27 de jan. de 2011

AQUELES QUE FICARAM PARA TRÁS


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Esse post de hoje dá o ponta pé inicial na minha tentativa de relembrar um pouco mais da biografia do rock de Roraima, apesar de saber que parte dessa história foi escrita antes mesmo do meu nascimento, no início da década de 80, mas isso eu deixo pra contar futuramente.

Me limito a apenas contar a princípio que me vem a memória, desde as minhas primeiras lembranças de infância dos lugares que ia curtir rock em Boa Vista, as bandas que nasceram e sucumbiram, as que continuam ,os festivais, as festinhas particulares, as figuras icônicas, entre tantas histórias boas pra se contar aqui.

Pra começar essa conversa, vou direto a um top 5 de bandas que na minha opinião, na virada do milênio foram responsáveis, direta e indiretamente pelo que temos hoje em nosso cenário, em relação a tudo que citei acima. São elas:

GARDEN

Em mais de uma década e quase meia de existência, do rock clássico do Led Zeppelin e Beatles, ao grunge do Pearl Jam, e o pop nacional de Paralmas e Rappa, a banda Garden foi um bom termômetro e referência de som cover bem tocado em nossa cidade.

o grupo tem sua formação clássica por Siddharta Brasil (V), Nequinho (Bt), Neto Baraúna (B) e Rodrigo Baraúna (G). É indiscutível a qualidade técnica como instrumentista de seus integrantes, e apesar de muitos acharem que falta carisma por parte do grupo em seus shows, pelo fato de parecer estarem na garagem de casa tocando apenas por diversão, há de se reconhecer que ver a banda ao vivo cai muito bem com uma cerveja gelada, tudo porque em seu repertório há o melhor do cover que qualquer top 100 de pop e rock pode selecionar.

Foram um dos primeiros grupos, se não o primeiro, a tocar fora do estado, em Manaus, no Porão do Alemão, no começo da década passada, fazendo de lá sua segunda casa. Também foram um dos primeiros grupos a gravar um disco e lançar (futuramente vou apresentar a resenha dele aqui) enchendo de esperança novas bandas que surgiram.

Participaram dos principais festivais de rock do estado, tocaram nos principais bares, raves, festas temáticas, boates e o que se pode imaginar, e por tudo tem os devidos créditos na biografia do rock roraimense.

Hoje a banda anda meio sumida da cena, mas ao que parece estão intocados produzindo um novo disco, e quando se pergunta que banda de rock se conhece em Roraima, é quase unânime em afirmar que a maioria dos questionados responderão "Banda Garden".

MR JUNGLE 
Já considerados da velha guarda, juntamente com Garden e Lepthospirose, a Mr Jungle completa em 2011 uma década de existência. A banda que mais rivalizou com a Garden em termos de shows, quando as bandas covers proliferaram e atingiram seu ápice no início da década passada, tem em sua tragetória vários altos e baixos. Várias são as formações que o grupo apresentou podendo citar aqui mais de uma dúzia de integrantes que passaram pelo grupo, consolidando sua formação atual com Mano Vilas Boas (V), Jon Nelson (Bt), Artur Guilherme (B), Fabricio Cadela (G) e Alexandre "Pomba" (T). 

Também foram as mudanças sonoras em seu estilo, e a persistência do único remanescente da formação original, Manoel Vilas Boas em seguir com o grupo, fazendo dela hoje uma das referências do rock n' roll roraimense, e definitivamente seu nome gravado na história do rock n' roll macuxi.

São 2 singles e 1 disco lançado, 1 video clipe, vários shows por Boa Vista, além de ser uma das bandas que mais circulou pelo Brasil, nos principais festivais independentes do norte do Circuito Fora do Eixo, carregando consigo o apelido de "Motley Crue da Amazônia", mas o que talvez muitos não se lembram, é que no início, a Mr Jungle fazia um pop rock oitentista simplório de covers de U2, The Cure e pop rock nacional oitentista. Suas primeiras composições também seguiam essa linha, mas com o passar do tempo e mudanças nas formações do grupo, a veia do hard rock prevaleceu em sua sonoridade.

