas faça, crie, colabore, construa. Não problematize apenas por fazer, mas sugira resolução também.

Não quero promover meu blog ou meu nome com polêmica. Não preciso disso. Sou resolvido quanto a minha vida de modo geral. Conquistei tudo que quis até o momento como artista e não dependo desse espaço pra me promover. Tenho ferramentas mais interessantes para utilizar quando pretendo atingir o que busco no sentido artístico.

Está exposto mais uma vez minhas opiniões. Cabe a cada um tirar suas conclusões, concordar e discordar. O espaço sempre será livre pro debate, mas lembre-se que por mais que nos incomodemos com a sinceridade, esta é uma das melhores formas de provocar uma reflexão sobre nossas ações, apontando caminhos diferentes para nossa evolução como seres pensantes e sociais.

Descobri que meu maior inimigo não é um crítico que aponta minhas qualidades como artista, muito menos qualquer pessoa que me julga pelos meus atos e minhas opiniões. Meu inimigo está diante do espelho, o único capaz de limitar meu crescimento em todos os sentidos, o único capaz de me derrotar. Se puder vencê-lo, não será uma crítica boa ou ruim que me fará desistir dos meus objetivos.

Fecha a conta.

5 comentários:

Cesar... disse...

Otimo post, conhecendo meu amigo e sabendo da sua virtude em não querer nem gostar de dar explicações, acho que foi muito válido de sua parte dar mais um feedback aos leitores sobre as críticas recebidas. Mostra que o canal eh para debates de ambas as partes, quem escreve e quem comenta, e fazer movimentar as opiniões e informações da cena..

Eu acho o blogueiro um bom escritor, sabe lidar bem com as palavras. Quanto a métodos, tons, palavras .. eh um processo de aprendizado, e recebendo as criticas sobre seus textos, todos vamos melhorando um pouco, deixando claro que para isso, temos que estar abertos a assimilar e filtrar qquer critica escrita ou recebida.

Confesso que estava aguardando ansioso pra ver o proximo post desse blog, sobre o assunto que seria redigido, e de que maneira seria escrito..

NA MINHA OPINIÃO: Um bom texto para desfazer mal entendidos e acalmar os animos.
Gostei das citações anteriores d outros canais.

Válida tbm a citação do filme inclusive com a foto de "Quase famosos".. ótimo filme pra assistir por mero entretenimento, pela trilha sonora e pela sua mensagem sub-sobre-liminar em geral. Recomendo tbm!

Abraços a todos e saibam sempre identificar bem o inimigo, principalmente o que está dentro de nós mesmo, é o que mais tem poder de nos destruir..

abraços

keep Rocking !!

Cesar Matuza

Unknown disse...

Gonzo!
Pulando o papo de critica-do-critico-que-critica-a-critica-do-criticado :P
Parabens pelo blog!
Gostei de ver que voce pos seu tempo e disposicao para contar como foi o Grito do Rock 2011.
Gostei de saber que ha novas caras mas infelizmente os erros sao os mesmos. Muito me entristece ver que as bandas e musicos que se destacaram ainda sao os "que vem de fora".
Mas ta melhorando! Uma pena que ainda tem gente que fica de "futriquinha" ao inves de melhorar suas habilidades.
Lets rock!
(O teclado nao me ajuda a escrever pt direito :P, sorry)

MIROCEM disse...

Acho muito interessante todo esse debate que acabou acontecendo em torno das famigeradas "Críticas"...
Realmente temos que aprender de uma forma geral e ampla a humildade, se os criticados tivessem um pouco mais de calma certamente saberia tirar melhor proveito das críticas (negativas/construtivas) e certamente só acrescentaria a sua banda essas informações.

quanto ao autor, bate mais devagar na próxima!!!! kkkkkk

Rodrigo Lepletier disse...

Pra por um ponto final nisso. Bom post.

Abraço!

Cesar... disse...

a sabedoria milenar de Mirocinho, e suas sábias palavras. kkk

gostei.