20 de mar. de 2011

ESPAÇO ROCK 2011 – 1ª EDIÇÃO


Por Victor Matheus

Toda história precisa de um ponto de start, e definitivamente o projeto do SESC-RR chamado Espaço Rock, surgido no começo dos anos 2000 foi o estopim para o crescimento da nova cena de rock de Roraima. Não é a toa que os frutos desse projeto criado inicialmente para dar espaço às bandas de RR tocarem num local com estrutura digna, cresceu ao ponto de dar luz ao maior festival de rock de Roraima, o RR Sesc Fest Rock além de outro projeto chamado Roraimarock, mas vou deixar pra falar dessa história em outro momento.

1º EDIÇÃO DE 2011
Durante o ano, mensalmente no Espaço Multicultural SESC Centro haverá shows com duas bandas de rock convidadas a apresentar seu trabalho para o público roraimense. Passando rápido na ponta do lápis um total de 20 bandas de Roraima subirão ao palco do Espaço Rock durante o ano, promovendo mais de 20h de muito rock n’ roll. Há 10 anos isso era praticamente impossível, tanto pela carência de bandas, diga-se de passagem, boas, e com trabalho autoral, tanto pela falta de oportunidade e mesmo de público pra consumir esse tipo de arte.

PRODUÇÃO

A divulgação do evento foi boa levando em consideração o curto espaço de tempo pra definição de quais bandas iriam tocar. Matérias de página inteira sobre o evento foram divulgadas em jornal impresso, sites de entretenimento da cidade também divulgaram e a mídia televisiva colaborou inclusive com entrevistas e links ao vivo. Mais uma conquista de espaço de divulgação free para as bandas locais.

 Cobertura Colaborativa - NUCOM Canoa cultural

A produção do SESC disponibilizou estrutura completa de som, iluminação, divulgação e espaço de tempo de 1 hora para cada banda se apresentar. Já o apoio do Coletivo Canoa Cultural consistiu na cobertura colaborativa do evento, transmitindo os shows ao vivo pela internet através do blog do coletivo, e pelo twitter, além de disponibilizar a já tradicional banca canoa com produtos das bandas para serem comercializados.

O interessante é a proposta de sustentabilidade adotada pelo SESC para esse projeto. Agora, além de a banda ter um espaço gratuito para se apresentar, com uma boa estrutura e produção, além de espaço para vender seus produtos, no final, a renda do evento é divida em partes iguais entre as bandas e o SESC. Está aí um bom exemplo de como trabalhar a sustentabilidade valorizando toda a cadeia produtiva da música. Parabéns ao SESC e ao Canoa Cultural pelo inside.

Quanto à estrutura de som em específico, permanece o mesmo problema de sempre em relação ao espaço Multicultural SESC Centro, a reverberação excessiva e quase total falta de compreensão do que sai das caixas. É preciso ficar colado nelas pra compreender o que sai de som, sendo um ponto que pode prejudicar as bandas, mas felizmente mesmo com o problema as bandas Elvis From Hell e H.C.L, responsáveis por comandar a noite superaram o desafio e cumpriram com louvor sua missão de dar start ao Espaço Rock 2011.

ELVIS FROM HELL

Responsáveis por abrir a noite, os mal encarados e inofensivos garotos da Elvis From Hell fizeram o melhor show em minha opinião de sua até então breve carreira. O fato de haver mais tempo disponível para a banda tocar refletiu na descontração do grupo, que vem melhorando a cada apresentação. Uma mudança pontual na formação do grupo, com André assumindo as baquetas no lugar de Afonso deu mais consistência ao som da banda que ficou mais polido e melhor compreendido. A crueza do começo dos primeiros shows deu lugar a um rock safado e juvenil influenciado pela geração dos anos 80 que não têm vergonha alguma de assumir seus clichês.


No repertório, músicas próprias como o hit “Jhonny Manero”, “Morra porra”, “FDP” e novas canções com destaque para o blues no estilo Velhas Virgens chamado “Blues das Tietes”, que tem um refrão cheirando a hit local que profere a célebre frase “Me chupa, me lambe, me chama de puta”. É o tipo de música que gruda na mente a primeira ouvida. Boa sacada da banda que achou seu filão de fazer músicas que contam histórias da juventude desregrada que ama os excessos da vida. Também tocaram alguns covers oitentistas para preencher o repertório, no caso da Legião Urbana (Geração coca-cola e Que país é esse?) e Garotos Podres (Papai Noel filho da puta – com um medley de Polícia dos Titãs). Os covers funcionaram bem e em momentos interessantes do show, instigando o público e arrancando aplausos animados. A turma da Elvis From Hell também mostrou um surpreendente carisma que divertiu a cerca meia centena de pessoas presentes.


  
Se continuarem assim, consolidarão de vez seu trabalho e com mais polimento e maturidade, que naturalmente acontecerá com o passar do tempo, a Elvis From Hell entrará definitivamente no Hall da fama das bandas de Roraima.

H.C.L (Hard Core Livre)

Sempre achei a H.C.L. uma banda de hardcore regular que faz o dever de casa certinho. Toca o feijão com arroz, honesto, que merece o devido respeito. De trio, o grupo passou a quarteto, com novo vocalista, dando liberdade pro guitarrista Maicon Ferri se soltar mais no palco e se divertir fazendo o que tem que fazer: tocar guitarra. O som do grupo ficou mais sólido. Depois da mudança foi notória a evolução da banda, que vinha melhorando a cada apresentação, mas o que se viu no SESC foi surpreendente até para os mais otimistas.

H.C.L - Espaço Rock 2011 - Créditos: Victor Matheus

Mais uma vez com uma formação reformulada, agora um quinteto, a H.C.L veio para fechar a noite apresentando um novo guitarrista solo, Tetê, que toca muito bem e merece atenção pelo seu talento tanto no seu instrumento como na função de back vocal e o novo baterista, e dos bons, mais um da nova geração, chamado Tafarel que além de tocar limpo, tem sangue no olho. Dá gosto de vê-lo tocar, simplesmente porque qualquer pessoa percebe o que outra faz com prazer e diversão. É cativante e agradável.

Como de praxe, o som não colaborou e algumas microfonias a parte, a banda entregou um bom show com 95% de covers das bandas Drive, Aditive, Reação em Cadeia e Sugar Kane bem executados, naquela velha história de copiar certinho e tocar só hits pra ganhar o público.

Tocaram apenas uma musica própria, que por sinal muito bem executada. Achei infeliz a escolha do repertório, pois se for pra ouvir um show só de cover prefiro ligar meu mp3, porém foi até válido porque depois do show soube que a banda recentemente começou a trabalhar em músicas novas. Merecem o crédito, mas só dessa vez.


Pra quem é fã de hardcore a H.C.L apresentou um show digno de entretenimento mantendo o bom nível das bandas de HC de Roraima. Já está na hora de aparecer um festival de HC em Boa Vista já que há bandas legais na cena, público também. Falta só a atitude de alguém assumir a responsabilidade de fazer acontecer. Quem se habilita?

H.C.L - Espaço Rock 2011 - Créditos: Victor Matheus

Quanto a H.C.L é esperar um pouco mais pra ver que direção o grupo vai seguir, ao que me parece bem promissor por conta do que apresentaram no palco do Espaço Rock. Tudo indica que em 2011 eles se firmarão de vez na cena, merecendo o devido valor pela sua história e pelo esforço visível em querer evoluir artisticamente.


Fecha a conta.

2 comentários:

Jacy Neto disse...

Em nome da Elvis From Hell, devo dizer que todos elogios, assim como as criticas, são bem vindas. Uma banda aprende o que fazer assim, ouvindo o público, e sabendo o que é bom e ruim! Só assim o show fica melhor! A proposta de uma banda é isso sempre fazer o melhor e é isso que vamos procurar!
Muito bom o blog em geral, parabéns! Apesar dos pesares!

Netuh disse...

ae matheus dessa resenha eu gostei,

não concordei muito com as resenhas do grito, mas gostei da forma que falou sobre o espaço rock,

parabéns a todos!