Um dos primeiros grupos a apostar em músicas próprias, preparam para 2011 mais um disco, e ao que tudo indica ,seguindo a veia hard rock que consagrou o grupo e conquistou o respeito dos roqueiros roraimenses.

LN3

Na minha opinião, a melhor banda de rock que já existiu em Roraima, e a primeira a emplacar um hit local com a música "Olho por Olho", foi a responsável e a grande influência minha para compor música e parar de tocar cover.

Formada pelos veteranos Alexandre Horta (G), Rimolo Pina (Bt), Jorge Holanda (B) e Alencar (V), a LN3, que a princípio se chamava "Tsunami" surgiu em 2001 com uma proposta "radical" de tocar apenas composições próprias em seus shows, sendo os pioneiros e abrindo espaço para bandas que seguiram seus passos, a exemplo da Mr Jungle e a extinta Nêmesis.

Gravaram um disco no qual nunca foi lançado, produzido por Ben Charles, onde sintetizaram toda a crueza do seu som influenciado pelo rock oitentista de peso, somado as letras contextadoras e interessantes, fazendo dos headbangers aos posers baterem cabeças em seus shows.

Depois da saída do vocalista Alencar, a LN3 tentou seguir em frente com outros dois vocalistas, entre eles Leka Denz e Wander Longhi (Esboço de Nada), sem conseguir o mesmo destaque que havia de antes, culminando no fim das atividades da banda.

A exemplo de um tsunami, a LN3 teve vida breve na cena rock de Roraima, mas por tempo suficiente para influenciar toda uma geração de bandas e músicos e provar que é possivel sim fazer música própria e ter seu próprio espaço e reconhecimento.

LEPTHOSPIROSE

Formada por Jones La Migra (V), Frankson (G), Fabricio Cadela (G), Alexandre Pomba (B) e Cesar Almeida (Bt), a "Lepthos", como era conhecida pelos headbangers locais, foi a primeira banda de Heavy Metal a ter reconhecimento no cenário local. O grupo chegou a compor 2 músicas no fim de sua história, mas essencialmente em seu repertório havia apenas covers, dos classicos metais oitentistas de Iron Maiden, Metallica, Judas Priest entre outros. Foram vários os tributos ao Maiden, vários os shows nos lugares mais pitorescos que se possam imaginar.

A história da banda se confunde com a história da nossa cena, pois todos os seus integrantes continuam seguindo o caminho da música, em diversas bandas, covers e autorais. 

Participaram também de festivais locais e circularam fora do Estado também, em Manaus.

Apesar de não serem uma banda autoral, sua influência na construção do cenário roqueiro de Boa Vista foi enorme, pois aonde havia show da Lepthospirose era certeza de farra garantida e muitas camisetas pretas.

São incontáveis os shows que a banda fez que foram interrompidos devido ao excesso de volume alto, sem contar algumas confusões também, e as melhores histórias de true metal de Boa Vista.

Depois de mudanças na formação, a Lepthos encerrou as atividades, porém, de tempos em tempos surge um revival dos true metals querendo a volta da banda referência em metal cover do estado de Roraima.

PANDORA

Se a Lepthospirose é conhecida como os percursores do Metal Roraimense, a Pandora é conhecida como os percursores do Grunge e New Metal. Formada pelos remanescentes da banda "Sangue Azul" Haroldo (B), Jander "Orelha" "Sapatada" (V) e Limbert (G) e William "Mis" (Bt).

Seu repertório totalmente de covers incluia releituras de Nirvana, Silverchair, Papa Roach e Planet Hemp. Assim como a Lepthos, tocaram em todo buraco que se possa imaginar, desde aos shows na pista de skate da praça Ayrton Senna até festas de aniversários.

Nunca chegaram a compor e gravar nada, mas pelo que fizeram durante seu tempo de existência, foi o suficiente pra deixarem sua marca na história roqueira de Roraima.

Esse é o meu Top 5, e o seu?

Nenhum comentário: